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segunda-feira, 20 de junho de 2011

Governo publica gastos com Mídia em Rondônia e sites são desvalorizados apesar de serem os mais lidos

Investimentos em Mídia no Estado

O jornalista Alan Alex, de Porto Velho, que escreve a coluna “Painel Político”, bem observou nesta segunda-feira (20) a falta de critérios do Governo de Rondônia para pagar Mídias à Imprensa conforme publicação “transparente” que fez para mostrar os números e cifras da folha. Conforme disse o jornalista, jornais impressos receberam grandes quantidades em dinheiro, embora os sites, mais lidos e fornecedores de material para os jornais impressos, não receberam praticamente nada em comparação.

Até mesmo o jornal “O Estado de São Paulo” recebeu mais de R$ 5,5 mil por uma campanha de febre aftosa, sem circular com a mínima significância em Rondônia; apenas uma ou duas bancas de revista vendem o jornal na capital, e nada mais. Não se sabe quais os critérios do Governo para “escolher” em que empresa investir, de forma que “quem pode mais chora menos”.

Investimentos em Mídia em Pimenta Bueno

Aqui na cidade de Pimenta Bueno está acontecendo mais ou menos a mesma coisa. Um grupo de empresários se reuniu para lançar a primeira feira industrial e comercial do município, mas quem está cuidando da mídia deles é uma empresa de Ji-Paraná. Os empresários pimentenses fizeram uma “parceria” com a Prefeitura que está “patrocinando” a Mídia que é feita pela empresa “de fora”; é a mesma empresa que detém os contratos de Publicidade da Prefeitura de Pimenta Bueno.

Esta ação até pode não estar fora da lei, mas no mínimo deixa insatisfeitos vários veículos de comunicação da cidade que não receberam nem “uma banana”, principalmente os sites. Contudo, os sites não estão sozinhos. Um gerente comercial de uma rádio pimentense manifestou ao proprietário de um dos sites nesta segunda-feira, que também não está contente com a forma de “prioridade” estabelecida pelos empresários, ou pela agência de Ji-Paraná, para pagar esse ou aquele veículo de comunicação, deixando os outros a ver navios.

Conforme disse Alan Alex em sua coluna sobre os pagamentos do Governo de Rondônia aos grandes jornais, “alguns sites de notícias contam com mais leitores que os jornais impressos. Aliás, a bem da verdade, os jornais são pautados pelos sites e mesmo assim, os impressos receberam valores astronômicos, bem longe da realidade em que vivem”.

No último dia 11 o site Rondônia em Geral.com esteve no aeroporto de Pimenta Bueno onde foi cobrir a visita do Governador Confúcio Moura que veio assinar convênios com o município. Várias matérias foram publicadas a respeito da visita e dos convênios no site. Contudo, até agora nenhum agradecimento nos foi direcionado, quanto mais pagamento pela “mídia” da divulgação de seus nomes; porque ao bem da verdade esse tipo de ação acaba por deixar, sob vários aspectos, a Informação em segundo plano – e esta divulgamos a custo zero, de forma que a “imagem” de quem está gerando a Informação se sobrepõe – e isto deveria ter o custo de marketing pessoal.

Comparações inevitáveis

Segundo informações o jornal de maior circulação em Rondônia imprime cerca de 4.000 exemplares por dia, mas em média 3.000 é que chegam às mãos dos leitores. O resto fica encalhado no meio do caminho, principalmente dentro de bancas de revista onde não conseguem ser vendidos.

Uma boa matéria publicada em um bom site no Estado de Rondônia pode ter mais de 40.000 leituras em um ou dois dias. São praticamente 10 dias de circulação ininterrupta de um jornal diário impresso para alcançar o mesmo número de leituras. Mas nunca, em Rondônia, uma única matéria terá o mesmo número de leitores no jornal impresso com relação ao site, porque o jornal publica matérias diferentes todos os dias.

O site O Observador.com repercutiu uma coluna do Rondônia em Geral.com no mês de Abril, que em 24 horas teve mais de 12.000 leituras. Então fica a pergunta: Por que os empresários de Pimenta Bueno, bem como a grande maioria dos políticos, têm dificuldades para investir na internet local?

Eles disseram no “Mural de Recados” do Rondônia em Geral.com que o departamento comercial dos sites tem que entrar em contato com as empresas para oferecer seus produtos, e estão cobertos de razão. Mas o que eles [os empresários] não reconhecem, ou fazem de conta que não sabem, é que isto já vem sendo feito há seis anos, desde que o primeiro jornal eletrônico de Pimenta Bueno entrou no ar com o site “pburgente.com.br”, atualmente Rondônia em Geral.com.

Prefeitura de Pimenta Bueno

Estatisticamente falando as empresas, ou os empresários, não chegam a representar 30% dos investimentos em mídias impressas ou virtuais. O grande investidor é o poder público, afinal, quem mais poderia pagar quase R$ 272 mil ao Jornal Diário da Amazônia por uma campanha contra a Febre Aftosa, se não fosse o Governo do Estado? E olha que tamanha campanha nem chega a ser tão necessária, porque todo criador de gado sabe da obrigatoriedade passível de multa.

Não estou colocando no mérito da questão se vale ou não o investimento por parte do Governo na referida empresa, mas a forma de critérios para que esta recebesse mais que as outras pela mesma campanha. E os sites então? Não dá nem pra comparar, apesar de, como vimos, serem muito mais vistos, lidos e acessados. O Jornal Folha de Rondônia recebeu quase R$ 226 mil pela mesma campanha, enquanto outras empresas receberam mais de R$ 175 mil e 152 mil, e por aí vai.

Levando essa situação em consideração, quais os critérios da Prefeitura de Pimenta Bueno para fazer com que a Agência de Ji-Paraná retorne os investimentos ao município? Ou a empresa leva tudo embora (cerca de R$ 30 mil por mês) e fica por lá mesmo?

A obrigação da Prefeitura é dar publicidade aos seus atos. Mas quantos exemplares do Jornal Folha de Rondônia circulam diariamente em Pimenta Bueno? – A Folha é o principal divulgador dos Atos Oficiais locais. Seriam 100? 70? 50? Quantos?

Os quatro jornais eletrônicos de Pimenta Bueno, Rondônia em Geral.com, Folha Pimentense.com.br, Correio Pimentense.com.br e Pimenta Virtual.com.br têm juntos mais de 10 mil páginas visitadas seguramente todos os dias. Seria como se fossem mais de 10 mil páginas de um jornal impresso folheadas diariamente.

Então, pode-se dizer que a Prefeitura de Pimenta Bueno não faz uma publicidade coerente de seus Atos, porque o Jornal Folha de Rondônia circula com poucos exemplares na cidade. Não se vê mídia da Prefeitura na TV local. Às vezes alguma coisa no Rádio. E os sites?

Os sites Rondônia em Geral.com e Correio Pimentense.com.br fizeram uma mídia da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU contra a violência sexual que venceu no último dia 30, e até agora não receberam pela publicidade. A conversa é sempre a mesma: “são os trâmites”. E quando receberem, quanto será? R$ 100? R$ 200? R$ 300? Estes valores são justos? Seria esse o reconhecimento justo pelo trabalho realizado através dos sites locais para “mostrar” que o Poder Público age?

Acreditamos que não.

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