PUBLICIDADE

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ficha Limpa muda os rumos das eleições em Pimenta Bueno, coloca Rodnei Pedroso no topo das cogitações locais para deputado estadual, e favorece Britão

Inicialmente o Presidente da Câmara de Pimenta Bueno, Rodnei Lopes Pedroso, estava apenas atendendo ao chamado do casal Raupp, que o queria representando o PMDB local nas Eleições deste ano, concorrendo como deputado estadual.

Longe de estar desanimado, Rodnei Pedroso encarou essa cogitação à distância, e preferiu aguardar mais tempo, já que o partido dispunha de grandes nomes em âmbito estadual para esta disputa.

Mas agora, com a ex-prefeita de Cacoal, Suely Aragão e o deputado Marcos Donadon, ambos do PMDB, fora do páreo com as máximas da “Ficha Limpa”, Rodnei Pedroso, no mínimo, começa a considerar melhor a condição de pré-candidato a deputado estadual, ainda mais pelo fato do deputado pimentense, Kaká Mendonça (PTB), também ser excluído das próximas eleições pela “Ficha Limpa”.

Pimenta Bueno, neste caso e neste momento, tem apenas um nome de relevância confirmado como pré-candidato a deputado estadual, que é o do ex-secretário da SEDAM, Cletho Brito, o Brito do INCRA.

Levando este fato em consideração, a probabilidade de Rodnei Pedroso colocar seu nome à apreciação do eleitorado, aumenta significantemente, até porque os menos otimistas já manifestaram, na manhã desta sexta-feira (18), que Pedroso teria, pelo menos, de três a quatro mil votos na cidade.

De ontem para cá, presidentes partidários de todo Estado de Rondônia começaram articular suas reuniões para rediscutir o cenário político rondoniense que passa por grandes mudanças, já que os nomes com restrições de inelegibilidade não poderão concorrer ao pleito eleitoral 2010.

Vereadores Pimentenses

Fora os vereadores Jean Mendonça e Ananias Pereira de Jesus, recentemente alguns vereadores pimentenses passaram a outorgar apoio à pré-candidatura para reeleição do deputado estadual Kaká Mendonça, depois, obviamente, de muitas reuniões, discussões e articulações políticas.

Jean Mendonça, por ser irmão do deputado, e Ananias Pereira, por honrar compromissos políticos consolidados há muitos anos, nunca esconderam ou negaram seu apoio a Kaká Mendonça, que está em seu terceiro mandato.

Vereadores que no ano passado, em seu primeiro ano como Legisladores, praticamente não podiam “ouvir” falar o nome do parlamentar, até penduraram em seus gabinetes, há poucos dias, grandes calendários com foto de Kaká Mendonça.

Esses vereadores, que foram para a Tribuna elogiar as ações do deputado ao invés de enfocar suas próprias ações, agora vêem seu discurso se perder ao vento com a impossibilidade de seu escolhido concorrer à reeleição, impedido por uma Lei que se originou do anseio popular brasileiro em limpar a política do país, reunindo mais de 1 milhão e 600 mil assinaturas pelo Brasil.

O vereador Cleiton Roque (PSB), que desde o ano passado veio reiterando seu apoio à pré-candidatura de Brito do INCRA, foi o único que parece ter acertado na escolha, embora ainda seja muito cedo para começar a apontar favoritismos, a saber, em Pimenta Bueno, onde nomes como o de Celso Bueno (PSB) ainda não foram totalmente descartados das articulações locais para a Assembléia Legislativa.

A vereadora Marlene Parra (PT), que inicialmente tinha afirmado conseguir apoio para concorrer como deputada federal, vem enfrentando problemas de relacionamento dentro do legislativo pimentense e, até o momento, não se vê no município, vultos no sentido de favorecer ou apoiar a pré-candidata. Sua projeção para o Estado é mais improvável ainda.

Brito do INCRA

O maior favorecido com a “Ficha Limpa” em Pimenta Bueno, até este momento, parece ser o pré-candidato a deputado estadual Brito do INCRA, que há bastante tempo vem articulando esta projeção por todo Estado de Rondônia, principalmente na região em localidades como Primavera de Rondônia, Parecis, São Felipe, Santa Luzia do Oeste e Espigão do Oeste, onde conseguiu grande apoio, primordialmente dos que não votariam em Kaká Mendonça este ano.

No caso de Primavera de Rondônia, por exemplo, onde Kaká Mendonça tinha o apoio da Prefeita Eloísa Bertolete e de vários vereadores, Brito do INCRA conseguiu apoio para a sua pré-candidatura do maior rival político da Prefeita, que é o Pecuarista Manezão, que por sua vez conglomera em seu grupo, pelo menos, três vereadores, dentre eles o Vereador Cezinha que, com certeza, é um dos mais atuantes do Legislativo local.

Expectativas

Resta saber, fora o Vereador Cleiton Roque que apóia as projeções de Brito do Incra, quem os demais vereadores vão apoiar para deputado estadual em Pimenta Bueno. Jean Mendonça e Ananias Pereira de Jesus, neste momento, ficaram sem pré-candidato para apoioar. Ainda não se viu na Câmara de Vereadores pimentense, nenhum lume que ilumine apoio para a pré-candidatura de Rodnei Pedroso.

Levando todos esses fatores em consideração, fica evidenciada, mais uma vez, a pré-candidatura de Brito do INCRA. Os empresários locais não se mobilizaram para lançar um nome este ano. Entretanto, os eleitores devem ficar muito atentos, porque (acredito), pior do que não eleger um deputado local, é eleger um de fora que não tem o mínimo compromisso com os interesses da população de Pimenta Bueno.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa...maravilha... demorou para o Brasil tomar as atitudes cabíveis para esses políticos...q agora qm tem q tomar juízo somos nós em sabermos votar com mais responsabilidade...e analisar sempre qm e o q é melhor pra Pimenta...agora acredito em uma mudança.... pqna q seja mas esta acontecendo!!!!

Anônimo disse...

justiça de deus tarda mais não falha quero dizer para esses politicos corrupito que não vai continuar no poder porque chegou a vez dos onestos onestidadfe é só de DEUS alguma spessoas me disse que vendeu o voto por até um pacote de arroz que custa sete reais eleitores amigos tenha conciensia vote certo não se venda que quando se vende ta colocando a corda no seu próprio pescoço tchau politicis corrupitos