PUBLICIDADE

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Uma reflexão particularizada da atual situação política de Pimenta Bueno

Grupo dos 6
“Grupo dos 6” é como está sendo chamado o grupo formado pelos vereadores Rodnei Pedroso, Jean Mendonça, Professor Régis, Adão Teixeira, Vicente Pinheiro e Ananias Pereira. Os seis parlamentares pimentenses se envolveram na maior enrascada com a população de Pimenta Bueno depois que aprovaram, no último dia 4, o polêmico Projeto 1.399, que autoriza o Poder Executivo abrir processo licitatório para prestação de serviços com abastecimento de água e redes de esgotos. Eles (os seis), parece que não estão gostando muito de serem chamado de “grupo”, mas verdade é que não estão nem aí. Não estão dando a mínima para tudo o que aconteceu depois do fatídico dia 4.

Ausência
A prova que eles estão se lixando para tudo o que vem acontecendo depois do dia 4 é que, no mesmo dia 4 houve uma Audiência Pública que deveria servir para que as autoridades discutissem com a população a privatização da água. Mas como na parte da manhã o “Grupo dos 6” autorizou a privatização, a audiência meio que perdeu o sentido. Contudo, centenas de pessoas compareceram, assim como os vereadores Cleiton Roque, Bozo e Marlene, os “Grupo dos 3” que é contra a privatização.

Ausência 2
Outra prova de que o “Grupo dos 6” não está nem aí pra nada e pra ninguém, é que na última Sessão realizada no dia 11, os seis simplesmente deixaram o Plenário para se reunirem na sala do Presidente Rodnei Pedroso, para “conversarem” não se sabe o quê. Os vereadores Rodnei e Ananias ainda justificaram a saída, mas os outros quatro nem isso fizeram, num claro sinal de que estão dando uma “banana” ao “Grupo dos 3” que ficou sozinho na Sessão. O “Grupo dos 6” também deu uma “banana” para os ouvintes da Rádio Rondônia AM 1480, que transmite as sessões ao vivo. Só faltou mesmo nos chamarem de macacos...

Fato
Fato é que o prefeito Augusto Plaça está autorizado a abrir processo de Licitação para a prestação de serviços com água e redes de esgoto. Como a CAERD não pode participar do processo licitatório, porque não consegue tirar suas negativas, documentos necessários para entrar na Licitação, as empresas de outros estados poderão concorrer e, ganhando, prestar os serviços em Pimenta Bueno.

Águas de Guariroba
A expectativa agora é saber se empresas ligadas ao grupo que pertence a empresa Águas de Guariroba, de Campo Grande, também participarão da Licitação. Digo “expectativa” porque três vereadores (Professor Régis, Jean Mendonça e Rodnei Pedroso) estiveram no Mato Grosso do Sul para conhecerem a Águas de Guariroba, e de lá voltaram defendendo ferrenhamente a privatização da água em Pimenta Bueno.

Quem pagou a conta?
Ninguém explicou direito ainda com que dinheiro os vereadores viajaram a Campo Grande. Ao que consta a viagem foi patrocinada pela Águas de Guariroba, porque a Câmara de Vereadores não pagou nenhuma passagem ou estadia; tampouco a prefeitura de Pimenta Bueno. Então, quem pagou? O Presidente do Jardim das Oliveiras, William Torchetti, que foi junto, disse que não sabe quem pagou a conta. Só sabe que foi. E disse que se quiserem pagar para ele ir ao Rio de Janeiro conhecer a praia de Copacabana, ele também vai. Se a Águas de Guariroba patrocinou a viagem de oito pimentenses a Campo Grande, o Ministério Público tem que ficar de olho aberto na participação de qualquer empresa a ela vinculada no processo de licitação, porque se a Águas de Guariroba participar do processo, fica evidenciado que “aí tem treta... e das grandes”. Pensa se a Águas de Guariroba, além de participar, vence a licitação! Eu não quero nem pensar.

Nome novo na Saúde?
O Secretário Municipal de Saúde, Celso Bueno, que deixou recentemente sua cadeira de vereador para assumir a pasta mais complicada do município, nem bem começou a trabalhar e mostrar resultados, ao que consta, já está tendo o seu nome ameaçado. Seriam ciúmes? Perseguição? Inveja? São perguntas que merecem atenção, porque por falta de capacidade para gerir a pasta que não é. Celso Bueno caiu nas graças da opinião popular pelo bom trabalho que vem desempenhando com muito esforço. Segundo os boatos (já que nenhuma afirmação pode ser comprovada até o momento), o nome que substituiria Celso Bueno é o da diretora do Hospital Municipal Ana Neta, Soionir, que ainda deve estar namorando o vereador Régis, abrindo assim cogitações desencontradas sobre Nepotismo.

Levando em consideração que o Ana Neta foi notificado pela Endemias de Pimenta Bueno ainda em dezembro do ano passado, sobre focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue dentro do hospital, lixo e outros, e até a semana passada nada havia sido feito, questiona-se a capacidade da diretora do hospital para gerir a Saúde inteira... até porque não precisa ser técnico em saúde para ser um bom secretário, como é o caso de Celso Bueno, bastando ser um bom administrador compromissado com a qualidade dos serviços prestados pela pasta.

Uma coisa a diretora fez de bom no Ana Neta: colocou uma porta de blindex bem chique na entrada. A frente do hospital ficou uma lindeza só, mas o resto da estrutura continua caindo aos pedaços, se bem que isso não compete simplesmente a ela como diretora, mas que a frente do Ana Neta ficou chique, isso ficou...

Viadutos
A drenagem dos viadutos de Pimenta Bueno começou a ser construída pela Castilho, empresa responsável pela obra. De acordo com o senador Valdir Raupp (PMDB), não é mais por falta de dinheiro que os viadutos de Pimenta Bueno não serão concluídos, porque R$ 10 milhões estão assegurados para este fim. Poucos operários da Castilho trabalham no local, subentendendo-se que a conclusão vai demorar muito.

Conclusão em ano de eleições municipais
O mais provável é que a conclusão dos viadutos de Pimenta Bueno fiquem para o ano que vem, coincidentemente ano de eleições municipais, quando dezenas de autoridades, vindas de todas as partes muito provavelmente estarão nesta cidade para a inauguração da obra. Quero até bater uma foto da primeira carreta que passar por cima dos nossos viadutos. E o que vai ter de gente falando que é o “pai da criança”, não está no gibi. Dou minha cara a tapas se vereadores, que criticaram a vereadora Marlene Parra por ter convocado uma Audiência Pública para tratar dos viadutos, em 2009, dizendo que ela queria aparecer, não estarão lá fazendo pose para a foto e pior, dizendo que contribuíram para a conclusão da obra. O mais interessante vai ser a gente ver candidatos a vereadores e prefeito dizendo que “não mediram esforços para a conclusão dos viadutos”... to até ouvindo os discursos!

E por falar em eleições...
E por falar em eleições municipais 2012, se as eleições fossem hoje e Cleiton Roque fosse candidato a prefeito tendo Marlene Parra como sua vice, muito provavelmente estariam eleitos; se as eleições fossem hoje não tenho a mínima idéia de quem seria, de fato, o candidato a prefeito pelo PMDB. Rodnei Pedroso não poderia ser, porque se as eleições fossem hoje ele concorreria com a imagem desgastada pela autorização que deu, com mais cinco vereadores, para que a nossa água fosse privatizada. Se as eleições fossem hoje, Brito do Incra ainda seria um nome forte e com grandes chances, mas Cleiton Roque está na cidade, caminhando na feira, passeando com a família e, sobretudo trabalhando duro para ver se Pimenta Bueno ainda tem jeito.

Se as eleições fossem hoje...
Se as eleições fossem hoje e Cleiton Roque, Marlene Parra e Bozo concorressem à reeleição, estariam reeleitos, o que já não pode se dizer com tanta certeza sobre Adão Teixeira e Vicente Pinheiro, que nas últimas eleições já passaram “na rapa do tacho”, e hoje estão com as imagens desgastadas pela privatização da água que autorizaram. Principalmente Adão Teixeira que não esconde de ninguém a falta de interesse em continuar como vereador devido aos problemas de saúde. Os fofoqueiros de plantão dizem que ele fica cada vez mais doente porque não encontra meios de pagar as supostas dívidas adquiridas na última campanha eleitoral, quando se reelegeu. Se Rodnei Pedroso e Jean Mendonça também concorressem à reeleição, provavelmente seriam reeleitos com folga, primeiro porque o povo esquece muito rápido das coisas, e segundo porque, apesar de tudo, são bons políticos que merecem respeito quando se trata de votos nas urnas. Pedroso foi o mais votado nas últimas eleições seguido de perto por Jean Mendonça.

E eu?
Se as eleições fossem hoje e eu fosse candidato a vereador, você, caríssimo leitor deste humilde site, você leitor (eleitor) digno de todo o meu respeito e apresso, você que é tão especial e que eu gostaria de defender com todas as minhas forças na Câmara de Vereadores, se para uma das 13 cadeiras disponíveis nas próximas eleições, eu concorresse (kkk), você votaria em mim? Respondam no “Mural de Recados” e se prepare meu povo, porque os discursos de campanha eleitoral vocês já conhecem... e é daí pra lá...

Nenhum comentário: