PUBLICIDADE

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2010: um ano que promete bastante agitação em Pimenta Bueno

Livro à vista
Bem, antes de tanto falar dos outros vou vender meu próprio peixe. Está pronto para ser lançado o meu “folheto” de Literatura de Cordel, “A Peleja dos Pastores de Várias Igrejas Contra o Diabo”.

Meu último livro de poemas lançado em Pimenta Bueno foi durante as eleições de 2004, quando publiquei o poema “Nesses Tempos de Eleição”. Depois venci um concurso literário nacional da Litteris Editora no Rio de Janeiro, depois conquistei um segundo lugar na mesma editora, e por último tive “A Peleja” aprovada para publicação na Editora Luzeiro em São Paulo.

O poema está concluído e revisado. Estou apenas aguardando a editora voltar de férias para ver se consigo colocar o meu livro na ponta da fila de impressão. O “folheto”, como são chamados os livros de Literatura de Cordel, terá capa colorida desenhada por mim mesmo, e 32 páginas internas contendo 150 estrofes de 6 linhas em um mesmo poema – é grande pra caramba. Clicando aqui você poderá conferir um trecho de "A Peleja", e mais abaixo, depois desta coluna, você poderá conferir um trecho de “Nesses Tempos de Eleição”.

Prosperidade
Eleições e Copa do Mundo. O ano de 2010 será bastante agitado para o brasileiro. Em Pimenta Bueno não vai ser diferente. Muitos evangélicos estão profetizando que este será um ano de muita prosperidade para toda a cidade. Assim cremos. Assim esperamos.

Reforma do hospital
O hospital municipal Ana Neta finalmente será reformado. As obras devem iniciar já neste mês de fevereiro. Técnicos da prefeitura estão correndo atrás de um local para mudar os atendimentos feitos no Ana Neta. A maternidade deverá ser totalmente desocupada para a reforma. Vai ser uma loucura.

Reclamações
Mas para alguns pimentenses a reforma não basta. Alguns estão questionando “por que a reforma se a saúde não oferece profissionais que façam seu trabalho com compromisso e qualidade?”. Mas eu penso que tudo é válido. Também o que adianta médicos atendendo bem e o paciente internado convivendo com foças abertas, tomadas pegando fogo e vasos sanitários fazendo o cocô sair pelo ralo do chuveiro. Éca!

Kaká Mendonça
Falando em eleições, não é de hoje que o deputado estadual Kaká Mendonça está correndo trecho atrás de garantir, mais uma vez, a sua reeleição. E dos nomes que vão retornar à Assembléia Legislativa em 2011 o dele está entre os mais prováveis. A costura que vem fazendo no interior da Zona da Mata e no Cone Sul de Rondônia não é do tipo que rasga facilmente. É grande o número de prefeitos, vereadores, presidentes de associações rurais e empresários que lhe outorgam apoio irrestrito.

Brito do Incra
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Brito, o Brito do Incra, garante que depois de abril vai “colar” em Pimenta Bueno, onde os munícipes, segundo ele, vão enjoar de ver a sua “cara”. Isto porque passa, atualmente, a maior parte do tempo em Porto Velho cuidando, como poucos, diga-se de passagem, dos percalços e intempéries da pasta mais agitada do governo estadual. Seu nome é um dos que, certamente vão concorrer a uma das cadeiras da ALE, e ao lado de Kaká Mendonça tem grandes chances de ser eleito, já que demonstrou nas urnas pimentenses que tem potencial para tanto.

Rodnei Pedroso
O casal de parlamentares federais, senador Valdir Raupp e deputada federal Marinha Raupp, diz não abrir mão de um representante pimentense para defender as cores do PMDB em uma disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa. E o nome mais cotado é o do Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Rodnei Lopes Pedroso. Ciente dos desgastes físico e político, o vereador está pronto para somar e para fazer valer a fidelidade que mantém junto ao partido. Depois de ser reeleito vereador por três vezes como o mais bem votado do município, Rodnei também não deixa de ser um bom nome na disputa deste ano.

Marlene Parra
Grande parte dos petistas de Pimenta Bueno garante, de pés juntos, que não existe rachaduras internas no partido apesar de não demonstrar publicamente o seu apoio à vereadora Marlene Parra, única parlamentar feminina da Câmara de Vereadores e única representante do PT ativa na política local neste momento. Por isto, apesar de ser um bom nome para concorrer à ALE, é muito provável que já esteja enfrentando problemas dentro da própria casa partidária, o que poderá lhe gerar grande desgaste para uma campanha, até porque tem buscado forças do céu para manter a firmeza de sua postura na Casa de Leis pimentense, onde também, algumas vezes, chegou a dar remadas contra a maré para se manter navegando em tão tenebroso mar de agitações.

Inês Zanol
Ainda não se sabe se a ex-prefeita de Pimenta Bueno, professora Inês Zanol, vai colocar o seu nome à disposição do PSB para concorrer como deputada estadual. Se isto acontecer também não deixa de ser um grande nome nas eleições de 2010. Sua grande chance lhe foi tirada em 2006 quando deveria ter saído candidata a deputada estadual, mas devido as decisões das lideranças dos partidos coligados naquele ano saiu candidata a vice-governadora ao lado de Carlinhos Camurça, perdendo as eleições. A professora Inês Zanol ainda detém grande popularidade na região, e poderia surpreender se entrasse no páreo.

Cleiton e Celso
Mas a situação do PSB não é das mais simples, porque mais dois nomes do partido estão dispostos a encarar a empreitada das eleições este ano. Os vereadores Cleiton Roque e Celso Bueno já manifestaram, nos bastidores, que estariam à disposição do partido para concorrerem a deputado estadual. O primeiro passou pela experiência em 2006, e a julgar pelo fato de, na época, estar a apenas dois anos como vereador, fez bonito e mostrou que tem potencial nas urnas. O segundo trouxe bagagem de Porto Velho onde atuou bastante tempo como Assessor Parlamentar, experiência que, inclusive, aos olhos mais apurados pode ser vista em ação no seu primeiro mandato de vereador.

Prefeito Augusto
Muito se comenta sobre o posicionamento político do prefeito Augusto Plaça nas eleições deste ano, porque é público e notório que tem compromissos firmados com o deputado estadual Kaká Mendonça, do PTB, e que muito tem lhe ajudado na administração municipal destinando recursos para o município através de suas emendas parlamentares. Mas se o PMDB, seu partido político, lançar o nome de Rodnei Pedroso, que também é do PMDB, para concorrer a deputado estadual, o prefeito estará entre a cruz e a espada, politicamente falando, situação que não deve ser nada agradável quando se tem que agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo.

Contribuição do Leitor
Por enquanto foi isso. Se os leitores quiserem mandar suas sugestões, ou ainda expor seus pontos de vista, basta mandarem um e-mal para pburgente@hotmail.com, ou então um recado no link “Fale Conosco” acima do cabeçalho do site pburgente. Garanto que todos os e-mails serão lidos e que todas as opiniões serão consideradas. Até a próxima.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Presidente da CBM destaca estado de Rondônia na realização de eventos do motociclismo


O Presidente da Confederação Brasileira de Motocicloismo – CBM, Alexandre Caravana, participou no último mês de dezembro de solenidade promovida pela Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, para a entrega de Certificados e Premiações aos pilotos campeões da temporada 2009 de Motocross e Velocross.

Na oportunidade ele falou da importância do Brasil, diante do mundo, no que se refere às realizações de eventos internacionais de motociclismo. Ele destacou que as estruturas organizacional e física do país são referências para todo o mundo, especialmente para a América Latina que tem o Brasil como seu grande referencial.

Neste âmbito ele destacou o Estado de Rondônia, por ser o principal estado brasileiro nas realizações dos Latinos Americanos de Motocross. Ele disse que Rondônia, no âmbito do motociclismo, não é apenas uma referência nacional, mas sim internacional, principalmente porque tem a competência e a capacidade de reunir os principais pilotos da América Latina em torno de um mesmo evento.

“Isto demonstra a competência principalmente da FMR, através de seu Presidente Reinaldo Selhorst e de toda sua equipe de técnicos, que não mede esforços para que o melhor do espetáculo internacional ocorra e seja sempre um grande sucesso como tem sido ao longo dos anos e das várias etapas internacionais que o estado de Rondônia já realizou”, disse Alexandre Caravana.

Ele destacou ainda que neste ano de 2010, além de uma etapa do Latino Americano de Motocross, Rondônia receberá uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, evento que retorna ao cenário rondoniense e que era aguardado pela maioria dos pilotos do estado.

Segundo Marco Túlio, piloto do Motocross pela categoria MX1 e consagradado tricampeão na Temporada 2009, esta oportunidade de correr por uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, ainda mais em casa, é imperdível.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CALÇADAS: Como construí-las por cima de valetas?

Alguns vereadores estão debatendo nos bastidores sobre a determinação de obrigatoriedade para a população construir calçadas com três metros de largura em frente as casas onde o asfalto já passou.

A população está pressionando argumentando que não tem condições financeiras para construir as calçadas.

Logo, o Código de Postura onde consta a determinação, inclusive passível de multa se a lei não for cumprida, ainda não foi aprovada pela Câmara de Vereadores, de forma que alguns estão tentando minimizar a situação, diminuindo a largura das calçadas para um metro e meio, extinguindo a multa pelo não cumprimento da determinação.

A argumentação desses vereadores gira em torno do fato do município também não ter condições de fazer a sua parte, pois em frente a maioria das residências onde o asfalto passou existe uma vala cheia de lama e mato.

Enquanto o município não colocar bueiros nas ruas e cobrir com aterro, não tem como a população construir as calçadas, mesmo sendo com apenas um metro e meio.

Mas fato é que a população deverá construir as passagens e fazer, pelo menos, um jardim no restante do espaço até a divisa dos quintais. Isto nem o município, nem o estado e nem o governo federal cobram a “Contribuição de Melhoria”, que poderia ser cobrada com o benefício do asfalto.

Então, nada mais justo do que os moradores construírem uma calçada, jardinarem a frente de suas casas, e contribuírem com a urbanização pimentense que depende de todos, e não apenas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.