PUBLICIDADE

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Onde estão esses R$ 18 milhões? Questionamentos de um Pensador Pimentese


As obras dos viadutos de Pimenta Bueno estão em vias de serem paralisadas mais uma vez por falta de Licença Ambiental necessária, por parte da SEDAM, para que a Castilho execute o aterro da obra. Sabe-se que os dois viadutos pimentenses vão consumindo algo em torno de R$ 18 milhões. Não se sabe quanto exatamente, mas se for mais, ou menos, não foge muito ao montante mencionado.

Onde está todo esse dinheiro? Essa é a primeira pergunta que se pode fazer diante de todo infortúnio que essas obras inúteis causaram, e continuam causando à população. Inúteis porque Pimenta Bueno sobreviveria sem os viadutos. Se as autoridades políticas que tanto colaboram dando o seu “apoio” ao município, tivessem se esforçado lá atrás para fazer com que esse dinheiro todo recebesse outra destinação em Brasília, e fosse investido em outras obras na cidade, certamente o resultado seria outro, e a probabilidade de ser positivo seria maior.

Os comerciantes vêm arcando com prejuízos incalculáveis nos últimos três anos. A poeira no período da seca fez muitas portas se fecharem ao longo das Marginais da BR 364 no perímetro urbano pimentense e a lama no período das chuvas fez o mesmo. Dezenas de portas estão fechadas até o dia de hoje. São pontos comerciais cujos proprietários não conseguem alugar e, tampouco, vender.

Alguns políticos pimentenses enchem a boca para falar de “apoio”; que o “apoio” recebido está mudando a cidade. Mas em que implicou esse “apoio” na vida daquele cidadão que acorda todo dia às 5 horas da manhã para ir trabalhar; que depende da rede municipal de saúde para se tratar; e que depende do bom andamento escolar dos filhos para continuar tendo esperança em dias melhores?

Apesar de todo “apoio” que alguns políticos julgam ter, a grande maioria da população continua na mesma vidinha de sempre; continua com os mesmos problemas de sempre e está saturada de ouvir candidato pedindo voto em tempos de eleição.

No último dia 11 foi anunciado no aeroporto local que este ano deverão ser executados mais dez quilômetros de asfalto na cidade. Em que implicou, por exemplo, o asfaltamento realizado pelo Governo do Estado no ano passado, já que apesar da valorização de alguns imóveis, outros tantos foram invadidos pela água, pela lama e pelas doenças durante as chuvas, porque as enxurradas não podiam escorrer por falta da execução de um bom projeto que previsse todos esses transtornos causados a dezenas de famílias?

Pimenta Bueno precisa de apoio político que priorize, além da liberação dos recursos, projetos que venham de encontro à realidade dos seus cidadãos. Além de todo transtorno e prejuízos causados até o momento, os viadutos que estão em vias de serem paralisados novamente, ainda vão dividir a cidade ao meio, tirando a visão do comércio. Duas grandes obras inúteis, que de tão enfadonhas dificilmente vão esboçar algum traço de alegria no rosto da população, se um dia forem inaugurados.

Nenhum comentário: