PUBLICIDADE

sábado, 24 de outubro de 2009

Histórias e Estórias que ouvimos

Um rolo de Pico de Jaca
Desde que comecei a trabalhar no Documentário com a História dos Pioneiros de Pimenta Bueno, ouvi muitos relatos intrigantes: O senhor Maninho, do Bar do Maninho, que recentemente completou 40 anos na cidade, certa noite nos idos da década de 70, quando abria uma fazenda próximo ao Marreta, foi levantar da rede n o meio da noite para urinar, e um sentimento estranho tomou conta do seu ser.

Antes de se levantar, com aquele sentimento estranho insistente martelando em sua cabeça, pegou uma lanterna e focou no chão. Eis que garbosamente enrolada uma cobra Pico de Jaca esperava o seu pé para o bote fatal. Ele contou que ela estava enrolada, apenas a língua mexia para fora da boca. Segundo ele foi Providência Divina o fato de ter se prevenido a tempo com um revólver 38 e um tiro certeiro na cabeça da serpente: "Enquanto ela morria, me batia no fundo da rede", conta.

Essa história de cobra enrolada no meio da noite só esperando para dar o bote parece filme que a gente já assistiu...

Rachadura no PSB?
Mas não são apenas histórias de pioneiros que acabamos ouvindo. Ouvimos histórias recentes, como a rachadura que parece ter se aberto dentro do PSB em Rondônia, pelo fato do seu vice-presidente, o vereador pimentense Cleiton Roque, ao lado da Professora Inês Zanol, nome que já teve grande representatividade dentro da sigla, ter escolhido para apoiar nas próximas eleições o atual Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, Cletho Brito, o Britão do INCRA.

Segundo as histórias (estórias?) que ouvimos, o chefe maior do PSB em Rondônia, o deputado federal Mauro Nazif, e o deputado estadual Jesualdo Pires, não gostaram nada do posicionamento dos pimentenses que parecem ter optado por apoiar um nome que não é do partido, ou tampouco do bloco político, isto porque, obviamente, o nome de Britão está sendo cogitado para uma disputa rumo a Assembléia Legislativa do Estado.

Rodnei Pedroso também se projeta
O Presidente da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno, Rodnei Lopes Pedroso, parece mesmo ser o nome do PMDB local para disputar as próximas eleições como candidato a deputado estadual. Rodnei Pedroso, impelido pelo casal Raupp, sabe que a disputa é difícil, mas estaria disposto a contribuir fielmente com a sigla.

Mas Rodnei Pedroso, segundo a História que nos contou como um dos Pioneiros entrevistados está acostumado a duras projeções, já que no início da década de 80 se propôs a ser o primeiro professor de Alta Floresta do Oeste, então distrito de Pimenta Bueno. Segundo ele carregou “cacaio” nas costas transportando livros para os alunos estudarem. Dava aula para 50 crianças que, em seis meses, eram 150, quando deixou de ser o único professor na primeira escola do local, que aliás, existe até hoje na cidade com o nome de sua avó.

Mas mesmo ele, como tantos outros, feito o Prefeito Augusto Plaça, está em silêncio. Pudera! Ainda é cedo! Contudo nada me tira da cabeça que, dentro da cabeça de todo esse povo as eleições do ano que vem são uma máxima; algo de que não conseguem se livrar; algo que os incomoda; que os fazem pensar apenas nisso, apesar de tantas outras coisas estarem acontecendo ao seu redor.

Outras projeções e histórias (estórias?)
Existem outras e histórias (estórias?) entre as personagens políticas de Pimenta Bueno. Mas não quero tocar em seus nomes por enquanto. Geralmente porque são pessoas que não me levam a sério; não todas; algumas. Por isso não vou me dar ao enfado de divulgar os seus nomes; nem pra falar mal; muito menos pra falar bem.

Algumas personagens mais inteligentes, humildes e desprovidas de orgulho, conhecem a nossa capacidade, contratam o nosso serviço e nos contam seus intentos. Transformamos suas histórias em projeções. Mas apenas somos um elo. Entre essas personagens e suas projeções estamos nós contando histórias, relatando fatos, cuidando verdades e apresentando informações.

