PUBLICIDADE

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo

Hoje é o último dia de 2010. De hoje para amanhã minhas esperanças em dias melhores se renovam. Quero que as bênçãos de Deus me alcancem e alcancem a minha família, bem como aos meus semelhantes, principalmente com muita saúde e oportunidade de trabalho reconhecido e bem remunerado para que, através dele, possa realizar meus sonhos de construir uma vida digna para mim, minha família e todos aqueles que me cercam e fazem do meu dia a dia um evento cada vez melhor de existência. Espero que Deus queira estas coisas para mim, para meus familiares e para todos aqueles que acessam o pburgente.com.br e o Diário do Dado. Espero que nesta noite de 31 de dezembro de 2010 para 1 de janeiro de 2011, todos queiram parar por uma hora inteira para pensar as ações do ano que vai se findando, com vistas a melhorá-las no ano que vem chegando; espero que todos queiramos, no mais íntimo do coração, perdoar os nossos algozes esperando alcançar o amor que relutamos acreditar que possa existir dentro deles, sem esquecer que não somo exclusivos, sem esquecer que Deus ama também as outras pessoas e não apenas a nós como indivíduos; espero querer ser menos egoísta, menos individualista, menos mesquinho, menos vingativo, menos rancoroso e menos tolo, para que possa ser um homem digno do amor de todos os que me cercam diariamente. Que bom se todos quisessem esse tipo de coisas neste fim de ano.

Feliz Ano Novo a todos os nossos leitores!

Ainda não se sabe ao certo como, mas funciona

As pesquisas mais recentes feitas por pesquisadores americanos mostram que quem bebe moderadamente vive mais do que quem não bebe nada de álcool. Os estudos não deixam de ser polêmicos, porque a fronteira entre quem bebe moderadamente (e isto se restringe a 14 a 42 gramas de álcool no sangue por dia, o que por sua vez se resume em uma a quatro taças de vinho, uma a duas latinhas e meia de cerveja ou uma a duas doses de uísque) e a dependência é muito próxima, sem contar que o exagero na bebida causa malefícios devastadores e contribui para o grande número de acidentes de trânsito no Brasil, por exemplo.

Políticos que se fortaleceram com a derrota nas urnas

Marina Silva é o nome que recebeu um voto em cada cinco dos eleitores brasileiro nas últimas eleições para Presidente. Líder do quase imperceptível Partido Verde - PV, a acreana que foi alfabetizada aos 16 anos, conquistou quase 20% dos votos dos eleitores de todo país. Como ela mesma diz, "perdeu ganhando". Quem também saiu fortalecido com a derrota nas urnas das Eleições 2010 foi o vereador de Pimenta Bueno Cleiton Roque (PSB), que disputou o cargo de vice-governador de Rondônia ao lado de Eduardo Valverde (PT). Cleiton diz que como vice-presidente do diretório estadual teve a oportunidade de consolidar melhor o PSB pelo interior de Rondônia, onde fez importantes amizades. Também abriu um grande leque político e de influências na capital Porto Velho, importante para acelerar seus trabalhos como vereador pimentense. Com vasta experiência pelos corredores rondonienses e em Brasília, o nome de Cleiton Roque começa a ser cogitado para uma disputa pela prefeitura de Pimenta Bueno em 2012. Assim como Marina Silva é um nome promissor e capacitado. Basta saber se os eleitores, quase sempre acostumados ao erro, vão entender a mensagem.

O salário justifica a ânsia de ser eleito

Com um aumento salarial de 61,8% que os deputados federais e senadores proporcionaram para si mesmos, os políticos do Brasil são referências mundiais neste setor. Com um salário anual que vai chegar a quase meio milhão de reais (400.500), os políticos federais brasileiros estão à frente, no quesito vencimentos, em reais, de países como Japão (310.000), EUA (295.000), Canadá (248.000), Alemanha (206.000), Reino Unido (180.000), Itália (147.000) e Espanha (84.000). Isto sem contar que nossos parlamentares federais acenderam o estopim de uma reação em cadeia de aumentos para deputados estaduais e vereadores de todo o país. O reajuste que os deputados e senadores deram a si mesmos recentemente, segundo a revista Veja, é o triplo dea inflação acumulada desde 2007 e dez vezes o índice de 5,9% que eles arbitraram para atualizar o salário mínimo em 2011. A justificativa dos "caras de pau" é que o salário deles demora muito para ser reajustado com relação ao salário mínimo que sobe todo ano, mas nãomencionam que, mesmo assim, têm o maior salário do mundo, enquanto o trabalhador brasileiro (e eles certamente estão fora desta distinta classe), tem um dos menores.

Velhinho safadão vai ser ministro no Brasil

O próximo Ministro do Turismo no Brasil é um velhinho de 80 anos de idade, muito safadão. Trata-se do deputado federal eleito para o sexto mandato este ano, Pedro Novais do PMDB, que usou verba parlamentar para custear seus "embalos" em um luxuoso motel de São Luis do Maranhão. Segundo a última Edição 2010 da Revista Veja, Novais apenas assumirá o cargo porque goza (literalmente) "da confiança da cúpula do PMDB e, sobretudo, é apadrinhado do conterrâneo José Sarney". Alguns pensam que o povo deveria ter o direito, também, de escolher os ministros brasileiros. Mas eu não acredito nisto, pois se não sabem nem escolher os políticos que escolhem, indicam e nomeiam os ministros, como poderiam elegê-los para os ministérios? E viva o Brasil!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TRANSPOSIÇÃO: Reunião no Planejamento define servidores até 91

A inclusão de todos os servidores até 1991; inclusão dos aposentados e reservas, com posterior análise dos pensionistas; opção pelo salário federal, não vedação aos funcionários das empresas de buscarem seus direitos entre outros pontos considerados como da máxima importância para os servidores que passarão para os quadros da União foram aprovados pelo Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo, na tarde de ontem.

A reunião aconteceu entre o Secretário do Planejamento, senador Valdir Raupp e Deputado Federal Mauro Nazif. Os sindicalistas esperaram o desfecho da reunião na ante-sala e receberam a notícia através de Nazif que, com lágrimas nos olhos disse que sua maior missão junto ao funcionalismo público do Estado estava se concretizando. Depois foram levados pelo parlamentar à presença do Secretário que anunciou todos os pontos negociados e garantidos para a transposição.

O encontro desta tarde tinha sido agendado pelo Senador Valdir Raupp, em reunião que aconteceu semana passada, também na sede do MPOG. Durante o encontro, João Bernardo foi conscientizado pelo deputado Nazif, dos pontos que estavam gerando polêmicas e que eram prioritários para que os servidores aderissem à transposição para os quadros da União.

Segundo Mauro Nazif todos os pontos foram garantidos pelo Secretário João Bernardo para a elaboração do Decreto e que agora resta uma corrida contra o tempo para que o Decreto possa ser assinado ainda pelo Presidente Lula, até a sexta-feira, meio dia, quando encerram-se os atos do atual governo.

Pimenta Bueno contemplada com ônibus escolares do governo estadual

“Fico muito feliz, de poder em final de mandato, estar entregando esses novos ônibus aos prefeitos, pois é nos municípios que estão as pessoas e as demandas e sempre atuamos em parceria com as prefeituras, de modo igualitário e municipalista”, disse Cahulla, que estava acompanhado da primeira-dama e ex-secretária de Educação e idealizadora do projeto de aquisição dos veículos, Marli Cahulla, e do deputado estadual, Luizinho Goebel.

Cahulla manifestou ainda a sua satisfação em poder garantir mais conforto e segurança aos alunos, razão maior da compra dos novos ônibus. “Com certeza, o aluno vai se sentir motivado a estudar, a ir à escola, em um ônibus novo, seguro e com mais conforto”, completou.

“É uma das áreas mais dispendiosas da educação o transporte dos alunos. Os ônibus chegam na hora certa, pois poderemos programar para o próximo ano letivo a sua melhor utilização”, afirmou o prefeito de Pimenta Bueno, Augusto Placa (PMDB).

Entidades beneficiadas - Além das prefeituras, entidades que atuam na educação, a exemplo da Comunidade Santa Marcelina, já contemplada com 12 novos ônibus, também foram beneficiadas. É o caso das Escolas Família Agrícolas (EFA’s), a exemplo da EFA Padre Ezequiel Ramin, em Cacoal, que recebeu um novo ônibus para auxiliar no transporte dos mais de 250 alunos que estudam no regime de internato. “São alunos de 24 municípios atendidos pela nossa EFA. O ônibus era uma das maiores necessidades nossa, que agora foi atendida, graças à sensibilidade do governador Cahulla”, declarou o presidente da Associação que administra a EFA Ezequiel Ramin, Adinaldo Bizi.

Bizi ressaltou ainda que em 2010,oGoverno do Estado foi o responsável direto pela manutenção da EFA. “Todos os 26 professores são cedidos e custeados pelo Estado, que também repassou este ano R$ 250 mil liberados, para aquisição de material didático, ferramentas, insumos, combustível e até material de limpeza e higiene, além de uma camionete L-200 semi-nova, que é utilizada para o transporte de professores de Cacoal até a EFA”.

Modelos padronizados - Os ônibus possuem um modelo padrão. Eles vêm com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequados às condições de trafegabilidade das vias (estradas e rios) da zona rural rondoniense. Possuem porta pacotes para acomodar mochilas localizado embaixo das poltronas; poltronas tipo sofá, com encosto de cabeça alto, estofada e revestida em vinil lavável anti-deslizante, com pega-mão nas próprias poltronas; cinto de segurança em todas as poltronas e barra lateral de apoio e segurança junto as janelas nas poltronas reservadas aos estudantes com deficiência; o Foz Super do programa Caminho da Escola também possui bloqueador de ignição, que não permite ao usuário dar partida com veículo engatado; cada janela possui um limite em sua abertura evitando que alunos coloquem as cabeças para fora do ônibus; bloqueador de portas, impedindo a saída com porta aberta e a abertura com o veículo em movimento a mais de 5 Km/h; a cadeira de acessibilidade é guardada em local estrategicamente projetado junto a porta de embarque e desembarque.

Mais de R$ 40 milhões do transporte escolar em 2010 – Através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o Governo do Estado investiu em 2010 mais de R$ 40 milhões no transporte escolar, atendendo a todos os 52 municípios do estado. “Proporcionalmente, de acordo com a quantidade de alunos e as distâncias percorridas, fizemos a partilha dos recursos para atender a todas as prefeituras, que executam o serviço, transportando os alunos da rede municipal e também da estadual, numa parceria que implica em economia para Estado e prefeituras”, finalizou Cahulla.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cleiton Roque solicita conserto urgente do semáfaro na Alcinda Ribeiro

O vereador Cleiton Roque (PSB) encaminhou oficio para o prefeito Augusto Plaça (PMDB), com cópia ao secretário de obras Josias Muniz cobrando urgência da recuperação do semáfaro localizado na Avenida Alcinda Ribeiro com a Presidente Dutra.

O problema no equipamento ocorreu a mais de 10 dias e até o momento não foi providenciado à aquisição da peça que custa em média três mil reais, de acordo com informações obtidas na divisão municipal de trânsito. O referido cruzamento antes da implantação da sinalização eletrônica era ponto de constante registro de acidentes, vários deles fatais.

Na opinião do vereador Cleiton Roque, medidas urgentes precisam ser tomadas para conter o alto índice de acidentes causados, muitos deles, pela falta de sinalização ou pela má organização das sinalizações, “a administração municipal precisa de uma ação imediata refazer as sinalizações em várias ruas e avenidas transformando várias delas em mão única”. Disse o parlamentar.

De acordo com informações o custo para refazer as sinalizações existentes, implantar mão única nas vias urbanas ficará em torno de 400 mil reais, podendo a execução ocorrer com recursos próprios referente ao IPVA (imposto sobre veículos automotores), onde 50% da arrecadação obtidas dos veículos com placas de Pimenta Bueno são transferidos automaticamente para as contas públicas da prefeitura, ou até de convênio com o governo do estado de Rondônia através do DENTRAN (departamento estadual de trânsito).

O último projeto de execução de sinalização de trânsito realizado em Pimenta Bueno foi no ano de 2003, através de convênio celebrado entre a Prefeitura e o governo do estado no valor de 80 mil reais.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Existe um pensamento político pimentense?

Existe um pensamento político brasileiro? – Raymundo Faoro – “A pergunta envolve duas proposições o pensamento político e urra especificidade, o pensamento político brasileiro. Se há um pensamento político brasileiro, há um quadro cultural autônomo, moldado sobre uma realidade social capaz de gerá-lo ou de com ele se soldar. Nesta parte, é oportuna a reflexão, dentro de farta bibliografia, da imitação, da cópia, da importação de paradigmas e modelos culturais. A primeira proposição, pertinente ao pensamento político, extrema o pensamento, o pensamento caracterizadamente político, da ideologia e da filosofia política, entendida nesta locução também a ciência política, mais por motivos de conveniência do que de rigor conceitual.

Para não descer às origens, o ponto de partida é o pensamento, sem voltar ao debate socrático acerca do conhecer e do saber, como está no Teeteto (PLATÃO, p. 88 - segs.). Pensamento, diga-se em redução dicionarizada e simples, é o que se tem em mente, quando se reflete com o propósito de conhecer algo, de entender alguma coisa e quando se delibera com o fim de tomar uma decisão. O pensamento, como ato de pensar, é uma atividade que se dirige ao objeto e cogita de apreendê-lo. Vai-se a definição, ainda que exposta a retificações, sempre provisória.

O pensamento político não é conversível à filosofia política, à ciência política ou à ideologia. Pode haver — e freqüentemente há — pensamento político que não é ideologia e que não é ciência e filosofia política. O pensamento político se expressa, quase sempre, em uma ou outra manifestação: como ideologia e como filosofia ou ciência política. Ele tem, entretanto, autonomia. (...).

A filosofia política e sua enteada, a ciência política, não nascem do mesmo parto. O pensamento político é a política, não a construção da política. "A filosofia política — lembra Leo Strauss - não se identifica ao pensamento político. O pensamento político é coevo à vida política. A filosofia política, entretanto, emergiu de uma vida política específica, na Grécia, em passado que deixou registros escritos. De acordo com a visão tradicional, o ateniense Sócrates (469-399 a.C) foi o fundador da filosofia política. Sócrates foi o mestre de Platão, este, o mestre de Aristóteles. As obras políticas de Platão e Aristóteles são as obras mais antigas dedicadas à filosofia política que chegaram até nós" (STRAUSS e CROPSEY, 1973, p. 1-2).

O legado socrático, na versão platônica, traduz o encontro entre filosofia política e política, numa encruzilhada dramática da humanidade, com a crise da polis grega. O acento dramático fica por conta da idéia de que o mundo político seria moldável pela arte humana, de sorte a entregar o poder político ao filósofo (WOLIN, 1960, p. 34). Nesta identificação entre filosofia e política está a base do construtivismo, que freqüenta a política ocidental em muitos momentos e em muitas direções. Trata-se de uma identificação que, na realidade, oculta o predomínio do logos sobre a praxis, em modelo sempre referenciável no voluntarismo, no denunciado despotismo das influências das teorias sobre os fatos, na importação de valores e programas. Entre o pensamento político e a filosofía política, nao haveria espaço em branco, coberto o eventual antagonismo com os filósofos no poder.

Ganha dimensão, no esquema, o elemento construtor, arquitetônico da política. O magistrado - dita o paradigma – seria igual ao cego se, como o pintor, não reproduzisse na tela o modelo, expresso na justiça (La republique, Pléiade, v. I, p. 1063) "Se o estadista for ignorante do fim a que visa, seria válido, em primeiro lugar, dar-lhe o nome de magistrado, e, em segundo lugar, como poderia ele salvaguardar o fim que não conhece?" Ausente da filosofia, quem seria o detentor do poder, senão o imprevidente oportunista? "Não seria surpreendente que, vazio de inteligência e de sensibilidade, se entregasse, caso a caso, ao fortuito da primeira coisa que ocorresse?" (La republique, Les lois, t. II, p. 1119).”

Existe um pensamento político pimentense? – Arnaldo B. T. Martins – O grandioso estudo de Raymundo Faoro acima mergulha no tema da questão para uma análise profunda sobre o pensamento na política brasileira. Nós, meros pimentenses, não teremos tempo ou meios de mergulhar junto com o autor do Artigo acima para desvendar as infindas sugestões de pensamento desta bela filosofia. Por isso me restrinjo a questionar se em Pimenta Bueno haveria pensamento na política.

A política pimentense é um pequeno bebê que nasceu do ventre de pais viciados e ainda se alimenta de impurezas e drogas, as mais diversas, porque o povo, responsável pelo crescimento e educação desse bebê, o cuida muito mal, deixando-o sozinho a maior parte do dia, e dando sonífero para que não atormente com choros e pedidos de mamadeira durante a noite.

Isto porque muitas práticas encobertas que se praticavam no início do período político pimentense, ainda se praticam hoje, onde o que prevalece é o interesse particularizado, primeiramente da maior parte dos políticos que estão no poder, salvo um e outro, e depois no jogo político das siglas partidárias que engendram manobras específicas na tentativa de se perpetuarem no comando da máquina pública, salvo uma e outra, esteja ela no Poder Legislativo, ou no Executivo e, porque não dizer, no Judiciário.

Portanto, não seria demasiado afirmar que ainda nem se sonha em pensamento político propriamente dito nos seios da "Princesinha da BR 364", porque como sugere o autor do Artigo acima, Raymundo Faoro, esse pensamento é o pensamento na íntegra do que representa no âmbito da política. Mas ao que se pode perceber em Pimenta Bueno, é que quando um político “pensa” na política local, ele “pensa” em si próprio e no que deverá fazer para se manter no poder e crescer dentro dele.

Não se tem notícia, em Pimenta Bueno, de um pensamento desprendido que tenha por objetivo principal o bem comum, que é a essência da política mais pura, que deveria existir para ajudar os mais necessitados que, por milhões de motivos diferentes não conseguem se sustentar em pé diante da sociedade que os assiste. Por isto mesmo é que os políticos, quase sempre se utilizam de manobras justamente em cima desta classe social para se manterem no poder, sem “pensar a política”, e sim, “pensando em si mesmos” como indivíduos que precisam, a todo custo, se manter onde estão atualmente, ou conquistar cadeiras em postos mais elevados.

Vez por outra, quando um político pimentense pensa em conseguir um recurso, ou uma benfeitoria para a comunidade, como dinheiro para ser investido em asfalto ou galerias pluviais, ou uma creche, ou a ampliação de uma escola, o pensamento sobre o benefício que isto trará ao povo, se vier em primeiro plano, vem apenas para camuflar o anseio particularizado emaranhado de pormenores no pensamento dessa personagem política, porque o que na verdade mais lhe interessa é o ônus político que esses recursos ou benfeitorias lhe trará para que permaneça onde está, ou, na melhor das hipóteses, lhe proporcione melhor projeção no âmbito político.

Neste contexto não vem ao caso citar nomes para que não se cometa injustiças, afinal de contas estou falando dos políticos de Pimenta Bueno. Compete ao povo “pensar a política pimentense”, para à partir desta importantíssima atitude escolher melhor os seus representantes, e ver, no futuro, os frutos desse “pensamento” sendo amadurecidos em setores como a saúde, a segurança pública, a educação e o bem estar social. Caso contrário, se a população não quiser se desfazer da canga e do tapa-olho, abrindo assim as portas para o pensamento político local, estará sempre à mercê de quem detém determinado poder, qualquer que seja ele, seja na cadeira majoritária do prefeito, na cadeira do legislador, e até mesmo, como acontece, na cadeira de algum secretário que se acha no direito de exercer mais autoridade do que realmente deveria.

O povo deveria ser o maior responsável pela existência do pensamento da política pimentense, mas ao que tristemente observamos diariamente pelas ruas da cidade, isto não ocorre entre as classes menos favorecidas que preferem se queixar da falta de ações do poder constituído em seus vários setores, enquanto assiste a novela das oito ou o jornal televisivo cheio de mentiras... infelizmente é assim que é.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Sol deixa mensagem para Comitiva em Pimenta Bueno - Por: Joaquim Lopes Louredo

CÂMARA DE VEREADORES APROVA LEI QUE PROIBE REPASSE A ASSOCIAÇÃO RURAL

Folha Pimentense - Foi aprovado por 5 votos favoráveis e 2 votos contrários na sessão extraordinária realizada na última quarta-feira (22) o projeto de lei 1899/2010 de autoria dos vereadores Rodnei Pedroso (PMDB), Vicente Pinheiro (PMDB), Ananias (DEM), Bozo (PSB), Marlene Parra (PT) e Professor Régis (PR) que veda o repasse de recursos financeiros para entidades que procedem a cobrança de ingressos em seus eventos.

Na opinião dos autores do projeto de lei, não existem argumentos que possam justificar o repasse de dinheiro público para ajudar a promover eventos que tem como objetivo arrecadar recursos através da cobrança de ingressos. Argumentam ainda a existência de outras prioridades como educação e maior investimento em esporte.

Um dos fatos que motivou a aprovação do referido projeto de lei foi o repasse realizado pela Prefeitura de Pimenta Bueno no valor de 40 mil reais para 31ª EXPOPIB realizada no período de 04 á 12 de setembro de 2010, contrariando o pedido da câmara de vereadores que naquele momento entendiam que o recurso seria melhor aplicado investido na saúde publica. Através de um ato unilateral da vice-prefeita Carla Perón, o recurso foi remanejado por decreto e repassado para a associação rural.

Votaram contrário o projeto de lei os vereadores Cleiton Roque (PSB) e Jean (PTB). Na opinião do vereador Cleiton Roque não havia necessidade de medida drástica, podendo apenas ter critérios para definir as prioridades dos repasses, “não podemos colocar divergências políticas a frente das instituições, os dirigentes passam e as instituições ficam, não podemos esquecer que uma de nossas potencialidades é a agropecuária e a nossa principal festa é a exposição agropecuária contando ainda com feiras de artes, artesanatos e industrial, onde durante esse período nosso Município torna-se o centro de transações comerciais, nossas potencialidades são divulgadas elevando o nome de Pimenta Bueno”. Disse o vereador.

Votaram favorável o projeto os vereadores, Bozo, Ananias, Marlene Parra, Professor Régis e Rodnei Pedroso.

Segue para o executivo onde o prefeito Augusto Plaça (PMDB) tem 15 dias para sancionar ou vetar o projeto de lei.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Cleiton Roque manifesta sua opinião contrária à cobrança da Taxa de Lixo na conta de energia elétrica em Pimenta Bueno


Texto, Foto e Vídeo: Arnaldo B. T. Martins - O vereador Cleiton Roque (PSB), durante Sessão Extraordinária que aconteceu na tarde do último dia 22, manifestou sua opinião contrária à cobrança da Taxa de Lixo na conta de energia elétrica do contribuinte pimentense.

O vereador ficou indignado também com o fato do Projeto de Lei ter chegado para ser votado no dia da Sessão Extraordinária. Cleiton Roque disse que esse tipo de projeto, polêmico e que mexe no bolso do cidadão pimentense, não pode ser votado aleatóriamente e às pressas, na última sessão do ano, conforme acreditam algumas autoridades da Administração Municipal.

O vereador observou que muitos projetos estão inacabados por falta de planejamento, como os viadutos, e que a população não agüenta mais este tipo de atitude dos políticos pimentenses. “O projeto merece cautela da nossa parte, porque nossa preocuação é com a população”, disse Cleiton Roque.

Assista ao Vídeo abaixo:

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Marlene Parra pede um minuto de silêncio em homenagem à jovem Sol

Vereadores homenageiam Sol com um minuto de silêncio


Foto e Texto: Arnaldo B. T. Martins - A pedido da vereadora Marlene Parra (PT), ao final de Sessão Extraordinária na tarde desta quarta-feira (22), os vereadores de Pimenta Bueno fizeram um minuto de silêncio em homenagem à jovem Solange (Sol), falecida vítima das pisaduras de um touro. Sol era muito conhecida no meio jovem pimentense e entre as autoridades da cidade.

Sempre envolvida com eventos culturais e tradicionais que promoviam cavalgadas e festas pelo interior da região de Pimenta Bueno, Sol foi sepultada na manhã de hoje depois de passar em grande cortejo pelo Centro da cidade, arrastando centenas de pessoas emocionadas, que deram o seu último adeus.

A vereadora Marlene Parra foi uma das incentivadoras de vários eventos de montaria e tropas, onde Sol estava sempre presente. A jovem era Presidente e Fundadora da Comitiva Sem Fronteiras, onde deixou muitas saudades.

Um Shofar tocou no céu, enquanto um Berrante tocava na terra - Despedida da Sol

O Sol se pôs em Pimenta Bueno


Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins - Centenas se reuniram na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na manhã cinzenta desta quarta-feira (22), para a última despedida de uma das jovens mais talentosas da cidade, Sol.

O cortejo fúnebre, com certeza o maior de 2010, foi liderado por uma carroça simples, puxada por um mulinha. Sobre a carroça foi o caixão da jovem que, em sua última trajetória, arrastou uma multidão entristecida e chorosa.

Na saída da Câmara de Vereadores os toques dos berrantes marcaram o início da última passagem de Sol pelo Centro da cidade. Comerciantes, comerciários e a população em geral parou para prestar sua última homenagem a uma das jovens mais alegres e enérgicas de Pimenta Bueno.

Muitas autoridades compareceram para confortar a família e dar o seu último adeus. Políticos, empresários, patrocinadores, secretários, advogados e a população em geral, na maior parte jovens que conheciam a jovem que não saía de cima de um cavalo.

Muitos peões de rodeio marcaram presença através da várias comitivas que vieram de cidades da região. Peões de fazendas distantes também marcaram presença. Centenas de amigos compareceram para o último adeus.

O Sol se pôs em Pimenta Bueno!





Multidão se reúne para se despedir de Sol

Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins - Uma multidão se reuniu na frente da Câmara de Vereadores de Pimentqa Bueno na manhã desta quarta-feira (22), para se despedir da jovem Sol, vítima de sua paixão por montarias e cavalgadas. Centenas de cavaleiros, comitivas, tropas e muitos amigos de cidades de toda região, se reuniram para a última despedida.






terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Juventude pimentense de luto

Sol na Cavalgada da Expoeste 2010

Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins - Boa parte da juventude de Pimenta Bueno está de luto nesta terça-feira nublada em Pimenta Bueno. Faleceu, vítima de uma tragédia, uma das jovens mais extrovertidas que poderiam existir na cidade: Sol. O apelido grandemente difundido no universo das cavalgadas, aberturas de Festa de Peão e Rodeios, ficou mais do que conhecido entre os amantes deste tipo de esporte: como indica seu significado, ficou irradiante.

Não tinha como encontrar Sol pelas ruas de Pimenta Bueno, a qualquer hora do dia ou da noite, e vê-la triste. Não conheço ninguém que possa afirmar o contrário de sua alegria de viver, de andar a cavalo (sua maior paixão), de integrar comitivas que passavam dias e noites pelas estradas do interior da região, caminhando de cidade em cidade, praticando a harmonia entre os companheiros, fazendo novas amizades e, acima de tudo, conforme ela me disse um dia, estar em contato com a natureza e com as raízes da cultura que um dia foi o início do desenvolvimento da pecuária no Brasil, as tropas.

Falar em Sol é falar em uma jovem baixinha, sorridente o tempo todo, de cabelo longo e volumoso, de chapéu na cabeça, de botas nos pés, de calça jeans, camisa de botão manga comprida, e claro, um belo cinturão com uma fivela reluzente. Assim era Sol em sua essência.

Descrevendo-a assim parece que morava numa fazenda. Que nada. Moça direita da cidade. Gostava de baladas e era presença garantida na maior parte das festas realizadas na cidade e na região.

Sol está deixando uma legião de admirados que já estão sentindo saudades. Seu corpo está sendo velado no saguão da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno. Era conhecida das principais autoridades pimentenses. Trabalhava como secretária da Defensoria Pública, onde também deixa muitas saudades.

Era entrosada com todos os tipos de gente, desde os mais humildes que conhecia pelas cavalgadas afora, aos doutores das leis como advogados, promotores e juízes. Participava de ações sociais que arrecadavam alimentos para distribuir às pessoas menos favorecidas da sociedade.

Morreu fazendo o que mais gostava de fazer: subiu num touro e caiu. Foi pisoteada e não resistiu aos ferimentos que sofreu. Não se trata de ser uma morte “linda” ou “horrível”. Trata-se da morte de uma jovem honrada, como poucas de sua idade, que muitas vezes têm chance de ser alguém na vida, mas preferem se acovardar atrás da apatia, da preguiça e de todos os tipos de doenças modernas que se possam imaginar.

Esta não era Sol. Sol brilhava; Sol ardia; Sol irradiava; mas deu lugar à saudade; deu lugar ao vazio e deixou em nossas mentes as mais confortantes lembranças: as lembranças de uma pessoa ótima; as lembranças de uma pessoa que por todos os motivos do mundo... merecia viver...

Entrevista com a Sol



Pimenta Bueno está mirando o Latino Americano de Motocross 2011

Follow pburgente on Twitter Chico Limeira - Evento já bastante tradicional para o motociclismo brasileiro e em especial de Rondônia, o Campeonato Latino Americano de Motocross de 2011 já tem suas datas confirmadas e locais pré- estabelecidos para acontecer. A competição que envolve pilotos de todos os países latinos, na próxima temporada será disputada em três Etapas, sendo uma no Equador, outra no Rio de Janeiro e encerrando nos dias 6 e 7 de agosto, com a Etapa de Rondônia. O evento é uma realização da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR em parceria com a União Latino Americana de Motocross – ULM e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM.

Faltando ainda pouco mais de oito meses para a realização evento, a diretoria da FMR em parceria com a ULM e CBM, já trabalham forte para garantir que a Etapa rondoniense do Latino 2011 ocorra com sucesso ainda maior que os anos anteriores. O Evento já começou a ser elaborado durante da eleição da nova diretoria da ULM, no último dia 27 de novembro, em San Juan – Porto Rico.

De acordo com Reinaldo Selhorest, presidente da FMR, este Latino Americano promete ser um dos mais fortes de todos os tempos, devendo contar com a presença de no mínimo 15 pilotos estrangeiros, dentre os melhores das Américas, além dos principais pilotos brasileiros já confirmados para a disputa. Segundo Reinaldo, haverá incentivos extras para que o evento reúna os melhores nomes do MX nacional, brigando diretamente com os gringos, que venceram o Latino Americano das últimas temporadas.

Ainda conforme Selhorst, as cidades de Pimenta Bueno, Cacoal e Espigão do Oeste estão entre os locais cotados para ser sede da Etapa final do Campeonato Latino Americano 2011 de Motocross. A prova está confirmada para acontecer nos dias 6 e 7 de agosto, devendo a cidade sede ser definida ainda no início do próximo ano.

“Uma das preocupações nossa é em manter o padrão dos eventos promovidos pela Federação de Motociclismo de Rondônia, oferecendo uma grande estrutura e com pista a altura dos maiores eventos do MX internacional. O nosso trabalho na preparação da prova já começou e será intensificado com a aproximidade do evento que será com certeza um dos mais fortes já realizados”, afirmou Selhorst.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ERREI

Follow pburgente on Twitter Havia escrito no texto anterior que a Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno "tirou cerca de R$ 3 milhões de reais do poder de remanejamento do prefeito para o Orçamento do ano que vem", quando na verdade foram pouco mais de R$ 2 milhões de reais. O valor me foi passado depois que havia escrito o texto pelo vereador Cleiton Roque (PSB).

O sistema parece que só atende os interesses de suas "autoridades" envolvidas

Follow pburgente on Twitter O sistema público é formado por centenas de autoridades numa cidadezinha como Pimenta Bueno. Boa parte dessas autoridades constituídas para defender os interesses da população, na verdade, como disse, BOA PARTE defende apenas os próprios interesses, e em suma esses interesses estão ligados ao dinheiro, pelo menos é isso que me deixam para pensar, ou então por que cargas d'água uma empresa de outra cidade presta serviços para a prefeitura local, compra serviços de prestadores pimentenses para justificar seus recebimentos, recebe da prefeitura mas não paga os prestadores pimentenses?

Isso tem que acabar, porque, pelo bom senso, a prefeitura deveria, em primeiro lugar, priorizar os prestadores de serviço da cidade, ou então dá nisso: a empresa vem de fora, ganha o nosso dinheiro, contrata o nosso trabalho, e não nos paga; passam o seu gordo fim de ano contando as novíssimas notas de Real pimentense em sua cidade, enquanto os trabalhadores de Pimenta Bueno passam o fim de ano chupando o dedo.

"O sistema é burocrático", diz um; "deu PROBLEMA na documentação", diz outro; "isso é assim mesmo", diz outro ainda. E está certo: "isso é assim mesmo", porque enquanto a contabilidade dos interesses de cada uma das "autoridades" envolvidas no processo (esquema?), não bater certinho, um fica puxando a ficha (o tapete?) do outro, e a gente ó: top-top-top.

MAS PODEM TER CERTEZA QUE ESSA POUCA VERGONHA VAI ACABAR. NÃO PERDEM POR ESPERAR!

A Câmara de vereadores parece que começou a fazer a sua parte: Tirou pouco mais de R$ 2 milhões de reais do poder de remanejamento do prefeito para o Orçamento do ano que vem, fazendo com que praticamente tudo o que o prefeito queira fazer em 2011 referente a "gastar dinheiro público", passe pela Câmara de Vereadores. Particularmente não acredito na sanção dessa lei, pois será muito mais fácil vetá-la. Mas aí vou ter muito mais o que escrever, não é mesmo?

Igreja Betel Multiplica discípulos

Fotos: Arnaldo B. T. Martins

Follow pburgente on Twitter «Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.» (João 21:17)

Jesus não queria que Pedro voltasse a ser um mero pescador de peixes com o intuito maior de sustentar a família, depois de ter passado um grande tempo ao seu lado fazendo parte da sua grandiosa Obra enquanto esteve como homem sobre a face da terra.

Já era a terceira vez que Jesus aparecia aos seus discípulos diretos depois de ter ressuscitado. Jesus queria que Pedro voltasse a ser o pescador de homens que era antes. Enquanto Jesus viveu, Pedro, andando ao seu lado, «pescava homens», mas depois de Jesus morto, «morreu» Pedro também se esquecendo do que Jesus havia dito: «quero que seja pescador de homens». Agora, Jesus resgatava a Pedro e confirmava na vida deste grande discípulo, o seu chamado.

O Senhor Deus tem um chamado para as multidões. Poucos são os que ouvem. Pouquíssimos são os que entendem. Quase nada são os que obedecem ao chamado.

Na noite do último dia 19, a Igreja Betel Apostólica das Nações - IBAN, realizou um culto de Multiplicação, onde os discípulos já devidamente preparados foram legitimados para assumir uma Célula em suas casas. Várias dezenas de discípulos foram legitimados em um culto que lotou a sede da IBAN em Pimenta Bueno.

Pertencente a Visão Celular no Modelo dos 12, a IBAN realiza o evento duas vezes ao ano, e o próximo já está marcado para o dia 17 de Julho de 2011, onde muitos fiéis terão a oportunidade de serem multiplicados.

O Apóstolo Paulo Mazalli explicou que nem sempre os fiéis entendem o chamado de Deus e ficam receosos em abrir uma Célula em Casa. «Acima de tudo é um compromisso com Deus de levar a Arca da Aliança para casa, e conseqüentemente as bênçãos que A acompanham», disse o Apóstolo durante sua pregação.

A Apóstola Rosângela Mazalli abençoou suas discípulas, profetizando sobre suas vidas muitas bênçãos. «Temos a certeza de que a cidade de Pimenta Bueno pertence ao Senhor Jesus, e que uma nova e grande geração de adoradores e ministradores da Plavra de Deus está nascendo hoje. Vocês são consolidadores capacitados para levar a paz e a esperança para dentro dos corações das famílias que procuram por alento e conforto espiritual», pregou.

Muitos foram os que manifestaram a sua ansiedade em abrir uma Célula pela primeira vez, e celebraram louvores a Deus em agradecimento pelas bênçãos que tem derramado sobre esta denominação. Ao despedir os seus discípulos, o Apóstolo Paulo Mazalli também lançou profecias de bênção sobre o seu povo «mais que vencedor».









Homenagem do deputado federal Eduardo Valverde ao amigo Odair Cordeiro, ícone do PT em Rondônia

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Marlene Parra consegue recursos para Pimenta Bueno em Brasília

Follow pburgente on Twitter Entre os dias 7 e 10 de dezembro deste ano, os vereadores Marlene Parra (PT), Rodinei Pedroso e Vicente Pinheiro do PMDB e Ananias Pereira de Jesus (DEM), realizam a última viagem do ano à Brasília, afim de garantirem recursos para Pimenta Bueno no Orçamento da União através dos representantes federais do Estado de Rondônia.

Depois de uma importante audiência com a senadora Fátima Cleide e o deputado federal Eduardo Valverde, ambos do PT, a vereadora Marlene Parra garantiu verbas no total de R$ 1.750.000,00 (Um milhão setecentos e cinqüenta mil reais) para o Município de Pimenta Bueno, a serem aplicado no decorrer do ano que vem.

A Senadora Fátima Cleide garantiu à Vereadora emenda de R$ 761.059,34 (Setecentos e sessenta e um mil e cinqüenta e nove Reais e trinta e quatro centavos) para a Construção de Escola com seis salas de aula no Distrito Itaporanga. A vereadora destaca a importância de se investir na Educação como forma de prepara e qualificar o cidadão para o futuro.

O deputado federal Eduardo Valverde garantiu emenda no valor de R$700.000,00 (Setecentos mil Reais), com vistas à conclusão das obras do Camelódromo. “Nossa cidade está se desenvolvendo bem tornando importante a conclusão de obras públicas que venham de acordo com a realidade do nosso povo trabalhador, a exemplo dos camelôs que necessitam de um local mais digno onde possam desenvolver o seu trabalho”, disse a vereadora.

Marlene Parra não deixou de observar o empenho particularizado de cada parlamentar municipal pimentense que esteve em Brasília no anseio de defender os interesses da população. «Pimenta Bueno não tem condições de caminhar com as próprias pernas, já que mal dá conta de efetuar o pagamento da folha interna. Logo, vejo com bons olhos o fato dos vereadores virem a Brasília para colaborarem com a administração municipal, buscando recursos nos gabinetes federais onde, aliás, sempre somos recebidos com entusiasmo», finalizou Marlene Parra.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Quase 3 horas de espera para ser atendido no Banco do Brasil

Foto: Rafaela Del Negri Follow pburgente on Twitter Foram 2h45min de espera para ser atendido por um caixa do Banco do Brasil em Pimenta Bueno. Conforme o ticket da senha C745, a entrada foi registrada às 13h08min (horário de Brasília), ou seja, às 11h08min horário local. Mas o atendimento foi feito depois das 13h52, horário local, momento em que foi registrada a foto acima quando a senha C744 foi chamada.


O Presidente da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno, Rodnei Pedroso, estava na agência esperando para ser atendido a mais de uma hora. Indagado sobre a Lei Municipal que regulamenta o tempo de espera para ser atendido em agências bancárias na cidade, ele respondeu: "Não sei mais o que fazer". Ele comentou também que "trabalhar com agências financeiras é muito complicado", e disse que em conversas passadas com outros vereadores foi cogitada a possibilidade da comunidade protestar contra a falta de respeito e consideração que o Banco do Brasil tem com os seus clientes em Pimenta Bueno.


Logo, se os vereadores que são autoridades constituídas por Lei, não têm autonomia para fiscalizar a execução da Lei que eles mesmos aprovaram na Casa de Leis, como a comunidade vai obrigar o Banco do Brasil a cumprir a regulamentação do tempo de atendimento? O Prefeito Augusto Plaça foi quem sancionou a Lei Municipal de regulamentação do tempo de atendimento nas agências bancárias, mas também, ao que parece, não "mexe uma palha" para que a lei seja fiscalizada e as punições aplicadas.


Então fica tudo à mercê do banco, que para realizar mais de 100 atendimentos apenas nos caixas, não disponibiliza mais do que 3 profissionais neste setor. As cadeiras destinadas aos clientes que necessitam de atendimentos nos caixas não passam de 18, mas nesta segunda-feira (13) haviam mais de 70 pessoas aguardando atendimento nos caixas, a maior parte, obviamente, em pé.


Este tipo de acontecimento que já se tornou corriqueiro, demonstra que o brasileiro, de modo geral, não está preparado, em primeiro lugar, para cobrar os seus direitos; em segundo lugar, para votar; em terceiro lugar, para legislar; em quarto lugar, para fiscalizar e, em quinto lugar, para administrar. Quem quiser contestar o que estou escrevendo tem a liberdade do link de "Comentários" logo abaixo (desde que dentro do bom senso e da boa educação). A apatia que domina a todos os envolvidos, desde o gerente do banco que faz de conta que não é com ele, passando pelo clientes, pelos vereadores até o prefeito, é que me dá margens para pensar do modo que estou pensando, e escrever do jeito que estou escrevendo. 


E quem quiser que eu não pense do jeito que estou pensando, e não escreva do modo que estou escrevendo, a respeito deste assunto, que tome uma providência e faça alguma coisa, porque mesmo com toda ignorância que tenho, dá pra saber que algum vereador já poderia ter entrado com uma representação a respeito deste assunto no Ministério Público, ou será que eu mesmo terei que fazer isto?

Eterno Caos

Follow pburgente on Twitter E continua o caos na agência do Banco do Brasil em Pimenta Bueno, porque não há fiscalização municipal ou Câmara de Vereadores capazes de dar um jeito. Nesta segunda-feira (13) pela manhã, quando a senha 745 entrou para o serviço de caixas, haviam 65 senhas na frente para serem atendidas. Contudo, apenas 18 cadeiras estão disponíveis para os clientes que aguardam atendimento nos caixas. Dezenas de pessoas estavam em pé, segurando sacolas e capacetes nas mãos ou pendurados pelos braços, sem perspectiva de serem atendidas dentro do tempo estabelecido por lei. Enquanto prevalecer a certeza da impunidade em Pimenta Bueno, quem vai continuar sofrendo é o povo... no caso do Banco do Brasil, seus próprios clientes.

Projeções furadas

Follow pburgente on Twitter Tem gente se projetando para a campanha eleitoral de 2012 querendo ser vereador em Pimenta Bueno pela primeira vez, até porque o quadro aumentará de nove para treze edis. Mas tem gente que sabe o que está fazendo e tem gente que não tem a mínima noção. Tem gente que acha que é bonito, e que por isso retém os preceitos necessários para ser um legislador. Os eleitores têm que estar atentos a este tipo de oportunista que não consegue vencer na vida e tenta fazer da máquina pública uma escada larga para alcançar suas realizações pessoais, geralmente minadas pela falta de criatividade e coragem para trabalhar. Pior do que votar num candidato em troca de tijolo, telha ou cimento, é votar num candidato por causa das promessas mentirosas que faz, ou por que é bom em falar mal dos outros por onde passa. Esse tipo de marginal tem que ser extirpado da face da terra pela urna, e o que estiver ao nosso alcance para que isto ocorra, faremos. Candidatos sérios têm que ser respeitados, mas candidatos indignos do mínimo de respeito por suas atitudes destruidoras, têm que ser combatidos e derrotados na urna, para que depois não se tornem sanguessugas do bem público em detrimento do povo e em favorecimento próprio.

Inicia mais uma etapa da obra do canal central

Foto: Rafaela Del Negri Follow pburgente on Twitter A Prefeitura de Pimenta Bueno iniciou a construção de mais um trecho do canal central, as galerias pluviais do córrego que atravessa boa parte da área central do município estão sendo realizadas em etapas.

Após a assinatura do contrato no mês passado, objetivando a execução de mais uma etapa, desta vez será contemplado com as galerias em concreto armado, o trecho entre a Rua Princesa Isabel e Rua Dom Pedro II.

A obra esta sendo executado através de do convênio nº 047/PCN2008/MD, celebrado entre A União representada pelo Ministério da Defesa – MD e Município de Pimenta Bueno por intermédio da Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno – RO.

O valor da obra e de aproximadamente R$ 177.264,04 do referido convênio, mais contrapartida do Município no valor de R$ - 17.945,63

A execução é da empreiteira contratada pelo município, e será realizado conforme especificações constantes no projeto básico, planilha orçamentária, cronograma físico-financeiro, caderno de especificações técnicas, plano de trabalho e projeto arquitetônico.

Os recursos são de emenda parlamentar do Deputado Federal Eduardo Valverde (PT-RO), que sempre tem disponibilizado emendas para o município de Pimenta.

O Prefeito Augusto Plaça agradece ao Deputado, e disse que o objetivo desta obra e resolver para sempre o problema de alagamento que era freqüente no período chuvoso, na área central do município, atingindo principalmente os comerciantes e diretamente vai beneficiar os camelódromos, que por diversas vezes tiveram prejuízos com as enchentes temporárias.

Governador eleito anuncia para a tarde desta segunda divulgação de mais três nomes

Tudo Rondônia - O governador eleito de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), deixou para a tarde desta segunda-feira, 13, o anúncio de “mais dois ou três nomes” de pessoas que vão compor seu secretariado.


Em mais um texto postado em seu blog, o governador eleito flexibilizou os critérios para a nomeação dos futuros assessores. Agora não basta apenas estar sendo processado judicialmente para ficar de fora do governo peemedebista: “tem que ser ficha suja mesmo”. Segundo Confúcio, “apenas o ‘bizu’ de que não é gente boa não basta”.


Em tom de lamentação, o governador eleito mandou um recado para os amigos: “Claro que ficará (de fora do Governo) muita gente, amigo e conhecido recente, que tem qualidades extraordinárias, mas, que infelizmente não cabe nos quadradinhos dos organogramas”.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Novas cédulas de Real na segunda-feira (13)


O Banco Central informou nesta sexta-feira (10) que a segunda família de cédulas do real começará a circular na próxima segunda-feira (13). Os primeiros modelos em circulação serão as notas de R$ 50 e R$ 100.
As novas notas entrarão em circulação por meio dos bancos comerciais, sendo que as cédulas atuais continuarão valendo e somente serão retiradas de circulação em decorrência do desgaste natural, informou o Banco Central. As novas notas custam cerca de 25% a mais do que os modelos antigos, segundo informações da autoridade monetária.
Na nova cédula de R$ 100, permanece a garoupa de um lado e a efígie da República, do outro. Na nota nota de R$ 50, continuam a onça pintada e efígie da República. Os animais, porém, estão na posição horizontal. No modelo atual, aparecem na posição vertical. As mudanças são tecnológicas e de design, mas o BC afirmou que todos os animais representados nas notas atuais continuarão a figurar nas novas versões.
Segundo a autoridade monetária, as novas cédulas também atenderão a uma demanda dos deficientes visuais, que tinham dificuldades em identificar os valores nas notas atualmente em circulação. "Com tamanhos diferenciados e marcas táteis em relevo aprimoradas em relação às atuais, a nova família de cédulas facilitará a vida dessa importante parcela da população", informou a instituição.
Quando foi anunciado o projeto da segunda família de cédulas do real, em fevereiro deste ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que os novos modelos seguiriam um  padrão internacional que dificultará a falsificação. Segundo disse ele na ocasião, os novos modelos de notas também auxiliam na "internacionalização" da moeda brasileira.

Projeto do deputado federal Mauro Nazif é aprovado na Comissão de Assuntos Sociais - CAS

Relatório favorável da senadora Fátima Cleide (PT-RO) ao PLC 173/10, que concede o 13º salário aos “soldados da borracha”, foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, segue agora para a promulgação da Presidência da República.

Em seu voto, a relatora registrou ser “justo e importante” estender aos trabalhadores convocados para a extração da borracha na Amazônia o 13º salário, nominado de gratificação natalina, benefício já concedido a muitas pessoas que têm pensões e aposentadorias, inclusive anistiados.

“Conceder a gratificação natalina é o reconhecimento pela dedicação, civismo e patriotismo, e também pela luta e sacrifício dos solados da borracha em prol do esforço de guerra que culminou com a vitória dos países aliados na segunda guerra mundial”, lembrou a senadora Fátima.

De autoria do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) o projeto acrescenta o art. 2º-A à Lei nº 7.986, de 1989, que estabeleceu pensão mensal vitalícia aos “soldados da borracha”, conforme previsto no art. 54 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal.

Fátima Cleide explicou aos membros da CAS que os soldados da borracha, recrutados no nordeste, foram levados aos estados do Amazonas, Acre e Rondônia para multiplicar a produção de borracha utilizada pelos Estados Unidos como matéria-prima durante a Segunda Guerra Mundial.

Naquela época o Brasil fez uma convocação para que os homens pudessem ajudar no esforço de guerra; uma parte deles era convocada para o front e outra parte era convocada para cortar seringa na Amazônia e ajudar os Estados Unidos a ter borracha, porque haviam perdido, na época, os seringais na Malásia.

Segundo a senadora, dos cerca de 60 mil homens convocados, quase a metade morreu no seringal e foram enterrados lá mesmo. Dos 50% que ficaram, três quintos já faleceram, restando um pequeno número de brasileiros que está há mais de 67 anos esperando receber a integralidade de seus direitos, dentre os quais o pagamento do décimo-terceiro salário.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Brito do Incra elogia trabalho da Polícia Federal, mas fica desapontado com menção de seu nome em conluio com jornalista

Follow pburgente on Twitter O site O Observador afirmou em matéria na última terça-feira (7), que “a denuncia de compra de votos por R$ 30,00 na cidade Pimenta Bueno, contra a deputada estadual eleita Glaucione Rodrigues (PSDC-Cacoal) feita pelo jornalista de Cacoal, José Maria Monteiro, não passou de uma armação para prejudicar a deputada e beneficiar o candidato Brito do Incra, 1º Suplente”, segundo relatório final da Polícia Federal.

Brito do Incra, por sua vez, afirmou à Imprensa pimentense na manhã desta quarta-feira (8), que nunca, ao menos, deu “bom dia” ao referido jornalista, que não o conhece e que por esses motivos não poderia ter entrado em conluio com o profissional. O 1º Suplente de Deputado Estadual deixou claro que ganhou nos votos, mas perdeu na urna, e que por não precisar da política para viver, não tem motivos para perseguir a deputada eleita, que merecidamente conquistou uma das cadeiras da Assembléia Legislativa de Rondônia nas últimas eleições.

Brito do Incra elogiou o trabalho da Polícia Federal, que segundo ele tem sido motivo de orgulho diante dos importantes trabalhos que realiza, não apenas em Rondônia ou em Pimenta Bueno através da equipe “Operação Roosevelt”, mas em todo Brasil.

“Não faço parte, como acreditam muitos, do grande grupo que em desacordo com a Lei 4.737/65, em seu Artigo 299, onde diz que ‘dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita’, é crime”, disse Brito do Incra concordando com o fato de que “este é um fenômeno nacional, a venda de votos nas eleições, às vezes, até mesmo por quantias modestas”, conforme anotou em suas considerações o Delegado de Polícia Federal, Márcio Souza Mamede.

“O espaço que tenho conquistado no Estado de Rondônia, onde me são inúmeros os amigos, ocorre através de muito trabalho, profissionalismo e honestidade, de forma que os lugares que ainda hei de galgar serão por merecimento e não por força. Honro os milhares de votos que me foram confiados com respeito e suor, e não com manobras ilícitas ou conluio para prejudicar quem quer que seja”, finalizou Brito do Incra.

Leilão pode ajudar menino rondoniense

Wânia Ressutti - Em uma corrente de solidariedade, foi realizado no domingo, 5, em Nova Mamoré, leilão beneficente em prol do menino Djair Ferreira Ramos Júmior. A finalidade do evento foi arrecadar recursos financeiros com o objetivo de levar o garoto à China, para o tratamento com células-tronco. Outros municípios poderão se organizar e abraçar essa causa.

Júnior, filho de Djair (funcionário da Emater-RO) e Rita nasceu pré-maturo em 10 de agosto de 2006, em Recife-PE, onde contraiu uma bactéria que o deixou com sequelas. Hoje, com 4 anos de idade, é portador de paralisia cerebral. A luta de seus pais na busca do tratamento é grande. Mas é ainda maior a esperança de continuar vendo, estampado na face do filho, o sorriso límpido de uma criança feliz e muito amada.

A China é hoje referência em estudos de células-tronco, e tem recebido diversos pacientes brasileiros. Lá as pesquisas são permitidas, apoiadas pelo governo e estão bem avançadas. O tratamento consiste em injeções de células-tronco extraídas de cordão umbilical de bebês chineses.

Para ajudar os pais da criança a custear despesas de viagem e estadia na China, amigos e amigos de amigos estão se mobilizando com o intuito de realizar eventos que arrecadem recursos financeiros. Em Nova Mamoré foi realizado um leilão de animais. Para realizar esse segundo leilão (o primeiro foi realizado em Guajará-Mirim), foram doados mais de 100 animais entre bovinos, equinos, muares e carneiros. A venda dos animais resultou em aproximadamente, 55 mil reais.

O leilão contou ainda com apoio voluntário de funcionários e instituições como Emater, Idaron, Loja Maçônica, comerciantes, setor madeireiro, produtores rurais e toda a sociedade de Nova Mamoré.O próximo leilão deverá acontecer em Ponta do Abunã, com apoio do distrito de Extrema, mas outros municípios também podem ajudar. Se alguma cidade estiver interessada em realizar um leilão ou até mesmo outro tipo de evento, poderá entrar em contato pelos telefones (69) 3541-4982, 8435-2209 ou 9963-6793.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vereadores querem mais recursos para o trânsito de Pimenta Bueno


O Orçamento 2011 está na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno para ser votado, mas os parlamentares municipais são uníssonos ao confirmarem que emendas parlamentares terão que ser colocadas para que o Orçamento atenda com mais justiça os anseios da população.

O Vereador Cleiton Roque (PSB), por exemplo, disse ontem (6) que os R$ 80 mil reais previstos no Orçamento para serem aplicados no trânsito pimentense não condizem com a demanda do que é necessário. Ele disse também que a Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN, arrecada ao todo mais de um milhão de reais por ano na cidade, e que a Câmara de Vereadores tem que encontrar mecanismos de fazer com que boa parte desse recurso seja investido no trânsito local.

Cleiton Roque disse ainda que o projeto que regulamenta o trânsito de Pimenta Bueno, e que foi elaborado pelos técnicos do DETRAN, já está pronto, e de acordo com a Prefeitura Municipal são necessários mais de R$ 400 mil reais para que seja implantando.

“Sabemos que o município não tem condições de bancar a implantação desse projeto tão importante para a nossa cidade, e sabemos que os técnicos da Prefeitura vão encontrar resistência em Porto Velho para conseguirem a liberação desse dinheiro no gabinete do governador eleito, Confúcio Moura, logo no início do próximo ano. Portanto, temos que encontrar mecanismos para que boa parte desse montante seja conseguida nos recursos arrecadados pela CIRETRAN local, para que aí sim, a Prefeitura tenha melhores condições de concluir a implantação do projeto”, finalizou Cleiton Roque.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Moto de mototaxista vai parar dentro de vala

Não se sabe ao certo como a moto de placa NDX 5684, com o registro de mototaxi número 23, foi parar dentro de uma vala com mais de 2 metros de profundidade, atrás do Camelô em Pimenta Bueno, na tarde deste sábado (4). Testemunhas disseram que o condutor aparentava embriaguez e não transportava passageiro. Ao chegar no local o Corpo de Bombeiros constatou que a vítima havia se evadido. Em seguida chegou uma guarnição da Polícia Militar. Os policiais retiraram o veículo de dentro da vala com ajuda de populares, e tomaram as providências de praxe.


A vala em si não oferece riscos para quem trafega pelas ruas locais obedecendo as leis de trânsito, o que leva à conclusão geral de que o condutor, no mínimo, estava desatento e, certamente, infringindo as leis do trânsito brasileiro. A menos de 50 metros do local do acidente está o Centro de Formação de Condutores Lima (Atrás do Banco Bradesco). Fica então a dica para esse possível infrator voltar às aulas de trânsito antes que morra ou mate alguém pela cidade.

Bombocado Delicatessen dá a dica para um bom café da manhã



A Bombocado Delicatessen, que fica ao lado da Casa Lotérica bem no Centro de Pimenta Bueno, é um local onde a sociedade pode se deliciar com um café da manhã de primeira, principalmente se combinado com antecedência com a Luciana, que é a propietária do local. A Bombocado Delicatessen além de ter excelentes indicações para um café da manhã saudável, também aceita encomendas de bolos e salgados para festas. É só conferir!

Veja abaixo as dicas da Bombocado Delicatessen para um bom café da manhã:
*Após oito a doze horas sem comida – o tempo que você levou na cama, após sua última refeição, normalmente o jantar – seu corpo precisa reforçar os estoques de glicose. Sem o café da manhã, seu cérebro e seus músculos não terão a energia que precisam para sustentar os níveis de atividade para o início do dia.

Diversas pesquisas já apontaram que pessoas que pulam o café da manhã se sentem mais cansadas, irritadas e com a sensação de exaustão durante a manhã. Em compensação, aquelas que tomam o café da manhã são mais ativas, mostram maior nível de produtividade e mais habilidade para tratar de questões que precisem da memória.

Os amantes do café da manhã também possuem maior força e concentração, além de serem melhores em resolver problemas. Na maioria dos cardápios matutinos está uma série de alimentos importantes para o organismo: grãos, alimentos frescos (frutas, por exemplo) e outros que necessitam pouco tempo para o preparo. Abaixo, algumas sugestões para fazer do seu café da manhã a refeição maissaudável do dia:

Misture frutas e iogurte. Isso também pode se transformar em uma vitamina para ser ingerida rapidamente, caso seu tempo pela manhã seja escasso.

Ovos cozidos também são uma ótima fonte de proteína animal. Cozidos eles também podem ser consumidos com menos colesterol.

De olho nas fibras: pães integrais e maçãs são a fonte ideal desse tipo de alimento supersaudável.

Não se deixe levar pelo preconceito: um sanduíche integral com queijo branco e espinafre pode ser uma ótima opção pela manhã. Isso o ajuda a chegar ao almoço sem aquela fome de leão.

Cereal e granola com leite frio, adoçado com pouco açúcar, também é algo excelente para o café da manhã. Fibras, proteína e rapidez, sem perder o sabor e o prazer de um alimento saudável. Isso é ótimo para você e sua saúde.

*Informações através de pesquisas na Internet