PUBLICIDADE

sábado, 24 de outubro de 2009

Histórias e Estórias que ouvimos

Um rolo de Pico de Jaca
Desde que comecei a trabalhar no Documentário com a História dos Pioneiros de Pimenta Bueno, ouvi muitos relatos intrigantes: O senhor Maninho, do Bar do Maninho, que recentemente completou 40 anos na cidade, certa noite nos idos da década de 70, quando abria uma fazenda próximo ao Marreta, foi levantar da rede n o meio da noite para urinar, e um sentimento estranho tomou conta do seu ser.

Antes de se levantar, com aquele sentimento estranho insistente martelando em sua cabeça, pegou uma lanterna e focou no chão. Eis que garbosamente enrolada uma cobra Pico de Jaca esperava o seu pé para o bote fatal. Ele contou que ela estava enrolada, apenas a língua mexia para fora da boca. Segundo ele foi Providência Divina o fato de ter se prevenido a tempo com um revólver 38 e um tiro certeiro na cabeça da serpente: "Enquanto ela morria, me batia no fundo da rede", conta.

Essa história de cobra enrolada no meio da noite só esperando para dar o bote parece filme que a gente já assistiu...

Rachadura no PSB?
Mas não são apenas histórias de pioneiros que acabamos ouvindo. Ouvimos histórias recentes, como a rachadura que parece ter se aberto dentro do PSB em Rondônia, pelo fato do seu vice-presidente, o vereador pimentense Cleiton Roque, ao lado da Professora Inês Zanol, nome que já teve grande representatividade dentro da sigla, ter escolhido para apoiar nas próximas eleições o atual Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, Cletho Brito, o Britão do INCRA.

Segundo as histórias (estórias?) que ouvimos, o chefe maior do PSB em Rondônia, o deputado federal Mauro Nazif, e o deputado estadual Jesualdo Pires, não gostaram nada do posicionamento dos pimentenses que parecem ter optado por apoiar um nome que não é do partido, ou tampouco do bloco político, isto porque, obviamente, o nome de Britão está sendo cogitado para uma disputa rumo a Assembléia Legislativa do Estado.

Rodnei Pedroso também se projeta
O Presidente da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno, Rodnei Lopes Pedroso, parece mesmo ser o nome do PMDB local para disputar as próximas eleições como candidato a deputado estadual. Rodnei Pedroso, impelido pelo casal Raupp, sabe que a disputa é difícil, mas estaria disposto a contribuir fielmente com a sigla.

Mas Rodnei Pedroso, segundo a História que nos contou como um dos Pioneiros entrevistados está acostumado a duras projeções, já que no início da década de 80 se propôs a ser o primeiro professor de Alta Floresta do Oeste, então distrito de Pimenta Bueno. Segundo ele carregou “cacaio” nas costas transportando livros para os alunos estudarem. Dava aula para 50 crianças que, em seis meses, eram 150, quando deixou de ser o único professor na primeira escola do local, que aliás, existe até hoje na cidade com o nome de sua avó.

Mas mesmo ele, como tantos outros, feito o Prefeito Augusto Plaça, está em silêncio. Pudera! Ainda é cedo! Contudo nada me tira da cabeça que, dentro da cabeça de todo esse povo as eleições do ano que vem são uma máxima; algo de que não conseguem se livrar; algo que os incomoda; que os fazem pensar apenas nisso, apesar de tantas outras coisas estarem acontecendo ao seu redor.

Outras projeções e histórias (estórias?)
Existem outras e histórias (estórias?) entre as personagens políticas de Pimenta Bueno. Mas não quero tocar em seus nomes por enquanto. Geralmente porque são pessoas que não me levam a sério; não todas; algumas. Por isso não vou me dar ao enfado de divulgar os seus nomes; nem pra falar mal; muito menos pra falar bem.

Algumas personagens mais inteligentes, humildes e desprovidas de orgulho, conhecem a nossa capacidade, contratam o nosso serviço e nos contam seus intentos. Transformamos suas histórias em projeções. Mas apenas somos um elo. Entre essas personagens e suas projeções estamos nós contando histórias, relatando fatos, cuidando verdades e apresentando informações.

Para os mais desprovidos de capacidade inteligível, soberbos e carregados de orgulho, resta a contemplação da nossa credibilidade, que a custo de muito suor e trabalho vem sendo consolidada paulatinamente, com a Ajuda de Deus, o Direcionamento do Espírito Santo e a Cobertura de Jesus Cristo. Amém!

2 comentários:

Anônimo disse...

CARO AMIGO DADO,SOU TUA ADMIRADORA E TEMBEM FUI SUA PROFESSORA E VENHO LHE PEDIR REALMENTE JUSTIÇA A ALGUMAS PESSOAS QUE REALMENTE SÃO PIONEIRAS ,COMO A FAMILIA DO SENHOR AGAPITO BALBUINO,ARTUR GUSMÃO E AO MEU FALECIDO ESPOSO JOSÉ GIMENES QUE CHEGOU AQUI EM 68 PUXANDO POSTES DA LINHA TELEGRAFICA PARA O 5 BEC,JUNTAMENTE COM SEU IRMÃO,PEDRO,ESTES VELHOS PIONEIROS NUNCA FORAM LEMBRADOS,POIS TEM FILHOS NASCIDOS E CRIADOS AQUI. POIS ESTOU GOSTANDO E TENHO ACOMPANHADO SUAS ENTREVISTAS E ME JULGO NO DIREITO DE LHE PEDIR JUSTIÇA A QUEM REALMENTE FOI PIONEIRO,ONTEM NO VELORIO DA PRIMEIRA PIONEIRA D. ALZIRA SEMTIR VONTADE DE LHES PEDIR UMA HOMENAGEM ESTES PIONEIRO.UM ABRAÇO LÚCIA

www.joaquim13.blogspot.com disse...

É meu caro Dado,

Parece que na politica esta historia de cobra pega bem, como ja ouvimos por ai, é cobra engolindo cobra. Espero que o povo aprenda a cobrar posturas mais transparentes de seus representantes. Seu blog tem uma missão muito especial, ajudar o povo a entender melhor estes viés politicos.

Abç