PUBLICIDADE

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Veja depoimentos de Bonner e Fátima sobre 'Jornal Nacional, modo de fazer'

Para celebrar os 40 anos do Jornal Nacional, William Bonner, que há 10 anos é o editor-chefe do telejornal, lançou, ontem (2), o livro "Jornal Nacional, modo de fazer", que mostra os bastidores de um dos programas de maior audiência da televisão brasileira.

Segundo Bonner, o conceito do JN, definido em 1969, diz que ele é o telejornal que mostra tudo o que de mais importante acontece no Brasil e no mundo naquele dia. Na noite de autógrafos, na livraria Argumento, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, ele explicou o que o livro pretende:

"O livro tenta mostrar como fazemos isso, quais critérios utilizamos para selecionar os assuntos e como tentamos organizar esses assuntos e por que organizar. O que cada um faz, na ordem que é feito, acho que a maior mensagem que o livro pode levar, algo curioso sobre os bastidores sobre o Jornal Nacional, é de que o JN é de uma equipe muito, muito grande. E eu represento essa equipe aqui ao lançar esse livro”.



Livro mata curiosidade de telespectadores

As 244 páginas revelam o cronograma de um dia na redação, em todas as etapas; o que fazem os produtores, editores e repórteres da equipe do JN; os critérios para uma matéria ir ao ar; a coordenação de mais de uma centena de afiliadas que captam notícias nos cantos mais remotos do Brasil. O texto, em primeira pessoa, transmite para o leitor a sensação de estar dentro da redação enquanto são feitas as reportagens.

Para Fátima Bernardes, apresentadora e editora-executiva do JN, a curiosidade dos telespectadores será saciada durante a leitura:

“Tem muita curiosidade sobre bastidor. A gente sempre ouve perguntas de como é feito, que horas a gente chega, como faz, se é ao vivo ou não, então acho que esse livro é uma oportunidade das pessoas entenderem melhor o que a gente faz. Tem o dia-a-dia, tem o que cada um faz, como cada pauta surge, eu acho que está bem legal”, elogiou a jornalista, que é casada com Bonner.
Estreia foi em 1969

A estreia do Jornal Nacional foi no dia 1º de setembro de 1969. Nos outros aniversários do telejornal, também foram feitos livros comemorativos, mas sempre com a abordagem histórica. Dessa vez, o objetivo é revelar, para todos os telespectadores, como é construído o JN.

O livro mostra a estrutura da Rede Globo, que faz o jornal chegar a quase todas as cidades brasileiras e, em seguida, toda a composição do JN. Bonner também fala de como é a edição em um dia atípico, fora dos padrões habituais, como, por exemplo, quando o telejornal foi apresentado na laje de um prédio em construção e o dia em que freiras salvaram o JN.

Serviço:
Título: Jornal Nacional – Modo de Fazer , de William Bonner. Retrara os bastidores do telejrnal e contém dezenas de fotos ilustrativas.
Preço: R$ 35,90.

Nenhum comentário: