PUBLICIDADE

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SEDAM capacita segunda turma de servidores para implantação do Sistema DOF

DECOM - Começa hoje (2) e termina sexta-feira (4) o treinamento da segunda turma de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) que irão operar com o sistema eletrônico de controle de fluxo de produtos florestais do IBAMA, o Documento de Origem Florestal (DOF), em substituição ao Sistema de Controle de Transportes de Produtos Florestais – SISFLORA, atualmente utilizado pelo Estado.

O evento que está sendo organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Florestal e Faunístico da SEDAM tem como objetivo capacitar os servidores para fazer a migração do SISFLORA para o Sistema DOF, o que vai facilitar a vida dos usuários e do órgão ambiental, haja vista que o sistema DOF tem base integrada com todos os Estados, segundo as normas do CONAMA. Também será apresentado como o sistema funciona e como lidar com as informações. Serão feitos exercícios e operações para que os servidores aprendam a lidar com a nova ferramenta de trabalho, com procedimentos a serem observados na migração do Sisflora para o DOF.

Os instrutores da capacitação, Sandro Yamauti Freire e André Sócrates, do IBAMA, disseram que o treinamento seguirá a mesma estrutura do anterior, iniciando com uma palestra explicando o funcionamento do novo sistema e as aulas serão em tempo integral.

Sobre o DOF

O DOF (Documento de Origem Florestal) é um documento eletrônico de controle de produtos e subprodutos florestais, gerido através de um sistema informatizado com um banco de dados centralizado. É concebido levando em conta os ditames das normas Estaduais e Federais regradores das fiscalizações e padroniza classificações, na forma do estabelecido na resolução CONAMA 411/09, ao mesmo tempo em que permite inserção de subclassificações. Rondônia é o quinto estado a fazer a conversão do sistema, segundo informações de Carlos Fabiano Cardoso, coordenador geral de Recursos Florestais do IBAMA. Maranhão, Ceará, Bahia e Paraná tinham sistemas próprios e migraram para o DOF.

Nenhum comentário: