PUBLICIDADE

quarta-feira, 26 de março de 2008

É tanto bicho que a goiaba do CAP vai acabar ficando podre

DENGO

Rapaz, foram-se mais de dez dias de sofrimento e angústia em cima de uma cama. Mas não era Dengue. Era dengo e muita gripe.

Tem gente que diz que gripe não derruba. É porque não pegou uma dessas que me derrubou. Fiquei sem trabalhar na Rádio (Meridional FM 93,5); o site ficou atualizado às brecas; não produzi o vídeo do Velocross em tempo hábil; não produzi o vídeo do CAP em tempo hábel... mas estamos aí, pro que der e vier.

TIA RITA

Hoje entrevistei uma pessoa radiante: trata-se da jornalista e diretora-presidente do Grupo Meridional Rita Furtado, carinhosamente chamada de Tia Rita por nossa equipe.

De fala fácil, o raciocínio da jornalista chama a atenção pela gama de conhecimentos da atualidade e, acima de tudo, da realidade que atravessam as sociedades brasileira e rondoniense. Ela disse (em off), que pratica mais de três horas de leituras informativas diárias para fazer o programa “Falando a Verdade”, que apresenta ao lado do jornalista Eudes Lustosa.

CAP MANIA

Na concentração do Clube Atlético Pimentense – CAP, está acontecendo um “movimento” que está “fazendo a cabeça” da maioria dos atletas. Os jogadores estão pintando o cabelo de branco. O primeiro foi o centroavante Totti. Ficou umas duas semanas com a exclusividade. Mas depois ninguém sabe o que aconteceu direito, a metade dos jogadores está com o cabelo da mesma cor.

Ou o juiz vai dar cartão pra um ou pra todos, porque estão todos iguais.

CAP MANIA 2

Conversa que não presta vai mais longe que o endereço. O CAP continua enfrentando problemas (ainda), com a transferência de jogadores. A comida e o alojamento vão bem. Mas a grana ta difícil. E segundo as más línguas, tem diretor pegando dinheiro de pagar transferência e tirando parte para pagar conta de água e luz atrasada. É de desmotivar qualquer um. Se a mania pega em mais algum diretor, meu Deus...

CAP MANIA 3

Outra mania interessante que engloba o rubro-negro pimentense são os “bichos da goiaba”. Parece que depois que escrevi um artigo chamando o Professor Carlão de “Treinador Mil e Uma Utilidades” todo mundo quer ser o rei do CAP, o bicho do CAP, o cacique do CAP, o coronel do CAP, o comandante do CAP, e por aí vai.

O Presidente Rubens Gomes da Silveira garante que ele é o bicho do CAP. Mane da Sena também. O Professor Carlão prefere se resignar à frágil condição de Treinador. Mas a bicharada ta solta... e a goiaba ficando cada vez mais podre...

CHUVA

É um dilúvio... essa chuva parece que não vai parar nunca...

VELOCROSS

Tudo pronto para a segunda etapa do Velocross em Cerejeiras neste fim de semana. Estarei lá... tirando fotos... (deixa pra filmar quando tiver uma filmadora própria).

FESTÃO

Está para acontecer mais uma super-festa em Pimenta Bueno no Rancho Crioulo no próximo dia 26. A “Monster Fire – The Fest”, promete uma noite inteira de muita música da melhor qualidade, com a apresentação do Programa Especial Rock, ao vivo, com Reinaldo Selhorst & Cia Ltda, Dj’s Kaú Gomes e Cristiano Matiaze e Banda Gerasom. Imperdível!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Conclamando os otimistas

Em Pimenta Bueno o CAP vem realizando um treinamento intensivo e diferenciado. Já escrevi tanto isso no PBURGENTE.com.br e aqui no meu blog, que estou até enjoando. Mas é um trabalho diferenciado. Além das tradicionais “corridinhas” puxando um pneu de caminhão amarrado pela cintura, os atletas treinam dentro da piscina com água até o peito (menos o Romarinho, recém-chegado do Ceará que fica com a água no nível dos olhos), e na academia de musculação.

Não tem sido fácil para os times adversários fazrem os atletas do CAP se cansarem facilmente nos amistosos. O adversário sempre tem cansado primeiro. Isto porque o Treinador, Professor Carlão, desde os remotos tempos de sua juventude (apesar de não ser tão ‘idoso’ assim), trabalha com condicionamento físico de atletas, tendo conquistado um vice-campeonato nacional de handebol, único no Estado de Rondônia até hoje.

Mas o bicho que tá pegando é a documentação que não compete ao Treinador, e sim o Presidente do Clube Atlético Pimentense. Mas o ‘Rubão’ é do tipo que, quando menos se espera, aparece com uma das suas. Articulação e jogo de cintura é o que tem de melhor para oferecer em favor do CAP, principalmente junto a Federação de Futebol do Estado de Rondônia – FFER.

Estreitamente ligado ao Presidente da Federação, Heitor Costa, desde os tempos em que o atual Senador Valdir Raupp era Governador, Rubens Silveira, durante os três anos à frente do Pimentense (está indo para o quarto ano), nunca viu o time deixar de participar de uma partida por falta de documentação. Daqui do lado de fora, onde estou, sentado em frente ao computador, penso as coisas não são bem assim, e com o passar dos tempos as coisas mudam, mas só poderemos rasgar o verbo de verdade se chegar o dia 15 (porque a data do jogo foi antecipada em um dia), e o CAP não puder entrar em campo contra o Cacoalense.

E por falar em Cacoalense, o que a gente ouve daquelas bandas é que nem mesmo as arquibancadas foram reformadas até o momento. Tem gente das comissões do Cacoalnese que acredita que nem Polícia Militar e Bombeiros vão dar parecer favorável. Pensa se o Cacoalense fica sem Estádio?!

Em Pimenta Bueno nossas consições não são nada agradáveis. O gramado ainda está se recuperando, os vestiários estão um muquifo e os gabinetes da imprensa, de madeira, estão capengas, podendo ruir a qualquer momento, não contam com a estrutura necessária (tomadas a perder de contas, tomadas tripolares para computador, linha telefônica, nada disto), e não existe previsão de quando essas falhas serão corrigidas. Depois cobram da Imprensa a ‘cobertura’. O PBURGENTE.com.br tem estado SEMPRE ao lado do CAP desde o primeiro dia de treino. Chegamos a participar de desembarque de jogador na rodoviária (no dia em que o meia Tabata havia chegado de Ji-Paraná). O pessoal de Cacoal também tem dado uma força na produção desse ‘material’, até porque os dois municípios vão se confrontar no primeiro jogo.

Depois disto o CAP, certamente, estará por conta do PBURGENTE.com.br para a cobertura integral, e por conta das rádios Meridional FM 93,5 e Comunitária 87,9 na transmissão das partidas. Enfim, estou otimista e conclamo a todos para que também o sejam. Nosso objetivo, segundo a Diretoria, é ficar entre os quatro primeiros. Treinamento sério para isto está sendo executado, e ao que podemos observar, os jogadores estão, realmente, vestindo a camisa do time. Então, é só relaxar e esperar pra ver.

terça-feira, 4 de março de 2008

Editorial do O Estado de S. Paulo levou o Senador Expedito Júnior a retirar PL que aumentava pena para crimes na Internet

Liberdade na internet

Enquanto, no Poder Judiciário, o ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), pronunciava a sua já histórica sentença liminar suspendendo a vigência da Lei de Imprensa - o mais tóxico dos entulhos deixados pela ditadura militar -, no Legislativo, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação (CCT) do Senado aprovava, sem prévia realização de audiência pública, projeto de lei que, ao alterar o Código Penal, aumentando em um terço a pena para os crimes contra a honra praticados por comunicação eletrônica, na prática restringe as liberdades de opinião e expressão na internet.

De autoria do senador Expedito Júnior (PP-RO), o projeto também altera o Código de Processo Penal, determinando que a autoridade policial, ao ser informada desse tipo de delito, acesse o site indicado na internet pela vítima e imprima os textos ofensivos, que servirão de prova documental para embasar o boletim de ocorrência. Com isso, mesmo que o site venha a ser retirado do ar, a ação judicial poderá ser proposta pelo ofendido.

O projeto agora será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para votação em caráter terminativo. Em vigor há mais de seis décadas, o Código Penal já prevê agravantes quando os crimes contra a honra - como injúria, calúnia e difamação - são praticados contra chefes de governo e funcionário público. Ao justificar a proposta de aumentar ainda mais o rigor das penas para esse tipo de ilícito, Expedito Júnior alegou que o desenvolvimento da tecnologia de comunicações, ao permitir que usuários de computador acessem informações e as retransmitam "numa cadeia sem-fim", ampliou as possibilidades de difamação de políticos.

"Tem sido muito comum a criação de sites de pseudojornalistas com o objetivo de caluniar, difamar ou injuriar autoridades e outras personalidades e destruir sua reputação. Isso mostra como a internet pode ser utilizada como verdadeiro instrumento do crime", disse o parlamentar de Roraima na exposição de motivos de seu projeto. "As repercussões sobre a honra, subjetiva e objetiva, são inquestionáveis", concluiu.

Embora circule muito lixo eletrônico na internet e as autoridades nem sempre consigam coibir com o devido rigor a proliferação de sites ofensivos, o que, à primeira vista, dá razão à iniciativa do senador Expedito Júnior, na realidade seu projeto é mais uma ameaça às liberdades de expressão e informação nas novas formas de comunicação. A advertência mais explícita nesse sentido foi feita pela Repórteres Sem Fronteira, uma ONG que desde 1985 atua na defesa da liberdade de imprensa em todo o mundo. Além de criticar a pressa com que a CCT votou a proposta, a entidade questiona a conduta do relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que considerou desnecessária a realização de audiências públicas para que a matéria pudesse ser discutida com as partes interessadas. Azeredo, como é sabido, foi duramente criticado por internautas após ter sido apontado como suspeito de ligação com o chamado "mensalão mineiro". Desde então, defende rígidas medidas de controle da difusão de informações pela internet. Uma delas é a criação de um cadastro nacional de e-mails sob responsabilidade do governo federal, o que viola a privacidade dos usuários de computador.

Como se vê, a mentalidade retrógrada de alguns parlamentares produziu mais uma tentativa de criar coerções legais para restringir o direito de informar e de ser informado e o direito de opinar e criticar assegurados pelo artigo 220 da Constituição, que trata da comunicação social. Ele é taxativo quando afirma que a "manifestação do pensamento e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão restrição".

Algumas entidades de jornalistas já começaram a se mobilizar para tentar derrubar o projeto do senador Expedito Júnior na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça do Senado. Resta esperar que seus integrantes, que são formados em direito, tenham aprendido a magnífica lição do ministro Ayres Britto, do STF, saibam identificar os vícios jurídicos do projeto e o joguem no lixo.

Editorial do jornal O Estado de São Paulo

sábado, 1 de março de 2008

PBURGENTE está de volta à normalidade

Agora já podemos voltar a usar o nosso blog normalmente. O PBURGENTE voltou à ativa e o “Blog Diário do Dado” voltará a ser usado para artigos gerais. Durante os último 11 dias me utilizei do blog para dar suporte ao PBURGENTE que estava fora do ar para trocar de provedor. Problema resolvido, agora voltamos à ativa.