PUBLICIDADE

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conduta de alguns vereadores durante as sessões em Pimenta Bueno é uma vergonha

Entende-se que os vereadores foram eleitos para representarem sob a Lei os interesses da população de um município. Como pessoas importantes que são para toda uma sociedade, subentende-se que eles deveriam se portar durante uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de acordo com a conduta esperada pelas centenas e milhares de eleitores que os colocaram dentro daquele ambiente.

Entretanto, o meu amigo e colaborador Tiago Abatti me disse algo na manhã desta terça-feira (20) que me chamou a atenção: "Eu sinto vergonha quando vai um cidadão ou um estudante acompanhar a Sessão da Câmara de Vereadores pela primeira vez para ver como é; aquilo é uma bagunça", exclamou o editor de vídeos.

Tiago Abatti está certo. A conduta de alguns vereadores durante as sessões é vergonhosa. Não é nem questão de falta de educação, é questão de falta de respeito com a população, com as pessoas presentes na Sessão e com os colegas de trabalho. Tem vereador tão mesquinho que faz questão de ficar conversando, como se fosse uma lavadeira na beira do rio em companhia de outras lavadeiras, falando em voz alta pelo bel prazer de atrapalhar o discurso do adversário político que ocupa a Tribuna.

Esse tipo de vereador não percebe o quando está sendo ridículo e mesquinho. Tem vereador que faz questão de não prestar atenção no que o companheiro está falando. Às vezes determinados vereadores, principalmente os que fazem oposição ou questionamentos relevantes e de interesse coletivo, estão em pleno discurso abordando assuntos importantes, enquanto outros vereadores debochadamente dão risada em voz alta, ficam andando de um lado para outro, atrapalhando a Sessão, fazendo barulho e demonstrando que não merecem retornar pelo pouco caso que fazem de sua postura diante do Poder Legislativo Municipal, em alguns momentos atendendo assessores, conhecidos e "chegados" no balcão que separa o público dos edis como se aquilo fosse o balcão de um boteco.

Como pode um vereador que não consegue se comportar durante uma Sessão na Casa de Leis, ser capaz de analisar um projeto, ver o que está de acordo com a Lei, saber se é realmente aquilo que vai de encontro com as necessidades da população, e estar apto para votá-lo no momento apropriado?

O povo tem que participar mais das sessões da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno. Com exceção de William Torchetti, não vejo outro presidente de bairro acompanhando as principais discussões sobre o município. De vez enquanto aparece por lá um presidente de associação, e ainda para falar particularidades com algum vereador, mas quase nunca para tomar pé das coisas importantes que deveriam receber a atenção de todos dentro da Casa Municipal de Leis.

Por mais que se fale em cumprir o Regimento Interno, parece que o mesmo não serve nem para gibi. O Tempo Regimental de 15 minutos na Tribuna é cumprido, salvo engano, apenas pelo vereador Bozo (PSB), que quando faz o uso daquele espaço raramente chega aos dez minutos de discurso.

Alguns vereadores tem que acordar e sair do comodismo. Tem vereador que acumula tantos anos de "experiência" na legislatura que nem quer se dar ao trabalho de ouvir os discursos de dois ou três colegas; tem vereador que se acha tão importante que não se dá ao trabalho de comparecer a Sessão quando sabe que há projetos polêmicos para serem discutidos, e sai de fininho deixando uma desculpa esfarrapada para trás; tem vereador que se acha tão correto em sua conduta que simplesmente vira as costas e sai; mas estes estão fadados à falência política se não reverem seus conceitos: e quem viver, verá!

Nenhum comentário: