PUBLICIDADE

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Kaká Mendonça, Valdivino Tucura, Inês Zanol e outras conjecturas

Bem, leitores deste Diário, o Marrom me assanhou as lombrigas, agora agüentem:

Fotos: Arnaldo B. T. Martins

KAKÁ MENDONÇA (PTB) – Neste momento, certamente o nome cogitado a deputado estadual com chance de aglutinar maior quantidade de votos em Pimenta Bueno ainda é o do indissolúvel deputado Kaká Mendonça. Como deputado eleito pelo município gozando de um bom terceiro mandato, onde conseguiu vultuosa soma em recursos junto ao governo do estado, principalmente para associações rurais e para a saúde municipal, o parlamentar tem grandes chances de se reeleger e, para tanto vem abrindo o seu leque territorial mordendo uma pequena fatia do Cone Sul, onde alguns nomes locais deixaram a desejar, segundo os eleitores, é claro.

Com o irmão Jean Mendonça eleito para vereador nas últimas eleições, Kaká Mendonça ganha um importante reforço no ano que vem, até porque o irmão vereador está, com o seu irrestrito apoio, exercendo um bom mandato, que por sua vez é pautado na busca de recursos e equipamentos, e conseqüentemente investimentos em vários setores, o que somado a grande simpatia que tem com os eleitores mais jovens, poderá render votos extras.

Isto tudo sem deixar de lado o escudeiro fiel, vereador Ananias Pereira de Jesus, por dois mandatos consecutivos Presidente da Câmara de Vereadores, onde defendeu ferrenhamente o nome de seu deputado protetor, Kaká Mendonça.

Com vasta experiência adquirida em três mandatos, o deputado tem um batalhão de vereadores e prefeitos pela região que lhe darão apoio nas próximas eleições a exemplo de eleições passadas, onde conseguiu grande parte de seus votos em Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia, Parecis, São Felipe e Alto Alegre, dentre outros.


VALDIVINO TUCURA (PRP) – Mas as eleições do ano que vem terão um diferencial em Pimenta Bueno. Nas eleições passadas o deputado Valdivino Tucura era um nome desconhecido quando se elegeu pela primeira vez em Cacoal. Sabiamente ele se utilizou do argumento da “boa vizinhança” para difundir seu nome também em Pimenta Bueno, onde o Prefeito Augusto Plaça, além de parceiro, é tio do parlamentar que é casado com uma sobrinha sua. Tucura tem tudo para contar com o apoio do Prefeito que, obviamente ainda não se manifestou publicamente a este respeito.

As aparições de Valdivino Tucura pela região geralmente são acompanhadas de Kaká Mendonça que não vai entregar seu eleitorado de mãos beijadas. O deputado cacoalense também está pleiteando e conseguindo recursos para Pimenta Bueno através de suas emendas parlamentares, e a disputa entre os dois promete ser boa. A exemplo de seu adversário nas eleições, Valdivino Tucura também adotou a estratégia de fragmentar seus recursos e beneficiar principalmente associações rurais em toda região, onde “garimpará” muitos votos.


INÊS ZANOL (PSB) – Talvez, não para Valdivino Tucura, mas para Kaká Mendonça, a maior preocupação seja a possível candidatura da ex-prefeita Inês Zanol a deputada estadual, já que o partido, em Pimenta Bueno, neste momento, não conta com nomes à altura para esta projeção, apesar do bom trabalho dos vereadores Cleiton Roque e Celso Bueno.

Apesar de enfrentar problemas com a Justiça Eleitoral que anulou os mais de seis mil votos que recebeu para prefeita nas últimas eleições, a professora tem um bom nome para concorrer ao Legislativo Estadual. Tanto, que se o PSB tivesse um nome para concorrer no estado, ela poderia ainda se lançar a deputada federal. Experiência e nome grandemente difundido por todo estado seriam seu motor propulsor para encarar tão alta empreitada.

Assim como o Presidente Lula, Inês Zanol conseguiu manter fiel um grande número de eleitores que não vai olhar questões judiciais, ou seja, se ela sair candidata vai votar em seu nome de qualquer jeito.


RODNEI PEDROSO (PMDB) – Embora o nome do Presidente da Câmara de Vereadores, Rodnei Pedroso, tenha sido cogitado, mesmo que insignificantemente, para uma projeção estadual nas próximas eleições, a consolidação deste anseio poderá não passar de vagas cogitações, já que o partido conta com uma grande lista de nomes destacados nos quatro cantos de Rondônia.

Não que o nobre edil não o mereça, ou que não tenha capacidade para tanto. São apenas os interesses do PMDB – do senador Valdir Raupp, que priorizará, sem misericórdia, seus nomes mais populares em nível de estado para as cadeiras da ALE. E se, mesmo assim, Rodnei Pedroso encarar a empreitada, será mais para “ajudar” outro candidato, do que propriamente para “ajudar-se” a si mesmo, até porque foi reeleito pela terceira vez como o candidato mais votado para a Câmara pimentense, assumindo a Presidência da Casa de Leis no início do mandato, e já sendo reeleito para continuar no cargo no próximo biênio, deixando bem evidenciado que, ou é um grande legislador municipal, ou tem grande poder de articulação, ou ainda o pior, nenhum dos dois.


CELSO BUENO (PSB) – Se a ex-prefeita Inês Zanol enfrentar problemas com a Justiça Eleitoral de forma que não possa concorrer em 2010, Celso Bueno até poderá ser o nome do PSB, já que conhece como poucos os corredores e gabinetes da ALE, onde exerceu a função de Assessor do deputado Maurinho.


ZÉ IRINEU (PT) – Sua candidatura a deputado estadual é improvável em Pimenta Bueno, pois sua projeção a prefeito nas últimas eleições não foi bem vista, nem mesmo por todos eleitores do Partido dos Trabalhadores que, por sinal, apesar de ter eleito a vereadora Marlene Parra, vive, e ainda viverá, séria rachadura interna onde os integrantes principais não conseguem se entender sobre as questões partidárias locais.

Nenhum comentário: