PUBLICIDADE

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Conclusão dos viadutos pimentenses ficou para 2010

BLOG DO JOAQUIM - Presente à reunião do Diretório Municipal do PT ocorrida no sábado, a Vereadora Marlene informou sobre as ultimas tratativas para conclusão das obras dos viadutos em Pimenta Bueno.

TRANSCRIÇÃO DO DESPACHO Nº 1646/DPP/DNIT

Ao Gabinete do Sr. Diretor Geral

“O presente processo trata do pedido da Vereadora Marlene Parra da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, no Estado de Rondônia, dirigido ao Sr. Diretor Geral do DNIT, no sentido de que lhe seja informado a real situação das obras de 02 viadutos iniciados e não acabados, na BR 364, integrante do Projeto Executivo de engenharia para melhoramento em rodovias, adequação da Capacidade e Segurança na Travessia Urbana de Pimenta Bueno conforme especificado no seu pleito, às fls 02.

RESPOSTA; A respeito do assunto, informamos a esse Gabinete que a DPP, com o objetivo de dar continuidade à execução das obras, já providenciou junto ao Subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério dos Transportes, através do Oficio nº 1344/2008/DG/DNIT (fls.04 a 17) do Sr. Diretor Geral, pedido de Crédito Especial no valor de R$ 10.000.000,00, cujos recursos serão aplicados nas obras de Travessia Urbana de Pimenta Bueno, atendendo, assim, quando liberado, o pleito da Vereadora Marlene Parra.”

Algumas considerações sobre este Ofício:

O Diretor de Planejamento de Pesquisa DPP/DNIT informa que foi solicitado crédito no valor de 10 milhões de reais para concluir as obras. O Oficio não informa se este crédito é para este ano ou não. informa apenas que foi solicitado. O que caso ocorra, deverão ser incluos no Orçamento do próximo ano.

Para desencargo de consciência ou sentimento do dever cumprido, os recursos foram solicitados ao “SUBSECRETÁRIO” de Planejamento e Orçamento do Ministério dos Transportes. Este pleito precisa chegar, não somente ao Subsecretário, como também ao Secretário, ao Ministro dos Transportes, ao Presidente da Republica e quem tiver o poder da canetada para a sua liberação. Isso por que, serão necessários 10 milhões de reais segundo consta, para terminar a referida obra. Não é pouco dinheiro.

ORÇAMENTO; Como se sabe, os recursos solicitados este ano só entrarão no Orçamento do ano que vem. Isso significa que com todos os esforços que estão sendo feitos pela Vereadora Marlene, CDL e outros veadores no sentido de cobrar o final da obra, esta só será concluída em 2010.

MARGINAIS DA BR 364 ; A Vereadora informou ainda que será feito uma meia sola nas marginais da BR para amenizar a situação caótica enfrentada por comerciantes situados as margens da BR 364, vítimas de poeira e buracos que dificulta o transito e a atividade comercial. As obras em definitivo só serão realizadas após a conclusão dos viadutos, o que está totalmente correto. O recurso já utilizado nas marginais para sua pavimentação, acabou virando poeira apos o desvio do trafego pesado para as marginais durante o processo de construção dos viadutos.

CONCLUSÃO; Como se vê, têm gente correndo atráz de resolver o problema e outros que se utilizam da situação para atacar a obra, o Governo e desmoralizar a cidade. Apesar de crítica em relação a real necessidade desta obra, Marlene Parra acredita que a hora de criticar ja passou, agora é hora de buscar os recursos para finalizar a obra e resolver de vez esta situação. Dentre os que lutam pela sua conclusão, alem da Vereadora Marlene que cobra e busca acompanhar o dia a dia desse processo, há que se fazer justiça ao Senador Valdir Raupp que assumiu publicamente a paternidade dos viadutos. Acredito ter o Senador, compromisso e força suficiente para fazer chegar ao Ministro dos Transportes o pedido de crédito de 10.000.000,00 e assegurar a realização desta obra que ao seu final custará 15 milhões de reais aos cofres do Governo Federal.

Prefeitura de Pimenta Bueno se destaca em programa federal de regularização fundiária

O total de área cadastrada para a regularização fundiária do Programa Terra Legal Amazônia supera um milhão de hectares. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Terra Legal registra 6.017 posses em quatro estados: Mato Grosso, Pará, Rondônia e Maranhão. A área total requerida para a regularização é de 1.071.294,69 hectares, distribuídos por 24 municípios.

Os dados fazem parte do balanço parcial do Terra Legal desde a implantação do Programa, em 19 de junho, até o dia 24 de agosto. Rondônia concentra 55,5% dos imóveis já cadastrados para a legalização dos títulos das posses. O Pará concentra 39,5% das posses cadastradas e o Mato Grosso, 9%.

Os imóveis com área de até quatro módulos fiscais representam 88,5% dos cadastros e ocupam praticamente a metade da área requerida (49%), ou 525,3 mil hectares. As ocupações de 400 a 1.500 hectares somam apenas 11,2% dos imóveis cadastrados e ocupam uma área de 479,1 mil hectares.

O perfil dos posseiros já cadastrados confirma que 44,1% nasceram na Amazônia e 25% dos requerentes são do sexo feminino. A agricultura e a pecuária são as principais fontes de renda das famílias que buscam a legalização das terras e representam, respectivamente, 47,3% e 43,9% das atividades econômicas na região.

A implantação do maior programa de regularização fundiária da Amazônia Legal envolve o trabalho de 185 servidores federais, estaduais e municipais. A parceria do Terra Legal com os municípios é confirmada pelo percentual de servidores municipais responsáveis pelos cadastramentos: 42%. Destaque para as prefeituras de Paragominas e Marabá, no Pará, e de Pimenta Bueno e São Francisco do Guaporé, em Rondônia.

Idaron realiza curso de doenças do sistema nervoso e plantas Tóxicas para médicos veterinários

Hoje, segunda-feira (31), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) inicia o Curso de Doenças do Sistema Nervoso e Plantas Tóxicas para 48 médicos veterinários das sete regionais do órgão (Porto Velho, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena). A atividade será realizada no auditório da FIERO (Rua Rui Barbosa, 1112 ? Bairro Arigolândia).

O objetivo do curso, que tem 40 horas de duração e segue até o dia 04 de setembro, é capacitar os técnicos da autarquia para reconhecer as doenças que atingem o sistema nervoso dos animais, além das plantas tóxicas que podem causar diversos problemas. ?É importante nós trazermos o que há de novo na área da medicina veterinária aos profissionais da Idaron. Assim, eles farão um trabalho mais eficiente com o produtor rural?, afirma Augustinho Pastore, presidente da Idaron.

Palestrante

O responsável em aplicar o Curso de Doenças do Sistema Nervoso e Plantas Tóxicas será Ricardo Antônio Amaral de Lemos, doutor em Medicina Veterinária e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ricardo Amaral tem como foco de pesquisa, as doenças do sistema nervoso dos animais e dos problemas envolvendo plantas tóxicas.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"BOCA DO POVO"

Blog do Joaquim - Circula pelas esquinas de Pimenta Bueno que o Prefeito Augusto Plaça-PMDB declarou apoio a reeleição do Dep. Kaká Mendonça. Esta declaração parece ter mexido com as pretenções do Atual Presidente da Câmara Municipal Rodinei Pedroso que até então era citado como possivel candidato em 2010.

Como se sabe, Augusto Plaça foi o único Deputado eleito pelo PMDB em Pimenta Bueno e desde que deixou o cargo para se candidatar a Deputado Federal que nenhum outro pmdebista se arriscou nessa disputa. Tudo indicaria que 2010 seria a reestréia do partido nesta disputa.

Rodinei tem sido bem sucedido em campanhas municipais e vem aumentando seu quinhão eleitoral a cada eleição. Com sua subida ao pódio de Presidente do Poder Legislativo local e já reeleito para o biênio 2010 – 2012 e com o PMDB firme na condução do poder Executivo do Município, não só ele, como todos que participam da politica em Pimenta Bueno acredidava na união de várias correntes em torno do seu nome.

Habilidoso politicamente, Rodinei conseguiu juntar antigos adversários em uma composição que o fez Presidente, contra um grupo que mantinha a egemonia do Poder Legislativo a muitos anos. Graças a sua boa relação com o PT, setores do partido dos Trabalhadores e do próprio PSB são simpáticos a sua candidatura. Com a desistência de Inês Zanol de disputar a vaga de Dep. Estadual e com a indefinição por parte do PT em definir um nome para disputar em 2010, o nome de Rodinei é constantimente lembrado por amigos do Vereador em reuniões fechadas.

Como política é uma caixa de surpresas e muita água tem pra rolar até o dia “D”, muitos analistas avalia que Augusto decidiu cedo de mais o futuro do partido em relação ao próximo pleito. Se tem uma qualidade no Prefeito que adimiro, é sua grande lealdade aos amigos e quem o ajuda, que as vezes estrapola as questões partidárias, e talvez seja estas as razões que o levou a tomar tal decisão. Nos piores momentos do Dep. Kaká, o seu nome estava cravado no muro do Prefeito mostrando que este não o abandonou, mesmo quando poucos queiriam se aproximar dele. Na politica este é um gesto que nem todos aprovam, mas quem defende fidelidade, no mínimo tem que respeitar.

Penso eu, que ao descartar Rodinei, o PMDB estará perdendo a grande chance de mudar uma tragetória de falta de representação de Pimenta Beuno na Assembléia Legistaltiva de Rondônia, mas quem sou eu para dar palpite em questões alheias, no máximo, faço repercurtir o que escuto nos bastidores.

Polícia Federal flagra, em Pimenta Bueno, veículo utilitário transportando 42 Kg de cocaína

Após receber denúncia anônima, a Polícia Federal foi informada de que um homem estaria levando droga da cidade de Rolim de Moura para a região de Vilhena, dirigindo uma caminhoneta Fiat Strada, de cor cinza. Uma equipe de policiais passou a patrulhar a rodovia BR-364 e conseguiu encontrar o suposto carro entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena.

O motorista, E.B.L., de 41 anos de idade, e que declarou trabalhar como cantor, foi preso em flagrante, sendo autuado no Posto Avançado da Polícia Federal existente em Pimenta Bueno/RO, sendo indiciado nas sanções estabelecidas no artigo 33, c/c artigo 40, inciso V, ambos da Lei nº 11.343/2006 e encaminhado ao Presídio daquela cidade, onde permanece à disposição da Justiça Estadual.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Artistas de Rondônia se preparam para o Festival SESI Música

Incentivar talentos da música visando promover cultura nas indústrias, além de valorizar e difundir a produção musical do país. Este é o objetivo do Festival SESI Música - evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) - que, neste ano, vai completar sua segunda edição. O festival é uma oportunidade para que músicos, compositores, intérpretes e poetas possam mostrar seus talentos.

Os músicos representarão a capital Porto Velho e mais outros cinco municípios, onde o SESI conta com as unidades de representação: Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Vilhena. Em Rondônia, as inscrições foram encerraram na última sexta-feira, 21. No total, foram inscritos 23 trabalhos, mas apenas 12 serão selecionados para a semifinal que acontecerá no dia 12 de setembro, no Ginásio do SESI. A grande final será realizada no dia seguinte, 13, após a apreciação do júri responsável pela seleção de dois representantes que também participarão do Festival Nacional em Brasília, no mês de novembro.

Os trabalhos inscritos contemplam músicas brasileiras de qualquer época ou estilo e atendem às exigências do regulamento. O SESI Lazer organizou ainda oficinas de interpretação e técnica vocal, no início do mês, para a preparação dos artistas nas unidades do SESI/RO.

Ministério Público estabelece com TAC medidas de compensação social para hidrelétrica

O Promotor de Justiça Marcos Ranulfo Ferreira, da Comarca de Pimenta Bueno, celebrou termo de ajustamento de conduta com a Eletrogoes, o Município de Pimenta Bueno e o Estado de Rondônia (SEDAM). No documento ficou ajustado que a Eletrogoes, sociedade empresarial e empreendedora da usina hidrelétrica RONDON 2, em Pimenta Bueno, doará ao Município, a título de compensação social, o valor de R$400 mil para aplicação em obras de reforma do hospital municipal e mais uma ambulância no valor mínimo de R$90 mil.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), representada pelo Secretário de Estado Cletho Muniz de Brito, doará material de informática ao Município de Pimenta Bueno.

Estiveram também presentes à assinatura do termo o prefeito de Pimenta Bueno, Augusto Tunes Plaça; o representante da Eletrogoes, Julio Menezes, e os Secretários Municipais Arlindo Biazatti, Josias Muniz, Francisco Lacerda, e Thiago Fajardo (SEDAM), assistidos pela imprensa local.

Prefeitura entrega títulos em Pimenta Bueno

Foi realizada na terça-feira (25), a entrega oficial de títulos de imóveis urbanos no Município. Na solenidade, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, foram entregues mais de 20 títulos de propriedade, que garantem o reconhecimento da propriedade legal, por parte do município, aos novos donos.

Importância do título

“O título é importante para o cidadão, que passa a ter a segurança jurídica da propriedade e condições para acessar linhas de crédito para reformar ou construir a casa, e para as prefeituras que terão melhores condições de planejar o crescimento da cidade, e aquecer a economia do Município”, observou a vice-prefeita Carla Peron.

Regularização

O Prefeito Plaça falou sobre a importância do título e do baixo custo para regularizar um imóvel, o que há algum tempo ficaria pelo valor aproximado de R$ 1.500, com pagamento de escritura pública, agora poderá ser feito através de título, com um gasto de aproximadamente R$ 400, já incluso o registro no Cartório. Plaça disse ainda que se fosse possível isentaria as taxas para poder regularizar 100%, mas não é possível devido a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não permite a omissão de receitas.

Homicida foragido da Justiça é recapturado pelo GIC em Pimenta Bueno

O Grupo de Investigações e Capturas - GIC/SESDEC/CACOAL, após tomar conhecimento de que um homicida estaria na região, fez diversas buscas e conseguiu localizar e prender Sidney Boleti, que havia sido condenado pela Justiça criminal da comarca de Alta Floresta, 2002, acusado de homicídio por motivo fútil, e estava foragido daquela localidade desde então.

Os policiais do GIC com apoio dos policiais militares do radiopatrulhamento da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo em Pimenta Bueno, lograram êxito deram cumprimento ao respectivo Mandado de Prisão; após a lavratura da ocorrência o Preso de Justiça foi conduzido para o Município de Alta Floresta do Oeste, a fim de cumprir a sentença.

Transporte intermunicipal de passageiros sem licitação – Por Domingos Borges

Deflagrado no início deste ano o processo licitatório com vistas à concessão do serviço público estadual de transporte intermunicipal de passageiros, sem qualquer justificativa escrita, o Governador do Estado, Ivo Cassol suspendeu a licitação por tempo indeterminado.

Para concessão do serviço, em estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas, o Estado de Rondônia foi dividido em 03 (três) grandes lotes ou áreas compreendendo várias linhas compartilhadas.

Na área de Concessão nº 1 – PORTO VELHO, compreende os municípios de Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho, com 13 (treze) linhas diretas e 03 (três) compartilhadas.

Na área de Concessão nº 2 - JI-PARANÁ, aglutinando os municípios de Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Miranda da Serra, Monte Negro, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Rio Crespo, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso, com 39 (trinta e nove) linhas diretas e 11 (onze) linhas compartilhadas.

Já área de Concessão nº 3 – VILHENA, englobando os municípios de Alta Floresta D´Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Cabixi, Cacoal, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Espigão D´Oeste, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia D´Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Vilhena, com 51 (cinqüenta e uma) linhas diretas.

Os valores mínimos de ofertas para áreas de Concessão nº 01 e 02, foram estipulados em R$ 70.000,00 (setenta mil reais) para cada uma, enquanto que para área de concessão nº 03, com maior número de linha, o valor mínimo de oferta ficou consignado em R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

Diante desta e outras falhas no Edital, o que poderia ensejar monopólio na prestação dos serviços, diante do fato de que o Estado contemplaria apenas três grandes áreas ou lotes para a exploração do serviço, podendo vir a ser prestado por apenas 03 (três) empresas, o edital de licitação sobre várias impugnações.

Alegando que houve equívocos por parte da Fundação Getúlio Vargas em elaborar o estudo de viabilidade do transporte intermunicipal de passageiros para o Estado de Rondônia, por haver utilizado metodologia empregada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o Governador do Estado, Ivo Narciso Cassol, sem expedir qualquer ato justificativo, suspendeu por tempo indeterminado o certame licitatório.

Em 27 de setembro de 2002, porquanto há quase 07 (sete ) anos, o então Juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho, concede medida liminar nos autos da Ação Civil Pública nº 001.2002.016206-4, promovida pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, através da qual determinada que o DER-RO promovesse o certame licitatório com vistas a regularizar a prestação do serviço de transporte intermunicipal de passageiros no Estado.

Na mesma liminar foi fixado multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), para o caso de descumprimento. Jamais a medida foi cumpria como o julgamento da Ação Civil Pública também ainda não correu.

Eis a decisão liminar:

"Consulta Processual 1º GRAU
Dados do Processo
Número do Processo: 001.2002.016206-4
Classe: Ação civil pública
Data da Distribuição: 13/09/2002
Requerente(s): Ministério Público do Estado de Rondônia
Advogado(s):
Requerido(s): Departamento de Viação e Obras Públicas do Estado de Rondônia - DEVOP e outro.
Vara:2ª Vara da Fazenda Pública

Despacho Liminar (27/09/2002) DECISÃO: "Trata-se de ação civil pública, com pedido de liminar para cumprimento de obrigação de fazer e de não fazer, onde o Ministério Público do Estado de Rondônia atua como parte, defendendo em nome próprio interesse da coletividade. Conforme leciona Celso Antônio Bandeira de Melo, "Licitação é um certame que as entidades governamentais devem promover e no qual abrem disputa entre os interessados em com elas travar determinadas relações de conteúdo patrimonial, para escolher a proposta mais vantajosa às conveniências públicas. Estriba-se na idéia de competição, a ser travada isonomicamente entre os que preencham os atributos e aptidões necessários ao bom cumprimento das obrigações que se propõem assumir".

Tornando-se inegável, a preocupação do MP, pois efetivamente face à inexistência de processo licitatório, posto que a não ocorrência do mesmo ocasiona monopólio, prejudicando a população, no caso em tela, pelo auto custo das tarifas, pela saúde dos passageiros, visto a precariedade do funcionamento dos coletivos em linhas irregulares e pelo dano causado ao erário público, face ao não recolhimento de impostos devidos. Desta forma, é inquestionável a ocorrência do dano para a população e para o erário. Resta sobejamente comprovada a falta de processo licitatório a partir de documentos acostados aos autos. Isto posto, estando presentes os requisitos ensejadores da concessão de medida liminar, quais sejam: periculum in mora e o fumus boni iuris CONCEDO, com fulcro nos artigos 11 e 12 da Lei 7.347/85, os pedidos de liminar pleiteados quais sejam:

• Que a DEVOP promova certame licitatório, atendendo aos preceitos constitucionais, a legislação estadual e federal vigentes, deflagrando-o no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar do conhecimento da presente concessão;

• Impedir a DEVOP de promover novas autorizações ou permissões, a título precário ou não, para empresas do ramo de transporte coletivo intermunicipal atuantes no Estado de RO; Caso haja descumprimento das determinações impostas acima, arbitra-se o valor de R$500,00 (quinhentos reais), a título de multa diária. Cite-se o Estado de Rondônia e o DEVOP, para que conhecendo os termos da Ação, conteste-a no prazo legal. Intime-se. Porto Velho, 25 de setembro de 2002."

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Editora Abril divulga Pufe Ecológico lançado em Rondônia


O site da editora Abril publicou uma matéria de destaque sobre o Pufe Ecológico da Amazônia, idealizado pela empreendedora social Izabel Cristina da Silva que atua na área de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado – Sedam.

Com o título “Pneu, alternativa ecológica”, o texto apresenta dados sobre impacto ambiental. “Estima-se que são descartados na natureza, anualmente, perto de 15 milhões de pneus. Se considerada toda a produção desses artefatos desde 1930, o número alcança pelo menos 100 milhões de carcaças”, diz a reportagem.

Esses números, conforme a matéria da editora Abril, fazem parte de um estudo recente realizado pelos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e revelam o quanto iniciativas de reaproveitamento desse material são importantes, especialmente se levar em conta que um pneu leva cerca de 600 anos para se decompor na natureza.

“Por isso mesmo, chama a atenção em feiras e eventos um produto inovador, o pufe ecológico da Amazônia. Foi assim, durante a Feira do Empreendedor de Mato Grosso, realizada de 5 a 9 de agosto no Centro de Eventos Pantanal”, destaca a matéria, cuja fonte é a Agência Envolverde. Além dos pneus, são utilizados na fabricação dos pufes resíduos de madeira, fibras, cascas, folhas, sementes e outros materiais que seriam descartados, inclusive por queima.

domingo, 23 de agosto de 2009

Latino Americano de Motocross movimenta Rondônia, enquanto campeão uruguaio confirma presença


FMR - O piloto Agustin Cerdeña, atual campeão nacional do Uruguai é mais uma presença confirmada para a etapa de abertura do Campeonato Latino Americano de Motocross, que acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, na cidade de Ji-Paraná. Está será a primeira participação de Cerdenã em uma etapa brasileira do latino.

O maragata Agustin Cerdenã está vivendo um ano histórico em sua rica carreira. No Campeonato Nacional Motocross é em primeiro lugar em sua categoria e está se preparando para correr a etapa inicial do Campeonato Latino Americano, dias 5 e 6 de setembro, em Rondônia e posteriormente na semana seguinte, dias 12 e 13 de setembro, do Campeonato do Mundial de Motocross, em Canelinha -SC.

Aos 19 anos de idade, Agustin Cerdenã, piloto kavasaki, é a sensação do momento no motociclismo uruguaio, o piloto que já conquistou títulos por todas as categorias que disputou, conquistou o título de campeão de seu país na temporada 2008 e ó líder isolado com 218 pontos, 12 pontos a mais que o segundo colocado, Florin com 204 pontos.

A única etapa brasileira do Latino, que acontecerá na cidade de Ji-Paraná, promete ser uma das mais emocionantes entre as já realizadas no estado, uma vez que é aguardando um número recorde de pilotos e países participantes. A prova será disputa na categoria MX2, 250cc e aberta a participação de pilotos de qualquer idade.

Servidores multiplicam conhecimentos em Pimenta Bueno

Depois de treinamento em Porto Velho, comissários de menores de Pimenta Bueno já utilizam novos métodos de abordagens em motéis, casas noturnas e lan houses. A capacitação aconteceu durante o "II Encontro de Comissários de Menores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia", no início deste mês, no Centro de Treinamento do TJ. No último final de semana, os comissários realizaram diversas fiscalizações em motéis, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais de Pimenta Bueno. Durante o trabalho foram constatadas irregularidades, entre elas a presença de uma menor de 17 anos, no motel da cidade.

Para o chefe do comissariado de Pimenta Bueno, Ricardo Jimenez, o Encontro dos Comissários contribuiu positivamente para a o trabalho das equipes do interior. Ele explicou que, desde então, a dinâmica tem sido outra e os resultados já começaram a aparecer. "Estamos empenhados em desenvolver os trabalhos com mais eficiência. O intercâmbio de conhecimentos proporcionou uma visão ampla da realidade do interior e da capital. Agora contamos com a participação da sociedade com denúncias envolvendo menores. Basta ligar no fórum de Pimenta Bueno, por meio do telefone (69) 3451-2819 ou no celular do comissariado 8419-8821", disse Jimenez.

Encontro

Foram realizados nos três dias de evento, palestras, debates, treinamentos específicos, e discutidos procedimentos e normas necessárias à movimentação de crianças e adolescentes em viagens, dentro e fora do país. Na programação, foram repassadas instruções relativas à expedição de alvarás e normas referentes à fiscalização em bares, motéis, lan houses e casas de jogos eletrônicos.

O cenário econômico e social do Estado e seus reflexos na vida de crianças e adolescentes, também entrou na pauta. Além de questões relacionadas às operações de fiscalização, defesa e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Impecável em Valência, Barrichello vence a centésima do Brasil na F-1

Globo Esporte - Foram quase cinco anos e muitas dificuldades. Mas neste domingo, no GP da Europa, disputado no circuito de rua de Valência, Rubens Barrichello voltou ao alto do pódio. O brasileiro triunfou na Fórmula 1 pela décima vez na carreira e, de quebra, ainda inseriu seu nome de forma definitiva na história do automobilismo nacional.

A vitória em Valência é a centésima do Brasil na Fórmula 1 e veio de uma forma excepcional. Barrichello largou na terceira posição e, com uma tática perfeita, superou as duas McLarens de Hamilton e Kovalainen nos pit stops da corrida deste domingo. O inglês chegou em segundo e o finlandês caiu para quarto, superado pelo compatriota Kimi Raikkonen, que conseguiu a última posição do pódio.

Barrichello também manteve o domínio brasileiro no segundo ano da corrida no circuito de rua de Valência. Em 2008, Felipe Massa venceu com a Ferrari de forma excepcional. Neste ano, o piloto da Brawn GP foi ao alto do pódio e dedicou a vitória ao amigo da Ferrari, que se recupera do forte acidente sofrido no treino classificatório do GP da Hungria, há três finais de semana.

Nico Rosberg, da Williams, fez uma bela corrida e chegou na quinta posição, logo à frente de Fernando Alonso, da Renault. Líder do campeonato, Jenson Button foi o sétimo com a Brawn GP e o polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, completou a zona de pontuação. Mark Webber, da RBR, acabou sem pontos, na nona posição da corrida.

Com a primeira vitória no ano, Rubens Barrichello chegou aos 54 pontos e voltou à vice-liderança do campeonato. Ele reduziu a vantagem de Jenson Button, que tem agora 72, para 18. Mark Webber, da RBR, se mantém em terceiro, apesar de não ter pontuado, com 51,5. Sebastian Vettel, companheiro do australiano abandonou e ficou com os 47. A próxima corrida da temporada será disputada na Bélgica, em uma semana, no dia 30 de agosto.

sábado, 22 de agosto de 2009

Polícia prende mais um traficante em Pimenta Bueno

Diário da Amazônia - Através de uma denúncia anônima ao 190, policiais do núcleo de inteligência da PM e do GIC conseguiram prender Martinho Matias de Oliveira Filho, 38 anos, vulgo Matias, acusado de estar vendendo droga em casa, na cidade de Pimenta Bueno. A prisão foi efetuada por volta das 12h. Um adolescente foi apreendido na casa de posse de uma porção de droga adquirida do acusado pelo valor de R$ 10,00.

Segundo informações, os policiais chegaram ao local na hora em que Matias embalava a droga no interior de um dos quartos da residência. Revistado, ele guardava no bolso um saco plástico transparente contendo quatro porções de crack, um subproduto da cocaína. As porções estavam envolvidas em papel alumínio.

No quarto da casa, os policiais encontraram em cima da cama mais três pacotes de cor azul (abertos) contendo, no total, 88 pedras de crack. Destas, 37 já estavam embaladas em papel alumínio, prontas para a venda.

Foram encontrados ainda resíduos de drogas no fundo de um recipiente. Os policiais apreenderam sacolas plásticas picotadas, tesouras, caderno de anotações financeiras provavelmente referentes ao tráfico de drogas, a quantia R$ 181,05 e aparelhos celulares, além de uma motocicleta de placa NDI-8104, de Cacoal-RO, que era utilizada por Matias para realizar a entrega de drogas em bocas de fumo da cidade.

Matias foi preso pelos policiais do Núcleo de Inteligência (NI) e do GIC, Grupo de Investigação e Captura, sendo conduzido à delegacia local.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Encontramos um tesouro

“Quem encontra um amigo, encontrou um tesouro”. Que preço pode-se dar a um amigo? Quanto vale um amigo? Como podemos conhecer a amizade de alguém? De que forma uma pessoa se torna amiga da gente?

Em terras distantes onde nossas mentes morriam através de imagens que vão se esquecendo aos poucos, devido à distância, lá nessas paragens descobrimos uma amiga. Uma amiga que estendeu a sua mão através do seu entendimento. Uma amiga que ofereceu um socorro.

Neste aspecto podemos entender então que temos muitos amigos, pois são muitos os que, de uma forma ou de outra, nos estendem a mão, ainda, apesar da distância. Mas se assim julgarmos, então podemos entender também que uns são mais amigos do que outros, pelo fato de se doarem mais; pelo fato de doarem mais.

Uns amigos dão seu tempo; outros amigos dão seus préstimos; outros dão seus favores; outros ainda se utilizam da influência que têm nos mais variados meios para nos ajudarem. Outros, bem, outros doam o que têm de mais precioso, pelo menos sob o ponto de vista materialista que temos sobre as pessoas.

Mas o mais importante é que descobrimos que temos uma verdadeira amiga em terras distantes. Ela não quer aparecer; ela não precisa aparecer; ela quer apenas que contemos com ela. E é o que ela fez. Foi até o problema e o amenizou. Deu o seu jeito. Estendeu a sua mão. Doou-se. Uma empresária. Uma amiga. Como tantos outros amigos que temos em terras distantes, mas como os pouquíssimos que verdadeiramente se comprometeram com algo tão material, e tão espiritual ao mesmo tempo.

Obrigado amiga. Deus te abençoe ainda mais. Lembro-me de quando vocês começaram em duas pequenas portas perto do colégio. Hoje a única porta da sua empresa é maior que as duas do começo. Hoje sua empresa é grande e o seu carro do ano. Isto porque Deus honra fielmente os seus filhos mais empenhados no principal mandamento que o Messias nos ensinou: “Amai o teu irmão como a ti mesmo”, e como se você quisesse resolver um problema teu, você resolveu o nosso. Deus te ilumine cada dia mais. Muito obrigado em nome da minha família.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Rondônia é o Estado que mais gera empregos na Região Norte, pelo 7° mês consecutivo

Pelo sétimo mês consecutivo, o Estado se classifica com o melhor desempenho da Região Norte, pois houve acréscimo de 17.047 postos, constituindo o melhor desempenho da serie histórica do CAGED e da Região Norte. Nos últimos 12 meses, o Estado de Rondônia foi responsável pela maior geração de empregos da Região, ao apresentar crescimento de 10,61 no nível de emprego, formalizando o melhor resultado para o período, tanto na Região Norte, quanto no país.

O SINE é um programa do Governo Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego, que em Rondônia está vinculado a SEDES – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social, como órgão executor. “O SINE foi responsável por mais da metade do resultado de geração de emprego no Estado e a cada mês vem superando os números, evidenciando o crescimento econômico e social por meio do emprego e renda e, além disso, comprovando o melhor resultado da Região Norte”, garante Aníbal de Jesus, secretário adjunto da SEDES.

O SINE se destina a auxiliar os trabalhadores na (re)colocação no mercado de trabalho, habilitação ao recebimento do seguro desemprego ou encaminhamento aos programas de Qualificação e Requalificação Social e Profissional nas dez unidades de atendimento que consistem nos municípios de: Porto Velho, Ariquemes, Jarú, Ouro Preto, Ji-paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena.

De acordo com a gerente do SINE na capital, Silmara Velani, mais de 75 mil pessoas já passaram pelo órgão em Porto Velho e conseguiram emprego. As pessoas interessadas em se cadastrar para uma colocação profissional ou empresários interessados em recrutamento de mão-de-obra poderão se dirigir à sede do SINE, na Rua Paulo Leal n° 332, no prédio anexo à Secretaria de Desenvolvimento – Sedes, no centro de Porto Velho.

Raupp pede a construção de trevo na BR-364 para beneficiar os municípios do Cone Sul

Os municípios de Colorado do Oeste, Corumbiara, Cerejeiras, Pimenteiras e Cabixi, da região do Cone Sul, serão beneficiados com a construção de um trevo na BR-364.

A informação é do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que encaminhou, este mês, ofícios ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (DNIT), Luiz Antônio Pagot, solicitando a construção deste trevo, na BR-364, entrada BR 176 (A), Km 28, com a rodovia RO 399, para Colorado do Oeste e municípios do Cone Sul.

O senador justifica o seu pedido informando que ocorrem, diariamente, na região inúmeros acidentes em virtude do volume de tráfego, principalmente de caminhões. Alem de evitar tais acidentes, a construção do trevo no local vai permitir o escoamento da produção e viabilizar com mais segurança o transporte de pessoas doentes para outros centros urbanos com maiores recursos médico-hospitalares.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Tucura libera emenda parlamentar para atender o município de Costa Marques

O deputado Valdivino Tucura (PRP), ao receber em seu gabinete na Assembléia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (17), os vereadores Neguinho da Égua (PMN), Ceir de Andrade (PTB) e Cleiton Xavier (PMN), anunciou a liberação de emendas parlamentares para atender as necessidades do município de Costa Marques.

No encontro, ficou acordado que serão disponibilizadas duas emendas (cada uma no valor de R$ 50 mil) para a aquisição de uma ambulância, implantação de telefone (Assentado para Conceição), além de um tanque para o resfriamento de leite, e uma máquina de beneficiamento de arroz (Assentado para Conceição).

“É com satisfação que estou atendendo a reivindicação dos vereadores porque a população de Costa Marques necessita desses benefícios. As emendas serão liberadas imediatamente e os vereadores já anunciarão as conquistas porque o meu gabinete se encontra à disposição de todos para o atendimento do clamor popular”, disse Valdivino Tucura ao destacar o trabalho desenvolvido pelos vereadores Neguinho, Ceir e Cleiton.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Governador Cassol visita produtor de uvas em Pimenta Bueno


Assessoria - Quando chegou à região de Rolim de Moura, há dez anos atrás, o gaúcho Rene de Costa não imaginava que enfrentaria tantas dificuldades: chuvas durante seis meses do ano, calor demais nos outros seis meses, terra imprópria para o cultivo da uva e a falta de hábito do consumo da fruta na região. “Esse sujeito é louco!”, diziam os agricultores já radicados ao saberem da intensão de Rene de plantar uvas às margens da rodovia que liga Rolim a Pimenta Bueno.

Hoje a realidade é bem diferente: solo corrigido e mecanizado, irrigação, tecnologia e a produção de 30 toneladas/ano nos 3 hectares da sua propriedade são insuficientes para abastecer o mercado local. “Estamos produzindo ao máximo e não conseguimos suprir a demanda, nem dá para fornecer para a capital”, explicou o agricultor que, ao lado do irmão Reni e do primo Atílio Pauleto produzem praticamente toda a uva consumida no estado de Rondônia.

A reportagem viu de perto o que disse o agricultor: o governador Ivo Cassol fazia a vistoria da RO-010 e decidiu parar no quiosque às margens da rodovia para cumprimentar o agricultor que preparava mais um carregamento. Devagar outras pessoas foram parando – e comprando – as uvas recém colhidas, da qualidade Niágara, muito doce e de grande aceitação no mercado.

O exemplo do agricultor é para ser seguido. Com apoio do Governo do Estado, através da Emater e da Secretaria da Agricultura, foi possível alcançar níveis de produção só encontrados no sul do país, o que demonstra a alta produtividade da terra quando recebe tratamento adequado.

A exemplo dele, vários agricultores da região de Vilhena, Colorado e Chupinguaia estão plantando soja, alcançando altos níveis de produtividade. E em breve em Cerejeiras começará a fabricação de álcool e açúcar, graças a implantação da usina local, além da criação de gado confinado, uma referência em fazendas da região, o que garante maior ganho de peso e produtividade, gerando mais lucro ao homem do campo.

sábado, 15 de agosto de 2009

H1N1: Rondônia confirma primeira morte e investiga 16 casos suspeitos

A Secretaria de Saúde de Rondônia confirmou na quinta-feira a primeira morte por influenza A (H1N1) – gripe suína – no Estado. Um rapaz de 23 anos morreu no último dia 10, depois de ficar 11 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse é o primeiro óbito notificado no Norte do país e, com isso, todas as regiões brasileiras passam a registrar mortes provocadas pelo vírus Influenza H1N1.

De acordo com a biomédica e presidente do comitê criado para definir medidas contra a gripe no estado, Mirlene Moraes de Souza, a vítima morava em Alvorada do Oeste (RO), onde procurou ajuda médica quando apresentou os primeiro sintomas da doença. Após receber alta, a saúde do rapaz piorou e ele foi encaminhado ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) no dia 31 de julho, mas não resistiu.

Esse é o segundo caso confirmado da gripe em Rondônia. O primeiro paciente, segundo Mirlene, é um rapaz que veio do Japão, e visitava a família. Ele foi tratado e já recebeu alta. Nenhum dos parentes apresentou sintomas da doença.

Ao todo, 25 casos suspeitos foram notificados no Estado – sete foram desacartados e 16 aguardam resultado de exame laboratorial. Três gestantes estão internadas com um quadro de síndrome respiratória aguda grave.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Acre e Rondônia integrados ao SIN (Sistema Interligado Nacional)

Blog do Joaquim - A Plena Transmissora concluiu no ultimo dia 1, os testes de operação da linha de transmissão Jauru-Vilhena (MT/RO), de 354 km, e 230 KV, que finalmente integrará os atuais sistemas isolados de Acre e Rondônia ao SIN. A empresa aguarda apenas a licença de operação do IBAMA para energizar o circuito.

Com R$ 270 milhões em investimentos a linha permitirá a redução de cerca de R$ 500 milhões anuais da CCC, decorrente da desativação de térmicas a óleo combustível nos dois estados. Apesar da integração, a transmissão de energia para Acre e Rondônia terá limitações.

Num primeiro momento apenas 400 MW poderão ser transferidos. Isso porque quando a linha chega a Vilhena (RO), logo após a fronteira com o Mato Grosso, ela é conectada a um sistema já existente da Eletronorte. O segundo circuito da linha que conectaria Vilhena até a hidrelétrica de Samuel (216 MW), no oeste de Rondônia, e dobraria a capacidade de transmissão para 800 MW, ainda não saiu do papel, porque o governo do estado não emite a licença ambiental.

Morre aos 94 anos Les Paul, pioneiro da guitarra elétrica

Joarez Jardim entrega veículos ao DETRAN e à SESDEC

Assessoria - O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) realizou, na manhã da última quarta-feira (12) no pátio da CIRETRAN de Porto Velho, cerimônia para entrega de 14 veículos adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado de Rondônia.

Na solenidade o diretor geral do DETRAN, Joarez Jardim, fez a entrega oficial dos veículos. A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) foi contemplada com quatro veículos, as Ciretrans de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena e Guajará-Mirim foram contempladas com um veículo cada e as Gerências de Comunicação, Administrativa e o Gabinete do DETRAN com mais um veículo cada.

Na oportunidade o Dr. Moriô Ikegawa, que representou o secretário de segurança pública, ressaltou que “esta é mais uma ação do Governo do Estado de Rondônia demonstrando o seu compromisso com a segurança pública. Só temos a agradecer ao governador Ivo Cassol e ao Joarez Jardim por esta parceria”.

“Precisamos trabalhar olhando para frente. É isto que temos feito com o apoio do governador Ivo Cassol. Já investimos mais de R$ 8 milhões em obras que visam melhorar o atendimento aos usuários. Estão previstos mais R$ 9 milhões para serem investidos ainda este ano, tudo com recursos próprios do Estado”, disse Joarez Jardim, diretor geral do DETRAN. “Este governo tem trabalhado com seriedade. Exemplo disso é que fecharemos as contas em dias, principalmente com os salários dos servidores, diferente do que aconteceu com governos anteriores”, finalizou.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sedam representará Rondônia no I Congresso da Abema, em São Paulo


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) estará representando Rondônia durante o I Congresso da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), na cidade de São Paulo.

O evento vai reunir cerca de 500 pessoas, entre secretários de Estado, técnicos e gestores dos órgãos ambientais estaduais de todo o Brasil, no período de 12 a 14 de agosto. O Congresso tem como foco principal “O papel dos estados na política ambiental brasileira”. Durante três dias os participantes terão a oportunidade de debater sobre os mais importantes temas ambientais do cenário nacional.

O Governador de Rondônia Ivo Cassol designou o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental Cletho Muniz de Brito para participar do evento apresentando os programas, projetos e as ações que o Estado vem desenvolvendo na área ambiental. Além do secretário, participarão do congresso os técnicos Valdir Harmatiuk, Heloisa Helena Floriani Ronchetti, Maria Antônia do Nascimento e Andréia de Fátima Freire.

Londrina preparada para receber etapa da F-Truck


Assessoria - A cidade de Londrina recebe neste domingo, a partir das 9h, a F-Truck no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A corrida reúne 27 pilotos, entre eles os londrinenses Leandro Totti e João Maistro.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e de Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Marcus von Borstel Codel, a Prefeitura teve um papel ativo e dinâmico nas decisões para manter a F-Truck nos próximos anos. O evento nacional é um dos maiores do setor automobilístico e tornou-se uma atração fixa no calendário da cidade.

Von Borstel e o diretor operacional da F-Truck, Roberto César Cirino, apontam a importância das redes televisivas na cidade. Segundo Cirino, a Prefeitura contribuiu com a revitalização do Autódromo, por meio da melhoria da pintura, reformas dos banheiros, acessos e grades. "Nunca tivemos tanta atenção e rapidez nas ações como nesta gestão. E quem ganha com isso é a cidade e todos os londrinenses", enfatizou.

Neusa Navarro Félix, a presidente da categoria ainda agradece o apoio do Prefeito Barbosa Neto. A corrida será transmitida pela Band para todo o país, com narração de Téo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luis Silvério.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Fazenda e “Lago do Sonho” em Pimenta Bueno aparecem em site da Editora Abril

Arnaldo Martins - O site “Gostei”, da Editora Abril, uma das editoras mais conceituadas do mundo, mencionou em uma postagem datada de ontem (10), a Fazenda Seringal do Ouro e o Lago dos Sonhos. Este último, especialmente, muito conhecido pela população de toda região.

O site serve para hospedar referências turísticas de todo Brasil. Não há como saber quem postou as indicações pimentenses assegurando que “o lugar é um antigo seringal, preservado parcialmente e que mantém intacta a infra-estrutura necessária para a produção de borracha, que pode ser observada pelo visitante”.

Sobre o Lago do Sonho a postagem diz que, “devido à magnitude do lugar, ostenta um lago artificial com mais de 3.000 m2 de área, formado pelo represamento duradouro de um igarapé. Também possui fragmentos da vegetação nativa nas margens e infra-estrutura básica para os visitantes”.

A postagem termina indicando como referências de hospedagem os hotéis pimentenses Novo Lar, Nacional e Casarão.

Condutores facilitaram e ladrões levaram quatro motos no fim de semana em Cacoal

Arnaldo Martins - O roubo de motos em Cacoal anda em alta. Quatro delas foram furtadas no último fim de semana, duas sendo no mesmo local. Mas os proprietários contribuem praticamente “oferecendo” seu veículo “de bandeja” aos ladrões. No dia 8, por exemplo, Hérica Alves Sardinha, em plena 2 horas da manhã, deixou a moto estacionada em frente a um açougue por mais 2 horas. Quando retornou, por volta das 4 horas da manhã, o veículo havia sido roubado – Não quer nada a menina.

Enquanto os policiais colhiam os dados desta ocorrência, apareceu no local Rhanoy da Cruz, que também deixou sua moto nas proximidades tendo sua Biz roubada por volta das 2 horas da manhã – Só não consegui entender o que Hérica e Rhanoy estariam fazendo duas horas da manhã com as motos estacionadas uma próxima da outra dando tanta sopa para os ladrões.

Fato é que o roubo de mais duas motos no mesmo fim de semana, totalizando quatro, preocupou a polícia que está tomando as devidas providências para que a onda não aumente.

Expedito Júnior na defesa do Consumidor

O Senador Expedito Júnior (PR-RO), diz em seu Blog que vai ser duro com as empresas que não cumprem prazo de entrega de produto. O consumidor poderá ser indenizado, caso o fornecedor não estipule em contrato ou não cumpra a data de entrega da mercadoria.

A proposta, de sua autoria, prevê, em caso de atraso no cumprimento do contrato, multa equivalente a 2% do valor do documento, a ser paga pelo fornecedor ao consumidor. Além disso, os contratos de fornecimento de produto ou serviço que não estipularem data de entrega, deverão ser cumpridos no primeiro dia útil seguinte à contratação, ficando o fornecedor sujeito à multa, se descumprir a regra.

Expedito Júnior diz que esta será uma maneira de reprimir esse erro dos fornecedores que tem potencial para prejudicar inúmeros consumidores.

Valdivino Tucura quer Bombeiros em Espigão do Oeste

Assessoria - O deputado estadual Valdivino Tucura (PRP) recebeu em seu gabinete o vereador Sebastião Borges, o “Tião da Carroça”, que em nome da comunidade de Espigão do Oeste solicitou que seja instalado em seu município uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Tião da Carroça explica que a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em sua cidade trará inúmeros benefícios e mais segurança para a população, principalmente nesta época do ano, quando ocorrem inúmeros incêndios, devido ao clima seco e a baixa umidade do ar.

Tucura afirmou que já está em contato com o governador Ivo Cassol e com o comando geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia para que a cidade de Espigão do Oeste seja contemplada com mais este benefício o quanto antes possível. A unidade estará operando nos serviços de prevenção contra incêndios, explosões, combate ao fogo, salvamento e primeiros socorros.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mais um prédio desaba em Taiwan

Fiéis de Londrina são orientados a não cumprimentar, beijar ou abraçar para evitar vírus da Nova Gripe

Arnaldo Martins - O Pastor Antônio e a Pastora Lúcia, ambos líderes da Igreja do Evangelho Quadrangular do Bairro Jardim Leonor, em Londrina, na noite de ontem (9), realizaram um culto cheio de restrições com base nas orientações da Secretaria Municipal de Saúde local que, na última semana realizou uma reunião com as lideranças religiosas da cidade.

Em virtude do estado de Paraná estar liderando o índice de morte no Brasil pela Nova Gripe, as aulas ainda não foram retomadas nas escolas públicas e praticamente todas as escolas da rede privada estão acatando esta orientação.

Nas igrejas, como aconteceu ontem com os fiéis da Quadrangular no Jardim Leonor, o culto não passou de 1 hora e meia de duração e os irmãos foram orientados a não se cumprimentarem, não se abraçarem ou se beijarem no rosto. Segundo o Pastor Antônio, “obedecer a Lei dos homens é o mesmo que obedecer a Deus, já que as autoridades foram constituídas pelo Senhor”.

As igrejas estão sendo obrigadas a terem à disposição dos fiéis álcool-gel, sabonete, toalhas descartáveis e avisos para que os irmãos se higienizem ao chegarem para os cultos. O Pastor disse que esta orientação será seguida por período ainda indeterminado.

Comunidade 12 Apóstolos homenageou os pais em seu Dia


Blog do Joaquim - A festa iniciou-se ontem (9), com uma carreata em homenagem a São Cristovão, protetor dos motoristas, sendo continuada com a celebração da Santa Missa que contou com uma igreja lotada e motivada. Os pais foram homenageados pela coordenação da comunidade e o Frei Airton falou do papel do pai na família. “Não existe esta historia de algumas pessoas dizerem que é pai e mãe ao mesmo tempo, ninguém substitui a figura do pai e ninguém substitui a figura da mãe. Se um dos dois deixa de cumprir o seu papel, outro não o faz por ele. Você pode até ser um super pai ou uma super mãe, mas, jamais será pai e mãe ao mesmo tempo”.

Frei Airton lembrou ainda, que a figura do Pai na terra deve ser o exemplo e imagem do Pai do céu. "Se o pai não consegue dar bons exemplos e chamamos a Deus de Pai, nossos filhos terão uma péssima imagem do Deus pai de todas as criaturas", disse ele.

A festa continuou no salão com um delicioso castelão onde as famílias de todas as comunidades se fizeram presentes. Foi um dia dedicado não apenas aos pais, mas a todas as famílias de Pimenta Bueno e cidades vizinhas que vieram encontrar seus pais e visitar amigos.

Nossos parabéns a todos os pais pela passagem do seu dia, com desejos de que todos possa ser de fato um bom espelho para seus filhos, que necessitam cada dia mais de famílias bem estruturadas e com condições de mudar os rumos da sociedade para melhor.

Trecho da "Resenha Política" por: Robson Oliveira - No site Tudo Rondônia

Incentivo

Alguns prefeitos estão começando a se rebelar com a forma desigual com que o Governo Federal tem tratado os municípios onde o impacto ambiental aumentou o desmatamento. É que nestes municípios os recursos destinados a regularização fundiária, assistência técnica e para licenciamento ambiental estão sendo liberados aos montes. Já aqueles onde o desmatamento diminuiu não chegam quase nada. Esse desequilíbrio poderá ser um incentivo ao retorno das ações predatórias em todo estado.

Baba

Municípios como Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho e Pimenta Bueno, onde os índices de desmatamento cresceram absurdamente, a ‘baba’ federal está saindo pelo ladrão. Basta verificar que segunda parte da operação ‘Arco de Fogo’ ficou circunscrita nessas quatro localidades. Como a União quer melhorar a imagem no exterior está liberando recursos para cada um deles na esperança de conter o desmate.

domingo, 9 de agosto de 2009

Aniversário dos meus sobrinhos Igor e Elias em Londrina

Foto: Arnaldo Martins

Meus sobrinhos Igor e Elias fizeram aniversário na mesma semana e registramos um pequeno acontecimento festivo em comemoração às datas. Nesta segunda (10), é o dia do aniversário da mãe deles, minha irmã Analu. A todos, muitas felicidades.

Você já ouviu falar do Partido Pirata? Pois é, ele existe em alguns países europeus e está tentando se oficializar no Brasil

Depois de dois anos existindo apenas como um grupo de pessoas que se comunicavam pela internet, o Partido Pirata do Brasil se prepara para tentar a sorte no mundo da política real. Mas legalizar-se como agremiação política para poder concorrer nas eleições não é tão simples, e pode parecer estranho para um grupo que existe muito mais no mundo digital do que no mundo físico. É necessário reunir 500 mil assinaturas, escritas à caneta em folhas de papel, de pessoas de todo o Brasil, e cada Estado tem um mínimo necessário de assinaturas.

O meio mais fácil de contornar isso, acreditam os membros do grupo, é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitar que a lista de apoiadores seja feita através de assinaturas digitais.

O que há de concreto por enquanto é que nos próximos meses os membros do partido devem pedir o registro provisório da agremiação, o que necessitará de apenas 101 assinaturas. Até o fim do ano deverá ser realizadaa primeira conferência pirata, com participantes de todo o país - as possíveis datas para essa conferência são 9 e 30 de outubro. Em janeiro de 2009, alguns participantes promoveram uma "desconferência" durante a Campus Party (encontro de entusiasta de tecnologia e internet), em São Paulo, e ao longo deste ano algumas capitais também fizeram reuniões no mundo físico.

Na Suécia, onde o Partido Pirata original surgiu, criado por Rickard Falkvinge em 2006, a proposta sempre foi entrar na política. E está dando certo: este ano, o Piratpartiet, nome do grupo em sueco, que tem como principais bandeiras o compartilhamento de arquivos e o direito à privacidade, conseguiu eleger um representante para o Parlamento Europeu. E se o Tratado de Lisboa - que aumenta o número de eurodeputados - for aprovado, o Partido Pirata sueco terá duas cadeiras no parlamento da União Europeia. O grupo também já é o terceiro maior partido político da Suécia. Há Partidos Piratas registrados oficialmente também em mais seis países - Áustria, Alemanha, Espanha, França, Polônia e República Checa - e em junho desse ano o partido da Finlândia conseguiu completar asassinaturas necessárias para pedir seu registro.

Tufão Morakot derruba prédio com mais de cinco andares em Taiwan

G1 - O tufão Morakot chegou à China neste domingo (9), onde causou uma morte e levou à fuga de 1 milhão de moradores, após deixar seis mortos e provocar as piores inundações em cinco décadas na ilha de Taiwan.

Cacá Bueno vence a primeira corrida da Stock Car circuito de rua no Brasil

Foto: Globo Repórter

Arnaldo Martins - Galvão Bueno, o principal locutor esportivo da Rede Globo de Televisão no Brasil, não podia comemorar um Dia dos Pais com maior felicidade, já que o filho, o piloto de Stock Car, Cacá Bueno (#0), venceu pela primeira vez na Temporada 2009, na primeira prova de circuito de rua no Brasil na manhã deste domingo (9).

Apesar de ter vencido pela primeira vez este ano, o piloto é o líder do campeonato com 91 pontos, seguido de Marcos Gomes com 65 pontos. Dos 30 pilotos que largaram, 19 cruzaram a linha de chegada depois de 50 minutos de prova.

William Starostik bate em muro e deixa a corrida em Salvador

sábado, 8 de agosto de 2009

Alunos que cursam Sistemas de Informação na FAP poderão participar curso

Os Alunos que cursam Sistemas de Informação na Faculdade de Pimenta Bueno - FAP, estão sendo convidados pelos próprios colegas a realizarem um curso de "Lógica e Algoritmos" nos dias 22, 23 e 29, 30 deste mês. O curso está sendo recomendado aos estudantes que sentem dificuldades para resolver os seguintes problemas:

Problema 1: Um relógio digital marca 19:57:33. Qual o número mínimo de segundos que devem passar até que se alterem todos os algarismos?

Problema 2: Determine o próximo número da sequência:
2,10,12,16,17,18,19,...

Problema 3: Quatro amigos vão ao museu e um deles entra sem pagar. Um fiscal quer saber quem foi o penetra:
– Eu não fui, diz o Benjamim.
– Foi o Pedro, diz o Carlos.
– Foi o Carlos, diz o Mário.
– O Mário não tem razão, diz o Pedro.
Só um deles mentiu. Quem não pagou a entrada?

No mínimo, interessante... As informações são do blog da turma.

Artesãos de Pimenta Bueno expõem em Porto Velho até hoje

A/I SEDAM - Desde o dia 27 de julho artistas do município de Pimenta Bueno estão expondo artesanatos produzidos com cerâmica na Casa de Cultura Ivan Marrocos. A exposição denominada “Arte Cerâmica de Pimenta Bueno – 1º Encontro dos Artistas do Barro de Rondônia em Porto Velho” reúne quatro profissionais do mais alto gabarito em artes plásticas. As peças expostas são ótimas opções de presentes criativos e de bom gosto.

Objetos decorativos de cerâmica de variadas formas e estilo singular são alguns dos produtos que podem ser encontrados na mostra, que vai até o próximo dia 08 de agosto.

De acordo com a artesã Elenilda Gomes, estão sendo expostas mais de 1.300 peças, com a temática ambiental e fauna da região. Dentre os produtos são encontrados cofres no formato de animais feitos com cerâmica, peças decorativas, porta canetas e uma grande variedade de artigos e utilitários. Os preços estão entre R$ 0,50 a R$ 70,00.

“Estamos vendendo muito bem, a expectativa é boa e foi superada dada ao grande número de visitantes.

O artesão Raimundo Ramos Soares, um dos expositores diz que está contente com a aceitação do público. ”Estamos satisfeitos com o sucesso da exposição. Esse trabalho específico em cerâmica foi feito exclusivamente para difundir o barro, como uma das principais matérias-prima da região para esse tipo de arte”, disse Ramos.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, elogiou o trabalho realizado pelos artistas, uma vez que as peças focam a natureza e enfatizou que o Estado de Rondônia está de parabéns por ter pessoas talentosas que se consagram a cada peça produzida como melhor artesanato da cidade. De acordo com Brito, a cultura regional fica cada vez mais fortalecida e todos ganham, o público com excelentes opções de presentes e os expositores, com ótimas vendas.

Paralelamente à exposição, o grupo de artesãos está oferecendo um momento de conhecimento com modelagem do barro para os interessados, dentre eles os próprios artistas de Porto Velho e iniciantes. A iniciativa apresenta oportunidade para imprimir o sentimento de cada um. “Qualquer pessoa pode manifestar o seu lado artístico produzindo peças com o barro”, informou Elenilda.

Participam também da exposição as artistas plásticas Greicelem Gomes e Natália Gomes, ambas do município de Pimenta Bueno.

A mostra tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio – SITRACOM, Cerâmica Romana, Casa de Cultura Ivan Marrocos, Secretaria de Esporte e Cultura – Secel e Espaço Vrena – Associação Cultural Cuniã.

Os artistas podem ser encontrados na Associação de Artesãos de Pimenta Bueno, localizada na Praça dos Pioneiros ou na Cerâmica Romana.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Assaltante dos Correios em Espigão do Oeste foi preso no Matogrosso pela polícia de Rondônia

GIC/RO - Nos últimos dias a Polícia de Rondônia tem mandado para a cadeia elementos de alta periculosidade, membros de organismos criminosos locais e em nível nacional, como foi o caso da prisão do foragido da Justiça Otiniel da Silva Lima, integrante do PCC paulista, fortemente armado, ontem, 6, na cidade de Pontes e Lacerda-MT, por integrantes de órgãos de Inteligência no município de Cacoal: Núcleo de Inteligência do 4 BPM, Grupo de Investigações e Capturas -GIC/SESDEC-Cacoal e Policia Civil em Cacoal e Vilhena.

A polícia informou que o acusado foi seguido desde a cidade de Cacoal até o local de sua prisão – com conhecimento da Segurança do estado vizinho – no município de Pontes e Lacerda, juntamente com sua amásia, uma adolescente, no apartamento 15 de um hotel local. Otiniel da Silva que foi surpreendido com uma pistola cal. 380 municiada, é apontado pela comunidade como responsável por vários roubos em agências de Correios, Lotéricas, todos com requintes de perversidade e humilhação contra as vítimas inocentes.

O acusado disse a Polícia que já estava de viagem programada para a cidade de Campinas/SP onde praticaria mais de seus crimes em conjunto com membros do PCC; mas graças a integração dos órgãos de Inteligência, apoio da Sesdec e Polícia Civil, os policiais deslocaram-se para Pontes e Lacerda onde o prenderam de forma rápida e eficaz.

Após a prisão, o foragido foi escoltado até o município de Cacoal a fim de dar cumprimento ao Mandado de Prisão expedido nesta Comarca daquela cidade. Dentre os inúmeros crimes praticados por Otinie, estão os assaltos as agências dos Correios de Espigão D'oeste, Alta Floresta, São Francisco do Guaporé, assaltos a pessoas entre outros crimes.

Senadora anuncia oferta de energia para Rondônia

Agência Senado - A senadora Fátima Cleide (PT-RO) anunciou, na quarta-feira (5), que a partir do próximo dia 20 o sistema isolado de energia de Rondônia passará a ser integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), com a entrada em operação da linha de transmissão Jauru-Vilhena.

O mesmo deve ocorrer com o estado do Acre e, à partir de outubro de 2011, está prevista a interligação dos estados do Amazonas e do Amapá.

Segundo a Senadora mesmo com essa interligação ao SIN, outros sistemas isolados em Rondônia continuarão a existir devido à perda de recursos pelo estado provenientes da Conta de Consumo de Combustíveis, resultante da arrecadação de ICMS nas tarifas de energia dos consumidores de todo o país. "São R$ 200 milhões anuais o valor do subsídio destinado a Rondônia", afirma Fátima.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Alunos do Estado de Rondônia vão produzir filmes

DECOM - Com a proposta de implantar nas escolas da rede estadual uma nova metodologia de ensino, que facilite a aprendizagem com o uso de tecnologias modernas, o Governo do Estado assinou ontem em Porto Velho, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), Termo de Cooperação com o Instituto Vivo e a ONG Casa da Árvore visando à implantação do projeto Telinha na Escola voltado aos alunos e professores, que serão responsáveis pela produção e distribuição de filmes por meio de celulares.

O documento foi assinado na escola Marcelo Cândia pela coordenadora Pedagógica da Seduc, Irany Freire Bento, representando a secretária estadual da Educação, Marli Cahulla, o gerente regional da Vivo em Rondônia e Acre, Heriberto Liberatti, e a representante da Casa da Árvore, Priscilla Lima.

Seguindo o exemplo de Palmas (TO), o projeto objetiva estimular o uso das tecnologias móveis como instrumento educativo e de manifestação artística, através do incentivo a produção de vídeos de bolso pelo jovens que já têm contato com produções audiovisuais, como as iniciativas Edu-comunicação, Produção na Escola, Comunicação e Meio Ambiente, Conhecendo a Escola e Meu Bairro.

As turmas foram divididas em dois grupos e têm 9 horas semanais de aulas, em períodos complementares aos de seus estudos. “A peça-chave do projeto é a interatividade”, disse Priscila, acrescentando que os participantes estarão trocando informações constantemente de forma pessoal ou virtual.

Conselho realiza recadastramento de servidores na Saúde de Pimenta Bueno

Fotos: Arnaldo Martins

Assessoria - No dia 05 de maio passado, o Conselho Municipal de Saúde - CMS, de Pimenta Bueno, reuniu-se no Auditório do Ministério Público, com poderes constituídos e população, para mais uma vez deliberar sobre a questão da saúde no município.

Na primeira apresentação feita pelo Presidente do colegiado, Conselheiro Edson Raimundo Pereira, ele mostrou a situação física do hospital e seu funcionamento; o Conselheiro Antonio Carlos da Silva (Carlinhos), assessorado por sua equipe, mostrou as condições em se encontram as Endemias no município, serviços realizados nas zonas urbana e rural e as dificuldades para atingir seus objetivos; Marineide Goulart, apresentou as dificuldades que o RH tem para controlar o fluxo de "servidores" com setor em busca de organização.

Voltando a apresentação final, o Presidente apresentou em slids o Relatório do Conselho gerado de diligencias realizadas pelo CMS ao hospital. Ao final da apresentação o Prefeito se pronunciou e disse que o Conselho está com a razão e que tal tem que ser feito.


O Presidente do CMS abriu espaço para a plenária para deliberações e propostas, que dentre outras o RECADASTRAMENTO de servidores da saúde teria que ser realizado. Entretanto ficou claro que o órgão a realizar tal seria o Conselho Municipal de Saúde por estar isento de protecionismos políticos.

Também ficou decidido que a SEMSAU instalaria para seu melhor funcionamento um setor Jurídico, um setor de Auditoria interna, uma Central Especial de Compras e seu prórpio RH/SUS. À partir daí o Conselho baixou Resolução criando a Comissão que iria desenvolver tais tarefas, a SEMSAU baixou Portaria nomeando membro para a Comissão, e os trabalhos foram realizados dentro do prazo estipulado pela planária da reunião, que foi de 30 dias úteis.

O relatório dos trabalhos foi apresentado em Reunião do Conselho Municipal de Saúde realizada no dia 10 de junho/09. Suas Excelências o Prefeito, naquele ato representado pela vuce Prefeita Carla Peron, e os Vereadores, receberam cópia do Relatório que contém, inclusive, propostas para melhorias e impactos financeiros. Segundo manifestações do Presidente da Câmara, ao fazer uso da palavra, disse que "agora temos subsídios reais para discutir a questão da saúde em no município".

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Casal Raupp entrega caminhões e trator em Presidente Médici

Presidente Médici, como vários municípios de Rondônia, tem sido contemplado com investimentos destinados pelo senador Valdir Raupp e pela deputada Marinha Raupp. No último dia 26, o município foi beneficiado com mais recursos dos parlamentares, que entregaram durante a 7ª Festa do Maracujá, no Distrito de Estrela, 4 caminhões e 1 trator às associações rurais da região. Durante o evento, eles foram recebidos com faixas de agradecimento das associações, em reconhecimento ao empenho do senador e da deputada em prol do setor produtivo de Rondônia.

O prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro, também observou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo senador Valdir Raupp e pela deputada Marinha em favor dos produtores da região e do município. Destacando a destinação de recursos para construção de centro de apoio ao produtor rural, estádio municipal, reforma do ginásio poliesportivo, infraestrutura do parque de exposição, ampliação e equipamento do centro de saúde da mulher, implantação de centro cultural, entre outros.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Quando os bandidos pensam em Pimenta Bueno, pensam errado julgando a cidade pela horrível aparência - apesar do grande trabalho que está sendo feito

Foto: Assessoria

O Grupo de Investigações e Capturas-GIC/SESDEC em Cacoal em conjunto com o Núcleo de Inteligência da Polícia Militar de Rolim de Moura e Pimenta Bueno, prendeu na manhã de ontem (3), Altamir Machado de Souza, 22 e Thyarla da Silva Ramos, 21, na Avenida Marechal, em Pimenta Bueno, de posse de 20 kg de cocaína, escondidos no porta-malas e na aparelhagem de som do veículo Marea placas CNC 9009-SC.

Na verdade são muitos os bandidos que pensam que podem passar por Pimenta Bueno despercebidamente por se tratar de uma cidade aparentemente sem estrutura, ou seja, quem passa pela "vila", assim de vista, pode pensar que está muito além de onde o "Judas perdeu as botas", a julgar pela horrível aparência local, principalmente pelas Marginais da BR totalmente deterioradas em virtude dos viadutos estarem bloqueando a BR 364 com a obra inacabada, numa clara e evidente irresponsabilidade dos grandes representantes da política de Rondônia em Brasília que, desta forma demonstram o pouco ou, nenhum compromisso com a "Princesinha da BR" que mais parece uma bruxa carcomida pelo tempo.

A Prefeitura e suas parcerias tem feito um grande trabalho para que Pimenta Bueno volte a ter a aparência de uma "princesa" - se é que um dia a teve. Na matéria seguinte estamos falando justamente do momento de revitalização que o município vem esperimentando. Mas sabemos que para "chegar lá", ainda teremos que andar muitos passos nessa estrada.

Bem, voltando aos bandidos, eles não esperam - e nem poderiam, que o município tenha uma polícia eficiente e estruturada, que em parcerias com as polícias da circunvizinhança vem apresentando resultados positivos, ao passo que adquire credibilidade com a comunidade local, e inferniza a vida dos marginais que, por não terem compromisso com as próprias vidas, pretendem degradar a pouca harmonia que ainda existe nas poucas famílias, traficando drogas, matando, roubando, se viciando e viciando pessoas sem vício.

Pode-se chegar a duas - ou mais, conclusões, observando a repulsiva aparência do casal de bandidos acima: uma é a confirmação do que escrevi sobre a nossa polícia e, a outra, acima de tudo, é que o crime não compensa.

Pimenta Bueno experimenta momento de revitalização estrutural

Fotos: Assessoria

ASFALTAMENTO

Segundo informações recebidas da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, entre as obras que estão transformando Pimenta Bueno novamente, na “Princesinha da BR”, o asfaltamento de ruas do Bairro Jardim das Oliveiras está em fase de conclusão, faltando apenas a já começada colocação de meio-fio.

CRECHES
Também a creche do bairro, Maria Clara Machado, passou por uma grande reforma, e reaberta ontem (3), beneficiando dezenas de famílias que deixam seus filhos aos cuidados de profissionais para poder trabalhar. O bairro, como o município, vem sendo revitalizado através de ações e investimentos da administração municipal.

No bairro Nova Pimenta outra creche está em fase de acabamento, sendo que a rua principal do bairro, a Avenida Carlos Gomes, está recebendo meio-fio, tendo sido iluminada no ano anterior em toda suas extensão com emenda parlamentar do deputado estadual Kaká Mendonça.


QUADRAS POLIESPORTIVAS
Uma quadra poliesportiva também está sendo construída no bairro, na escola Nair de Barros, fazendo parte do programa de atendimento dos alunos da escola e da comunidade, para atender ao projeto de Educação em Tempo Integral, que é uma inovação da Secretaria Municipal de Educação, na educação básica.

Falando em quadra de esportes, outro programa que vem movimentando a cidade, o Projovem, realizou no último final de semana, na quadra da escola Anísio Serrão de Carvalho, uma gincana que reuniu alunos de diversos cursos do Programa, atividade que se estendeu das 8h às 13 horas do sábado, transformando a quadra em uma grande festa.

TAPA-BURACOS & ESTRADAS VICINAIS
Ainda, na área de infra-estrutura, a Secretaria de Obras informa que a operação tapa-buracos deverá começar em breve, está apenas aguardando a chegada da massa asfáltica, que deverá acontecer ainda esta semana, e informa que, em breve, começará a segunda fase de asfaltamento do Bairro Jardim das Oliveiras, agora devendo efetuar o trabalho em mais ruas.

Equipe da Obras está trabalhando na construção de uma ponte na Rua Hermínio Vieira, no Jardim das Oliveiras; outra equipe concluiu a construção de uma ponte na linha 17, e esta semana deve entregar outra ponte na linha 21. Uma terceira equipe está realizando o patrolamento das estradas vicinais nos setores Dimba e Pirajuí, facilitando o escoamento da produção nestes setores.

Ibama encontrou madeira camuflada em Espigão do Oeste

Ascom/Ibama - Após a deflagração da Operação Awina na região de Espigão D’oeste, cidade localizada no entorno de terras indígenas dos povos Suruís, Zorós e Cintas Largas, no início deste mês, aparecem as primeiras ações fiscalizatórias. Detectou-se uma empresa de depósito e secadora de madeira sem licenciamento ambiental, nesta empresa, foram apreendidos 1100 metros cúbicos de madeira serrada, equivalentes a 45 carretas do tipo bi-trem carregadas, que estavam armazenadas sem autorização do órgão competente em depósito irregular, vale salientar que sua provável origem, que é de qualquer forma ilegal, sejam terras indígenas.

Foram encontradas também 340 toras de madeiras de essências nobres como Ipê, Maracatiara, Cedromara, Oiticica, Garapa, entre outras, escondidas em uma propriedade rural na periferia da cidade de Ministro Andreazza – RO, essas madeiras estavam camufladas com galhos de árvores. O chefe da equipe fiscalizatória, o Agente Ambiental Federal Sr. Erli Abreu, informou que as madeiras camufladas pertenciam a uma serraria da cidade. Acredita-se que a origem das toras seja a Terra Indígena Sete de Setembro, devido à proximidade com Ministro Andreazza.

Constatou-se, que nessa mesma região existem inúmeras indústrias madeireiras fantasmas, que “esquentam” produtos florestais de origem indígena.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Proposta do senador Raupp poderá estabelecer critérios socioambientais para nortear produção de biocombustível

Foto: Agência Senado

Agência Senado - A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) analisa nesta quinta-feira (6) uma pauta com 13 itens, entre eles determinação para que a produção de biocombustíveis siga critérios socioambientais, como a não utilização de trabalho infantil ou análogo ao de escravo, e que evite o desmatamento de florestas ou vegetação nativa (PLS 213/09).

Segundo o autor da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apesar de o Brasil deter uma das mais avançadas tecnologias para a produção de biocombustíveis do mundo, essa produção tem sido alvo de críticas, "muitas vezes destituídas de fundamento". "Temos sido acusados de expandir a produção de etanol e de biodiesel à custa da destruição da Floresta Amazônica, bem como do emprego de trabalho escravo e de trabalho infantil, o que, na maioria das vezes, não é verdade" afirmou Raupp.

Para o senador por Rondônia, a medida mais eficaz para se combater essa propaganda que prejudica o Brasil é a elaboração de uma legislação que determine que a produção de biocombustíveis seja realizada em conformidade com adequados padrões socioambientais.

Pimenta Bueno integra rede de energia com mais força e qualidade na geração de eletricidade

Pimenta Bueno ficou sem energia durante toda a manhã de ontem (2), mas a CERON tem uma justificativa bastante animadora. Segundo informações do Blog do Joaquim, o operador de Sistemas da CERON, Leonir Fávero, comemorou a energização da nova configuração do Sistema Pimenta Bueno, Cacoal, Espigão do Oeste e Primavera ocorrida durante o período em que a cidade ficou sem "força". O encarregado das Centrais Elétricas de Rondônia em Pimenta Bueno, Paulo Adail, durante a solenidade de integração, fez um histórico da chegada da energia na cidade e das crises por que passou o fornecimento até a década de 90.

O engenheiro Eder Antoniassi destacou que o município tem à sua disposição a energia elétrica geradas em uma PCH de 18 MVA, uma LH 230kV, a Rondon II com capacidade de 73,5 MVA, e se for necessário a LH 34,5 KV Cacoal - Pimenta Bueno.

A Classe industrial pimentense espera que, verdadeiramente a integração do sistema de energia local a uma rede mais forte e com mais qualidade resolva, de uma vez por todas, os problemas que há muitos anos vinham impedindo as empresas de aumentarem sua linha de produção, gerando mais emprego e renda e, conseqüentemente, contribuindo mais para o desenvolvimento da economia local.

Assista aos Vídeos abaixo de empresário e vereador de Pimenta Bueno reclamando da qualidade da energia pimentense e da CERON - Entrevistas gravadas no dia 26 de Março de 2009.



Vereadores voltaram ao trabalho em Pimenta Bueno

Fotos: Arnaldo B. T. Martins

Câmara de vereadores de Pimenta Bueno - RO

Ao bem da verdade alguns vereadores não pararam de trabalhar mesmo durante o período de recesso. O vereador Cleiton Roque, por exemplo, foi um dos que realizou muitas visitas e ouviu o anseio da comunidade, bem como os vereadores Rodnei Lopes Pedroso e Ananias Pereira de Jesus. Nesta segunda-feira (3), a Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno retomou os trabalhos, onde quase todos usaram a Tribuna para falar sobre os mais variados assuntos.

Isto me fez lembrar do primário que cursei na Escola Marechal Cordeiro de Farias: quando a gente voltava das férias do meio do ano, a professora Wildes, de Português, pedia para a gente fazer uma redação sobre o que tinha acontecido naquele período. Na Câmara hoje, segundo as informações que me chegaram, também foi assim.


Câmara de vereadores de Cambé - PR

Aqui em Cambé, no Paraná, onde me encontro atualmente, os veradores também retomam os trabalhos da Câmara de vereadores com um diferencial em relação aos colegas parlamentares de Pimenta Bueno: os cambeenses tiveram apenas duas semanas de "férias", enquanto os pimentenses, um mês. Mas, tudo dentro da Lei.

Artistas da Cerâmica de Pimenta Bueno expõem em Porto Velho

Ana Aranda - Dois artistas que atualmente expõe seus trabalhos e se oferecem para ensinar o beabá do artesanato em cerâmica na Casa de Cultura Ivan Marrocos, Raimundo Ramos Soares e Elenilda Gomes, na exposição/oficina ‘Magia do Barro’, sobrevivem como ceramistas há anos e estão empenhados em alavancar o setor. A exposição ora em andamento na Capital é mais um capítulo desta luta.

Ramos e Elenilda hoje vivem em Pimenta Bueno, mas já passaram por Porto Velho. Ramos trabalhou durante anos em um forno à lenha instalado em um terreno amplo de uma rua pacata em Candeias do Jamari, onde produzia vasos e outros utensílios comercializados na Capital. Elenilda também é artesã da cerâmica, mas trabalha com modelagem de peças decorativas.

Em Pimenta Bueno, os ceramistas contam com uma cerâmica de boa qualidade. O município produz uma grande quantidade de telhas e tijolos e os artesãos também querem ampliar o seu espaço de trabalho.

Elenilda trabalha junto com duas filhas na fabricação das peças, que herdaram o ofício da mãe, e aposta no potencial da natureza, que em Rondônia é pródiga em argila de qualidade, encontrada, segundo a artista, em praticamente todo o Estado. Ela conta que ministrou oficinas sobre o assunto em 20 municípios e em todos encontrou matéria prima para seus trabalhos.

Com a experiência aprendeu muito sobre a argila e quer passar adiante o que aprendeu. A exposição/oficina apresentada na Casa de Cultura Ivan Marrocos é uma etapa do processo de divulgação da cerâmica que ela está fazendo juntamente com o Ramos. A idéia é difundir a técnica e conquistar novos adeptos para o artesanato de cerâmica. “Precisamos fortalecer o setor com um maior número de adeptos. Com isso, poderemos organizar o setor, para a difusão de técnicas e a troca de experiências. Atualmente, a gente trabalha de forma individual”, explica Ramos. Tanto ele como Elenilda são auto-didatas e sentem falta de um grupo maior, para a troca de experiência.

Entre os trabalhos de Elenilda, uma instalação mostra o resultado das pesquisas da artista. Com resíduo de uma cerâmica industrial, ela consegue um efeito inusitado no trabalho, que tem também uma pequena planta viva e figuras modeladas no barro. A obra mostra um pouco da experiência da artista, que cobra oportunidades para ensinar o que aprendeu.

Apoio

Elenilda considera que o fortalecimento da cerâmica artesanal depende do apoio do poder púbico para a geração de emprego e renda. Mercado para as peças não falta, afirma.

Em Pimenta Bueno, Ramos e Elenilda trabalham com matéria prima fornecida pela Cerâmica Rondônia, que também cede espaço para a queima das peças nos fornos da empresa. Ela também conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio (Sitracom), presidida por Francisco Lima, que viabiliza recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a realização de oficinas de cerâmica. Em Porto Velho, eles foram acolhidos pela Secretaria Estadual de Cultura, que cedeu espaço na Ivan Marrocos para a exposição/oficina, que será estendida até a próxima sexta-feira (8). Os dois estão hospedados na sede da Associação Cuniã, atendendo a um convite feito pelo Cláudio Vrena que abre as portas da entidade para estes e outros artistas. Parte das peças foram transportadas na bagagem do ônibus. “Todo este esforço vale porque estamos divulgando o nosso trabalho e incentivando outras pessoas para esta atividade”, avalia a artesã.

Mão na massa

Nas mesas dispostas no pátio da Ivan Marocos, o barro fica à disposição dos visitantes. No local, eles têm a oportunidade de aprender técnicas sob a orientação de Elenilda e Ramos. A oportunidade já atraiu artistas reconhecidos, como Rita Queiroz, João Zoghbi, Mesias (que convida para uma exposição individual na Ivan Marrocos, com abertura prevista para 7 de agosto) e Geraldo Cruz, que também é diretor da Ivan Marrocos. Mas as pessoas que queiram apenas se divertir um pouco, podem colocar a mão no barro. Visitantes de todas as regiões do Brasil e de municípios do interior do Estado já assinaram o livro de presença. “Todos estão convidados a aprender um pouco sobre a cerâmica e serão bem vindos”, segundo Elenilda.

Fonte: Diário da Amazônia

Governador vistoriou obra de recapeamento da RO 010 no fim de semana

Foto: Assessoria

O Governador Ivo Cassol esteve este fim de semana vistoriando as obras na RO-010, trecho que liga Rolim de Moura-Nova Estrela-Pimenta Bueno. São 74 quilômetros de restauração da pista e os mil metros da rodovia que passam por Nova Estrela foram duplicados. Nesta obra o Governo do Estado investiu R$ 23 milhões e a obra deve ser finalizada em outubro.

Rondônia voltou a ser um dos principais produtores de café do país


Em março, o Governo de Rondônia destacou que as estatísticas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2006 a 2009, “demonstram o bom desempenho da agricultura rondoniense”. Mesmo com a redução da área plantada, de 162.328 ha, em 2006, para 157.921, em 2008, a produção de café no estado teve crescimento de 88.636 t para 112.555 toneladas, um crescimento de cerca de aproximadamente 30%. Para este ano, a expectativa de safra é de 114.305 toneladas, o que refletirá em maior renda para os produtores do grão, principalmente na região de Cacoal, principal município produtor do estado.

Para se ter uma idéia, no país, de acordo com o levantamento de safra de 2009, realizado em junho último pela Cia. Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita de café será de 2.363.933 t (39,4 milhões de sacas, de 60 kg), contra 2.809.379 t (46,8 milhões de sacas) em 2008 - queda de 15,9%. A Conab apontou área cultivada de 2.390.438 hectares a ser colhida, 2.168.308 ha. O rendimento médio seria de 1.090 kg/ha (18,1 sacas/ha), uma queda de 13,8%, enquanto no estado de Rondônia todos os índices apontam crescimento.

Proposta do senador Valdir Raupp atinge Corretor de Seguros

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado votará em agosto projeto que altera o artigo 723 do Código Civil, referente aos deveres dos corretores. Se a proposta, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), for aprovada, aquele artigo passará a vigorar com a seguinte redação: "o corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio".

É acrescentado ainda um parágrafo único: "sob pena de responder por perdas e danos, o corretor prestará ao cliente todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência".

No texto do Código Civil em vigor, não há parágrafo único, e as informações contidas no artigo 723 informam, ao mesmo tempo, os deveres e as penalidades impostas ao corretor. Segundo o dispositivo, "o corretor é obrigado a executar a mediação com a diligência e prudência que o negócio requer, prestando ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento dos negócios; deve, ainda, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance, acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados de incumbência".

Como se vê, a única alteração, na prática, é a retirada do termo “esclarecimentos que estiverem ao seu alcance”. Com isso, aumenta a responsabilidade do corretor de seguros, pois não poderá alegar mais desconhecimento de determinada questão não comunicada ao cliente,

Segundo o autor da proposta, o projeto corrige "comandos díspares", dirigidos ao corretor e elimina subjetivismos. “Na prática, a atual redação do artigo 723 permite seja o corretor eximido de responsabilidades”, alega o senador.

Ao apresentar parecer favorável à aprovação da proposta, o relator, senador Marco Maciel (DEM-PE), propôs apenas uma alteração na redação da ementa, para esclarecer que a alteração visa a adequar o texto às exigências da Lei Complementar 95/98, que dispõe sobre a elaboração, a redação, alteração e a consolidação das leis.

sábado, 1 de agosto de 2009

Solange, a Gaga de Ilhéus

Deputado Tucura contempla Ministro Andreazza com a recuperação da RO 471

Foto: Assessoria

Onésio Soares - O deputado estadual Valdivino Tucura (PRP) e o prefeito de Ministro Andreazza, Neuri Carlos Persh (PTB), visitaram no início desta semana as obras de recuperação da RO 471, rodovia que liga Ministro Andreazza a BR 364. As escavações já começaram e os trabalhos devem estar concluídos já nos próximos dias, melhorando significativamente as condições de tráfego.

Valdivino Tucura, que solicitou o benefício diretamente ao diretor-geral do DER/RO, Jacques Albagli, disse que o objetivo é facilitar o escoamento dos produtos agrícolas daquela região, onde o café, o feijão e o milho são produzidos em alta escala.

Dados comparativos em relação ao ano de 2008 mostram redução no numero de queimadas realizadas no período

Diário da Amazônia - É nítido, pelo menos em Vilhena, que a fumaça presente nos céus da cidade, que era marcante em outros anos ainda não apareceu. No mesmo período no ano passado os céus estavam tomados por uma fumaça provocada por focos irregulares e descontrolados em todo o Cone Sul. De acordo com dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do monitoramento DB Queimadas que conta com seis satélites para cobertura e identificação de focos de queimadas, no período de janeiro a julho de 2008, foram registrados em Vilhena 30 focos de incêndio, sem contar os focos nos municípios de Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Chupinguaia, Cabixi e Pimenta Bueno.

Já no mesmo período de janeiro a julho de 2009, o DB Queimadas apresentou cinco focos de incêndio para Vilhena, no comparativo do mesmo período foi registrada uma queda de 20% em relação ao ano anterior. De acordo com Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sedam), houve uma redução significativa, porque o trabalho de conscientização foi maior do que em outros anos.