PUBLICIDADE

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dinheiro para festas em geral tem, mas para o povo ter água encanada em Urucumacuã não tem

Ao voltarmos de Urucumacuã na manhã desta quarta-feira (31), os vereadores Jean Mendonça (PTB) e Bozo (PSB) dialogavam dentro do carro sobre a situação no local. O vereador Bozo está cheio de esperanças de que o Prefeito Augusto Plaça (PMDB) atenda cerca de 200 famílias conforme compromisso firmado em seu gabinete esta semana, que necessitam de água encanada em suas casas. Jean Mendonça, entendido de leis como é, até porque tem formação superior em Direito e também conhece como poucos da dura realidade que o município enfrenta com a falta de dinheiro, acredita que, apesar da Constituição garantir o direito à água, a Administração Municipal não tem condições neste momento de atender a comunidade, e que o processo levará tempo para ser efetivamente executado no distrito que fica a cem quilômetros do Centro de Pimenta Bueno.

O vereador Bozo, que não é entendido de leis tanto quanto o colega, e que não tem todo o estudo quanto poderia, argumentou com base em sua experiência de vida que certos tipos de coisas acontecem mesmo só em Pimenta Bueno, porque quando se trata de promover uma festa na cidade a Administração Municipal dá o seu jeito e patrocina os eventos com dezenas de milhares de reais, como foi o caso do Latinoamericano de Motocross realizado recentemente onde a Prefeitura injetou R$ 50 mil reais. Todo ano tem carnaval e garantia de investimento público em festa na rua. Os valores variam de ano a ano, e oscilam também na casa dos trinta a cinquenta mil reais. "Mas quando se trata de gastar cinquenta mil em canos para levar água até a casa da população mais carente e esquecida, aí todo mundo torce o nariz e o benefício fica apenas na promessa", disse Bozo.

Mas para quem não sabe, o Distrito de Urucumacuã antigamente chamado de Guaporé, é uma vila cravada na BR 364 no meio do caminho entre Vilhena e Pimenta Bueno. Depois surgiu na região o município de Chupinguaia, e o lado direito do "Guaporé", de quem vai de Pimenta para Vilhena, ficou pertencendo para Chupinguaia, e o lado esquerdo para Pimenta Bueno com a BR 364 servindo de linha fronteiriça entre as duas metades da vila.

As duas partes do antigo "Guaporé" são distritos dos dois municípios, e o distrito pimentense foi denominado Urucumacuã. Mas o prefeito de Chupinguaia sempre cuidou melhor do seu distrito com relação ao prefeito de Pimenta Bueno, de forma que metade do antigo Guaporé está bem cuidada, e a outra metade, justamente a de Pimenta Bueno, está fadada ao descaso da Administração Municipal. Prova disto são as centenas de pessoas que precisam simplesmente de água encanada e não têm, bem como o transporte escolar e os problemas com o atendimento à saúde.

Com o relaxo por parte da Administração pimentense muitos moradores "daqui" mudaram de colégio eleitoral, porque até isto o município vizinho favoreceu, de forma que grande parte do povo que mora do lado de cá, vota do lado de lá e nos candidatos de Chupinguaia. Isto embruteceu as autoridades pimentenses que praticamente abandonaram Urucumacuã, e vão ao local apenas em tempos de eleição para disputar a "meia dúzia" de votos que Pimenta Bueno ainda tem naquelas paragens longínquas.

A diferença estrutural entre as duas metades do antigo "Guaporé" é gritante, porque a parte pertencente a Chupinguaia tem supermercado, ruas asfaltadas, escola de primeira qualidade e movimento comercial intenso para o local. Já na parte pertencente a Pimenta Bueno não tem supermercado (obrigando a população a comprar do lado de lá), nenhuma rua é asfaltada, a escola de madeira é velha e não há movimento comercial nenhum.

O vereador Bozo conta que a primeira noite que dormiu no Estado de Rondônia décadas atrás foi no "Guaporé", quando havia apenas um posto de gasolina e um "boteco". Devido a sua afetividade com o local é o único que tem defendido os interesses da população do Urucumacuã com disposição para "brigar até o fim", conforme diz. De tanto ouvir o vereador Bozo falar do distrito em seus discursos inflamados na Câmara de Vereadores, Jean Mendonça resolveu acompanhar o colega nesta quarta-feira até o local para conhecer um pouco mais a realidade daquela gente esquecida de todos, a não ser do vereador Bozo que sempre está por lá sendo bem quisto por todos.

O mais difícil é saber que os dois vereadores têm razâo: Jean Mendonça quando afirma que o município não tem condições e que vai demorar para aquele povo ter água encanada em casa, e Bozo quando afirma que a população não pode ficar sem água e que o Poder Público tem a obrigação de atender a comunidade. Enquanto isso trabalhadores, idosos, mulheres e crianças vão se virando com frágeis mangueiras que se delineiam pelas ruas feito cobra dobrando esquinas, levando a pouca água com as dificuldades peculiares ao sistema utilizado, causando mal estar à saúde de boa parte dos moradores e indignação em donas de casa que não têm água para cozinhar o almoço de seus maridos.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Reforma do Hospital Municipal Ana Neta nem foi iniciada e já está suspensa pelo Tribunal de Contas

É isto mesmo o que o título da matéria diz: "Reforma do Hospital Municipal Ana Neta nem foi iniciada e já foi suspensa pelo Tribunal de Contas de Rondônia". E o Secretário Municipal de Saúde de Pimenta Bueno, Celso Bueno, não tem previsão de quando poderá iniciar a tão esperada reforma do hospital da cidade, apesar de ter depositado nos cofres públicos mais de R$ 1 milhão e 200 mil reais para este fim.

Segundo as informações, isto porque a Promotora de Justiça, Dra. Josiane, pediu suspensão do projeto no Tribunal de Contas de Rondônia, e este, por sua vez, entrou em contato por telefone com o Secretário de Saúde informando-lhe sua decisão.

Na noite de ontem (29), Celso Bueno esteve na Sessão da Câmara de Vereadores e falou à nossa Reportagem que ainda não recebeu a justificação da Promotora informando-lhe, oficialmente, o motivo pelo qual a obra que nem foi iniciada, já está suspensa.

Cogitou-se entre os inevitáveis burburinhos durante a Sessão, que contou também com a presença na Plenária da Diretora do Hospital, Soionir Fontoura e do Presidente do Conselho Municipal de Saúde - CMS, Edson Raimundo, que o motivo seria a identificação, por parte da Promotora, de valor cobrado pela empresa vencedora da licitação mais baixo do que prevê a planilha do projeto. Se confirmada esta cogitação o projeto deverá ser refeito, e a obra licitada novamente, sem prazo, por enquanto, para que o complicado e burocrático processo se conclua.

"Agora é começar do zero novamente", disse Celso Bueno. O Secretário informou ao site Rondônia em Geral.com que pedirá um documento aos médicos que aponte suas reais necessidades dentro do hospital, com relação à estrutura predial que, caindo aos pedaços como está, impossibilita a realização de procedimentos simples, quanto mais os que exigem maiores cuidados, como cirurgias.

BOMBA
A decisão do Tribunal de Contas em suspender o início da reforma do Hospital Municipal Ana Neta cai como uma bomba sobre os munícipes que ficam sem entender este tipo de ocorrência, que tem originado um sentimento negativo na população, afrontada diariamente com a falta de ações do Poder Público principalmente na área da saúde, e quando este Poder consegue o dinheiro para que uma obra tão importante seja executada em favor da gente sofrida e merecedora de um hospital digno e decente, o projeto é embargado e o início da obra suspenso.

Recentemente um advogado da cidade tentou "derrubar" os viadutos que desde 2006 vêm causando prejuízos ao comércio local; e depois que se conseguiu o dinheiro para a conclusão da obra, e depois que ela está quase concluída já recebendo camada asfáltica como publicou o Rondônia em Geral.com ontem, o representante da Lei apontou irregularidades e pediu a paralisação da obra.

No caso dos viadutos são muitos os que estão "se lixando" para o fim que terá essa "novela" depois de tanta "enrolação", mas no caso do Hospital Ana Neta resta aos menos favorecidos os sentimentos de impotência, insegurança e incerteza diante de tantas leis que deveriam garantir melhor qualidade de vida ao cidadão, que na verdade é obrigado a se submeter aos procedimentos dentro de uma instalação antiga, onde a rede elétrica data do ano de 1983, ou seja, com quase trinta anos de existência, e não atende mais a demanda imposta pelos modernos equipamentos, ou ainda que seja um pequeno ventilador, ou uma simples lâmpada no teto: "tudo queima e está à beira de explodir", como garante o Presidente do CMS, Edson Raimundo.

Assim que for informado sobre o(s) motivo(s) que levou o Tribunal de Contas a suspender o início da reforma do Ana Neta, o Secretário Celso Bueno deverá falar sobre o assunto e dizer o que fará com relação a este lastimável imprevisto.

O Secretário, quanto todos os presentes na Sessão da Câmara de Vereadores ontem, acredita que as leis existem para serem cumpridas, a seu tempo; e no mesmo livro em que se constata esta máxima da Justiça brasileira, constata-se também a obrigatoriedade dos governos em garantir saúde de qualidade à população que paga os impostos mais altos do mundo; lei esta que não é cumprida integralmente em nenhum hospital ou posto de saúde públicos do Brasil, mais especialmente em Pimenta Bueno, Rondônia, como se vê (e se sente na pele).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Duas pauladas em seis cabeças mais uma...

Em primeiro lugar tem gente que aprende com uma explicação; em segundo lugar já outras pessoas, além de explicações variadas e intermináveis precisam também de umas "pauladas na ideia" para ver se aprendem. Mas os vereadores Rodnei Lopes Pedroso (PMDB), Jean Mendonça (PTB), Ananias Pereira de Jesus (DEM), Vicente Pinheiro (PMDB), Adão Teixeira (PSB) e Professor Régis (PR), parecem que além de se enquadrarem mais no perfil do segundo caso, ainda não apresentam "cara" de quem vá aprender alguma coisa com as derrotas que vêm somando no caso CAERD em Pimenta Bueno. Eu não sei o que aconteceu de janeiro para cá que os homens se tornaram "osso duro de roer".

Depois de muito ouvirem principalmente do vereador Cleiton Roque ainda lá no mês de Abril que esse negócio de privatização da água só ia dar para a cabeça deles, eles não quiseram nem saber. No dia 04 de Abril, com a Câmara lotada de gente insatisfeita, foram lá e autorizaram o Prefeito Augusto Plaça (PMDB) abrir processo licitatório para a privatização da água na cidade, vencendo democraticamente os vereadores Cleiton Roque (PSB), Bozo (PSB) e Marlene (PT), na ocasião contrários a venda da nossa água para empresa de outro Estado. Menos de 40 dias depois o Tribunal de Justiça de Rondônia deu a primeira "paulada" na cabeça dos seis edis quando suspendeu a Sessão do dia 04 de Abril, bem como todos os seus efeitos, principalmente o que se referiu a autorização para a privatização da água.

Não satisfeitos e ainda incorrigíveis, no mês passado, os seis vereadores que passaram a ser chamados de "Grupo dos Seis", se aproveitaram que os vereadores Cleiton e Bozo estavam viajando e que a vereadora Marlene Parra estava com a saúde bastante debilitada (ao ponto de faze-la esquecer de alguns compromissos essenciais como tem acontecido ultimamente), voltaram lá e fizeram duas sessões extraordinárias no mesmo dia e na mesma hora para ajudarem o Prefeito Augusto Plaça criar uma Autarquia Municipal para tomar os serviços de abastecimento de água e redes de esgotos da CAERD. Mas aí, ontem (24), veio mais uma vez o Tribunal de Justiça de Rondônia e "toma" outra paulada na cabeça do Grupo dos Seis e do Prefeito. Determinou que quem continua, por enquanto, "comandando" a situação da água em Pimenta Bueno é mesmo a CAERD, e zéfini!

Motivo? A Prefeitura quer assumir a prestação de serviços com água e redes de esgoto em Pimenta Bueno, mas não quer indenizar a CAERD pelas décadas de trabalho no município; ou seja, quer trabalhar com a estrutura dos outros sem pagar nadinha. Assim até eu quero. Agora o negócio é avaliar quanto vale a estrutura da CAERD em Pimenta Bueno e pagar para ter o direito legal de explorar o serviço. Pronto! Simples assim.

O difícil é saber como uma Prefeitura que não consegue comprar Raio X para o Hospital Municipal da Cidade vai fazer para pagar a CAERD; como uma Prefeitura que não consegue comprar remédio para atender satisfatoriamente a demanda imposta pela população vai fazer para ressarcir a CAERD; como uma prefeitura que não consegue levantar o maquinário da Secretaria de Obras vai fazer para pagar a CAERD; como uma Prefeitura que não dá prioridade a Secretaria Municipal de Agricultura em um município com grande potencial agrícola vai fazer para pagar a CAERD; como uma Prefeitura que não atende comunidades rurais com apenas quatro quilômetros de estrada há vários anos sem manutenção vai fazer para reembolsar a CAERD; como uma prefeitura que não consegue pintar faixas de pedestre no Centro da cidade vai fazer para pagar a CAERD... e por aí vai...

Cogitações 2012

Tem muita gente querendo saber se o vereador Cleiton Roque (PSB) vai sair mesmo candidato a Prefeito de Pimenta Bueno no ano que vem. Ele tem seus predicativos e está trabalhando neste sentido, mas sabe que "muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte até lá" e entende também que "tudo pode acontecer", ou seja, nada definido: pode ser que seja candidato e pode ser que seja candidato a reeleição para vereador com gigantesca probabilidade de, no segundo caso ser também o Presidente da Casa de Leis, caso fosse reeleito obviamente.

Imagens de uma nova ótica - Pimenta Bueno sob nova perspectiva de ótica através dos viadutos


Pimenta Bueno é uma cidade interessante. Parece que nada do que acontece nessas paragens é bom. Teve gente que arrumou "briga" quando o pessoal da CDL e ACIPB foi realizar a 1ª Feira Comercial e Industrial de Pimenta Bueno - FICOP; teve gente que foi arrumar "briga" por causa do Latinoamericano de Motocross; tem gente que vai arrumar "briga" por causa da 32ª Expopib, e mais recentemente teve uma espécie bastante peculiar de "cidadão" que foi arrumar "briga" por causa dos viadutos.

Um desses Advogados que existem na cidade entrou com uma Ação Popular para paralisar, mais um vez, as obras dos viadutos em Pimenta Bueno, como se já não bastasse todo o transtorno causado desde que a primeira máquina deu a primeira pazada no asfalto da BR 364 lá no ano de 2006. As constantes paralisações desta obra, faraônica ou não, causaram prejuízos que até hoje não foram contabilizados pelos comerciantes localizados às Marginais da Rodovia. Um caos quase total, que como todos se lembram gerou protestos e até fechamento da BR.

Ninguém aguenta mais o Prefeito Augusto Plaça dizendo que não tem nada a ver com isso; ninguém aguenta mais o senador Valdir Raupp dizendo que "adotou as crianças feias", e que se o problema era dinheiro, agora é a solução, porque mais R$ 10 milhões foram garantidos para a conclusão dos viadutos.

Mas, apesar do descalabro de pedir a paralisação da obra, os 33 apontamentos levantados pelo dito Advogado não deixam de estar corretos, porque, por exemplo, ninguém consegue explicar o fato dos viadutos estarem localizados fora do cruzamento de vias. Quem vier de Vilhena a fim de ir para Rolim de Moura, terá que deixar a BR 364, passar por baixo do viaduto e fazer uma manobra difícil, no caso das carretas, para adentrar a RO 010. Isto porque o viaduto está cerca de 50 metros fora do cruzamento de via que dá acesso ao município vizinho.

Ninguém parece estar capacitado na cidade, também, para dizer claramente quanto está custando a obra; qual o cronograma; qual o dia previsto para o término e tudo mais. Todas estas informações, por Lei, deveriam estar explicitadas numa placa informativa fixada no local. Como disse o Advogado, "a obra não apresenta nenhuma causa justa e lógica de existência, pois o trânsito neste trecho da rodovia, em razão de seu fluxo, não exige a intersecção de um viaduto, muito menos dois".

CONTUDO, acredita-se que 99,99% da população queira a conclusão da obra sem considerar neste momento os questionamentos levantados e apontados pela apuradíssima percepção do representante da Lei, simplesmente porque tais fundamentações deveriam ter sido explicitadas muito antes da obra ser iniciada. Se a conclusão dos viadutos de Pimenta Bueno for interrompida mais uma vez, talvez nada aconteça porque muitos são os que se acovardam por detrás de comentários infundados e sem nexo, reclamações intermináveis, sendo, todavia, incapazes de darem "a cara à tapa" em prol da reivindicação de seus próprios direitos, mas que vão ficar muito chateados, não resta a menor dúvida que vão.

ENTRETANTO Pimenta Bueno pode ser observada sob uma nova perspectiva de ótica, principalmente se os que gostam de falar mal fizerem uma visita ao viaduto, subirem a rampa e olharem a cidade "de cima", como fez no início da tarde de ontem (24), o Dr. Noel Nunes de Andrade, Presidente da OAB em Pimenta Bueno e Sócio-Proprietário do Grupo Andrade & Bastos.

Dr. Noel também concorda com a opinião da urgente necessidade da conclusão dos viadutos, principalmente depois de todo o transtorno que geraram à população pimentense. Ele destaca que este é o momento de se procurar os pontos positivos para a existência dessas obras no meio da cidade. De certa forma ele concorda que os viadutos vão contribuir para uma melhoria na organização do trânsito de Pimenta Bueno, e que esta organização, por sua vez, será fundamental para que se diminua o alto índice de acidentes na cidade, e consequentemente menos pessoas morrerão nesses sinistros.

"Agora podemos olhar para a cidade de Pimenta Bueno com olhos que antes não podíamos. Olhar a cidade de cima dos viadutos é interessante, porque descobrimos uma nova cidade; uma nova perspectiva de ótica. Temos que acreditar que tudo será melhor quando a obra for concluída", diz o Advogado.







segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As primeiras 183 fotos selecionadas de Tai Martins: Homenagem de um pai orgulhoso


Como falar de um filho sem magoar os outros quando temos cinco filhos vivos? Não sei se existe como; alguém sempre sai magoado, nem que seja uma das mães. Mas eu vou tentar mesmo assim.

Tai Martins (Tainara Martins) é minha filha mais velha. Tem três irmãs que mora com ela e um irmão que mora em Londrina no Paraná. O irmão, João Gabriel, que trabalhava comigo como Menor Aprendiz, partiu com mãe e deixou o cargo que ocupava. Dias depois Tainara era a mais nova Menor Aprendiz da turma, passando a mandar links pelas redes sociais com as nossas matérias e a editar os nossos áudios com entrevistas.

Mas a sua primeira grande missão veio no último fim de semana por ocasião do Latinoamericano de Motocross, que aconteceu aqui mesmo em Pimenta Bueno na Pista Ecológica dos Buritis. Soltei uma máquina fotográfica em sua mão, dei uma ou duas dicas e disse: "Vá fotografar o que você achar interessante".

E assim se passaram dois dias. Sábado (06) e domingo (07), e nesta segunda-feira fui descarregar as fotos no computador para "ver no que tinha dado". E deu que a menina nasceu mesmo para seguir os passos deste velho e orgulhoso pai.

Das cerca de trezentas foto que registrou, estou aproveitando 183. Destas, logicamente, a maioria precisou de um cortezinho, mas nada que alterasse a originalidade da imagem, ou a "visão" que a adolescente de 14 anos teve ao dar o seu clique naquele instante. Entretanto, foram justamente as fotos "originais", ou seja, aquelas que não recortei, que me chamaram mais a atenção e me fizeram ficar pensando o que teria feito a menina de cabelos curtos olhar para aquele lado e fazer aquelas fotos.

Reconhecimento justo! A Tainara trabalhou muito este fim de semana; chegou para trabalhar nesta segunda-feira com cara de filme de terror; parece que tinha enfrentado o "Brinquedo Assassino", mas todos estávamos (e eu ainda estou), do mesmo jeito.

Ontem, no meio da correria e no calor das emoções levou uma ou duas broncas, mas não retrucou, não resmungou ou perdeu a compostura. Pegou a sua máquina, viu o que estava errado e partiu para a luta.

Ela me apresentou três amigos seus (e é claro que já esqueci os nomes). Caras legais. Meninos que, apesar de tão jovens estão se adiantando. Um está no segundo período de Jornalismo em Vilhena; o outro estuda na Bolívia, e o outro, bem, não deu tempo de saber tudo.

As 183 fotos de Tainara, ou Tai Martins como prefere, podem não ser dignas de uma revista nacional de Motocross, ou de uma página esportiva no "Estadão", na "Folha" ou no "Diário", jornais aqui de Rondônia, ou quem sabe nem de um "Moto X", ou "Race X", sites brasileiros especializados em motociclismo, mas são imagens dignas da minha admiração, dignas do meu site, dignas do meu jornal e dignas de tudo quanto eu puder fazer para promovê-las, porque o que penso é que muitos pais neste momento estão enfrentando problemas terríveis com filhos da mesma idade, ou ainda mais jovens.

As drogas e a gravidez precoce em meninas de 11, 12 ou 13 anos estão tirando o sono dessas crianças, dos pais e das autoridades. Então, só me resta olhar as fotos da minha filha e agradecer a Deus por ser um pai privilegiado, e pedir ao Senhor que minha filha tenha a oportunidade de continuar trilhando este caminho e, daqui a dois anos e meio como disse, ingressar numa faculdade de Jornalismo.

É claro que desejo e espero o mesmo para os outros filhos. Alexandra deve ser a próxima. Naiara está mais do que encaminhada. Yasmim vai chegar lá. João Gabriel é um menino promissor e muito inteligente; pode conquistar o que quiser: basta querer as boas conquistas.


CLIQUE AQUI E VEJA AS PRIMEIRAS 183 FOTOS DE TAI MARTINS

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DE PÚBLICO

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA PRIMEIRA BATERIA DA MX2 DEPOIS DE FORTE CHUVA EM PIMENTA BUENO

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DOS TREINOS CLASSIFICATÓRIOS PELA MANHÃ

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO SHOW DA BANDA NX ZERO

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DOS TREINOS LIVRES

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA APRESENTAÇÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Comente esta matéria em nosso “Mural de Recados”

CLIQUE AQUI e acesse o Diário do Dado

CLIQUE AQUI e acesse o Blog do Rondônia em Geral

CLIQUE AQUI e acesse o nosso Blog de Áudios

CLIQUE AQUI e acesse nossa TV On-Line no YouTube

CLIQUE AQUI e acesse nossa Rede Social no Twitter

CLIQUE AQUI e acesse nossa Rede Social no Orkut

CLIQUE AQUI e acesse nossa Rede Social no Facebook

CLIQUE AQUI e acesse também o site Folha Pimentense