Para os mais desprovidos de capacidade inteligível, soberbos e carregados de orgulho, resta a contemplação da nossa credibilidade, que a custo de muito suor e trabalho vem sendo consolidada paulatinamente, com a Ajuda de Deus, o Direcionamento do Espírito Santo e a Cobertura de Jesus Cristo. Amém!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A voz de Deus

Muito perto está o fim para os que não ouvem a voz do Senhor. Muito perto está o fim bem mais perto do que a doentia mente humana pode imaginar. Mas não o fim do mundo: o fim do homem como indivíduo; um ser preso dentro de sua insignificância sem a mínima vontade de sair para a eternidade.

Mas a eternidade, ao contrário do que se possa imaginar através de limitações psicológicas e crenças distorcidas por mentes insanamente preparadas para tal, não está mais além do que os olhos podem enxergar, porque a eternidade pode até mesmo ser palpável para quem sabe ouvir a voz de Deus.

A voz de Deus pode ser mais forte que o trovão ou mais mansa que a brisa que sopra sobre o outeiro por entre as flores da relva em tarde fresca de primavera; a voz de Deus endireita o homem que nasceu torto e entorta o homem que passa a vida em busca de prumo; a voz de Deus dá ensinamento e sabedoria ao passo que pode confundir a mente dos inimigos dos seus filhos; a voz de Deus cura a alma dos aflitos, mas também corta a alma como raio quando cai do céu, ou como espada preparada para a batalha em campo aberto.

A voz de Deus é como uma mão que se estende para levantar o caído, contudo, poderá ser punho fechado contra o planejador de maldades que espreita o puro de coração, ou sua mulher, ou sua filh, ou sua casa, ou seu trabalho, ou seu pão, ou seu lucro, ou seu ganho, ou sua vinha, ou seu vinho, ou seu bocado, ou sua terra, ou seu coração, ou sua alma, ou sua vida.

A voz de Deus é pluma macia acariciando a pele que descansa, entretanto pode ser martelo batendo o malho para endireitar o ferro sobre a forja conforme a Sua Única vontade; conforme todo o Seu Poder; conforme o Seu incomparável Entendimento; conforme a Sua Vontade de fazer o que bem quer, no momento em que bem entender, da maneira como BM achar por direito, do modo como bem acreditar que melhor seja, porque assim é o Senhor Deus dos exércitos.

Bem aventurado é o homem que sabe ouvir a voz de Deus. Grande se tornará o homem que souber repetir as palavras que saem da Boca do Senhor, mas não como pássaro que repete palavras, mas como homem que ouve, entende, planta no fértil solo do coração e deixa os frutos à boca de quem fala, e aos ouvidos de quem ouve.

Poderoso entre os homens se tornará o homem que puder dizer: “Eis que ouço a Sua Voz e a planto no fértil solo do meu coração, porque esta é a Vontade do Todo Poderoso, que os céus e a terra fez conforme a Sua Sabedoria; conforme o seu Entendimento a tudo e a todos criou”.

Entretanto, poderoso e bem aventurado entre os homens será aquele que puder dizer: “Eis que ouço Suas palavras, e tais são as tuas falas conforme desenham a minha boca, porque dela emana o mel dos teus ensinamentos, e a sabedoria infinita da Tua Ciência, Deus de mistérios”.

O fim dos que não ouvem a voz de Deus é como o vulto que se propaga movimentando-se em busca de assassínio no meio da noite, pois os seus pensamentos são de pecado, e as suas ações são de morte. Não busca o bem dos que o rodeiam, quer apenas o mal, até mesmo, da própria parentela, porque deste modo é aquele que não ouve a voz de Deus.

O fim dos que não ouvem a voz de Deus é pranto para os familiares; tristeza aos ouvidos do pai; angústia, dor e sofrimento para o seio da mãe; ranço, saudade e nostalgia para os olhos da irmã; ódio, frustração e desespero para o peito do irmão.

Os que não ouvem a voz de Deus, e eis que Ele fala a todo instante, de todas as formas entendidas, são como folhas secas caindo do mais alto galho, desligando-se do tronco-pai, indo para onde o vento levar, caindo no meio da sega, entre os restolhos da seara, no meio da palha, até que o fogo venha e a tudo consuma, deixando para trás o seu rastro de destruição, pó e cinza, para que o ciclo natural dos acontecimentos, faça a roda rodar novamente. Amém.

Pimenta Bueno, 20 de outubro de 2009