PUBLICIDADE

terça-feira, 19 de julho de 2011

O fascínio do dinheiro fácil através das autarquias: Nesta piada sem graça desta vez o ‘Joãozinho’ acertou todas e se deu bem


O Joãozinho, aquele menino incorrigível que todos gostam de fazer piada sobre ele só porque é meio estabanado, sincero e inocente nas respostas, desta vez acertou todas. A professora, geralmente com um perfil sedutor, cabelos longos, seios fartos, camisete apertado e óculos grandes, passou uma série de questões verbais que o Joãozinho, por estar ‘ligado’ em tudo o que está acontecendo, respondeu em cheio:

1 – Joãozinho, qual é o maior bem da humanidade?
A água ‘fessora’.

2 – Qual o país que mais tem água potável no planeta?
O Brasil ‘fessora’.

3 – Joãozinho, cite um dos estados brasileiros integrantes da Amazônia Legal onde a água mais visada do planeta é abundante e de qualidade:
Rondônia ‘fessora’.

4 – Agora Joãzinho, cite uma cidade de Rondônia onde o fascínio do dinheiro fácil através de autarquia para prestação de serviços com abastecimento de água e redes de esgoto complicou a vida de um gestor público:
Cacoal ‘fessora’.

A Professorinha admirada pelas respostas certas e firmes não deixou de elogiar o determinado aluno: “Pôxa Joãozinho, você está indo muito bem; está quase ganhando um dez e a minha admiração”.

E o Joãozinho empolgado, com o coração apertado e apaixonado pela Professora desde o primeiro ano do Ensino Fundamental onde passou seis anos da sua vida, com um suspiro profundo desabafou: “Estudei muito pra te agradar ‘fessora’”.

E a Professora: “Estava na hora né Joãozinho, você já nem é mais o ‘Joãzinho’ de sempre, porque cresceu e está estudando na minha sala há quase dez anos... mas vamos voltar às questões pra você passar de ano de uma vez":

5 – Joãozinho, me diz o nome de um gestor público envolvido com desvio de dinheiro de uma autarquia para a Prefeitura:
A ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão ‘fessora’.

6 – Agora me diz o nome de uma cidade onde este tipo de crime horrendo pode acontecer Joãozinho:
Pimenta Bueno ‘fessora’.

Espantada a Professora recuou, fixou o olhar no Joãozinho e percebeu sua expressão séria: “Mas por que na nossa cidade Joãozinho? Onde você ouviu falar nisso?

Ué ‘fessora’, a senhora não acessa o site Rondônia em Geral.com, ou o Folha Pimentense.com.br? O povo de Pimenta Bueno não fala em outra coisa ‘fessora’. A senhora lembra quando seis vereadores tentaram privatizar a água numa Sessão do dia 04 de Abril este ano?

Lembro Joãozinho”, respondeu a Professora.

Pois é, eles perderam essa questão, porque os vereadores Cleiton Roque, Bozo o Marlene Parra conseguiram suspender aquela Sessão através do Tribunal de Justiça de Rondônia apontando irregularidades. Mas os seis vereadores não desistiram. O Prefeito Augusto Plaça mandou um projeto pra Câmara em pleno Recesso na semana passada, quando os vereadores Cleiton Roque e Bozo estavam viajando, criando uma autarquia para prestar serviços com o abastecimento de água e redes de esgoto no município. E como a vereadora Marlene Parra se absteve nas votações, o projeto criando a autarquia foi aprovado facilmente”.

Nossa Joãozinho, tudo isso é verdade mesmo?”, se espanta a Professora.

Tudo isso é verdade ‘fessora’, mas não é tudo, porque nas mesmas sessões extraordinárias, foram duas sessões subseqüentes com intervalo de apenas meia hora uma da outra, os vereadores tiraram do projeto uma cláusula que previa plebiscito caso a Prefeitura queira, no futuro, passar a prestação do serviço para uma empresa terceirizada. Esse era o maior empecilho de todos que foi tirado do projeto. Agora ‘fessora’, pra resumir, a Prefeitura pode gerir os serviços com abastecimento de água e redes de esgoto através de uma autarquia, e no futuro se achar que ‘não dá conta do recado’, poderá passar esse serviço para uma empresa terceirizada sem consultar a opinião do povo. Entendeu ‘fessora’?

Neste momento a Professorinha ficou arrepiada com o vasto conhecimento do Joãozinho. Percebeu então que o Joãozinho tinha crescido e que tinha se tornado um cidadão, embora sem estudo, conhecedor das importantes causas de seu município.

Essa piada não teve graça, né Joãzinho?

Não teve ‘fessora’, e eu to contando essa história porque o meu pai é funcionário da CAERD. O meu pai ta preocupado porque passou mais de vinte anos prestando serviços na nossa cidade, e agora não sabe o que vai ser do futuro dele com todo esse rolo. Eu escutei meu pai dizendo pra minha mãe por que o Ministério Público não se manifesta. Eu também não sei ‘fessora’. Eu acho que deve estar tudo certo né, porque se ninguém faz nada é porque deve estar tudo certo...

Vendo a tristeza do Joãozinho, mas ainda incomodada com o fato do menino não ser mais tão criança, a Professora tenta anima-lo: “Joãozinho, eu gostaria muito que você fosse em minha casa hoje. Gostaria muito de discutir mais sobre este assunto com você. Quem sabe a gente não descobre juntos uma saída para este grande problema? O que você acha?

E o Joãozinho, sentindo-se no mundo da lua pelo convite que esperara toda a sua vida escolar, só conseguiu dizer: “Ta bom ‘fessora’... eu vou...

Ah, já ia me esquecendo Joãzinho: você tirou dez no teste e está aprovado.

Que pena Professora, isso quer dizer que no ano que vem não vou te ver mais...

Obrigado por me chamar de ‘Professora’ corretamente, e quanto ao ano que vem não se preocupe... a gente vai se ver muito... mas vamos falar sobre isso mais tarde... lá em casa...”.

Nenhum comentário: