PUBLICIDADE

domingo, 26 de junho de 2011

Candidato a prefeito deverá se apresentar com muito “apoio”: e o que isto influi em nossa vida na prática?


Um pré-candidato a prefeito de Pimenta Bueno chegou para mim em uma lanchonete na noite deste domingo (26) e disse que está preparando um grande evento político na cidade nos próximos dias onde deverá colocar o seu nome à disposição da população para disputar a Prefeitura local.

Ele fez questão de falar que o senador Cassol estará presente e que 17 deputados estaduais virão a Pimenta Bueno lhe dar apoio, deixando bem claro que terá “as costas largas” para o pleito do ano que vem, se realmente levar adiante a sua intenção.

Mas até que ponto esse “apoio político” tem a ver diretamente com a vida do cidadão que mora nas extremidades do Jardim das Oliveiras, ou no Bairro Bela Vista, ou no Bairro Nova Pimenta? Em que que isto vai mudar, efetivamente, a vida ou o dia a dia do cidadão? Em que todo esse apoio vai interferir no arroz com feijão, ou no pagamento das conta de luz, água e aluguel? Em que este apoio todo vai interferir quando o trabalhador humilde pegar o seu pagamento para ir ao mercado fazer a compra do mês?

Eu sugiro uma resposata simples: NADA!

Sabe por que? Porque o Prefeito Augusto Plaça, por exemplo, pertence ao mesmo partido que o Presidente Nacional do PMDB e da deputada federal mais votada da história das eleições de Rondônia, o senador Valdir Raupp e sua esposa Marinha Raupp. E o apoio deles aos dois mandatos do Prefeito foi fundamental para muitas coisas, que, no frigir dos ovos não interferiu em praticamente nada na vida do cidadão comum, aquele “seu João” ou aquela “dona Maria” que mandam os filhos para escola todo dia, e vão na feira comprar um pé de alface para acompanhar a carne moída.

Nesses oito anos de mandato, com apoio do casal e de outros políticos da Bancada Federal, os viadutos serão concluídos; o teatro continua fechado e apesar de nunca ter sido usado apresenta problemas na estrutura, além da mobília não ter sido adquirida até o momento; a Feira Coberta não serviu para nada a não ser para abrigar máquinas velhas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; asfaltos e mais uma série de coisas.

E o que isto tudo tem a ver com cerca de noventa por cento da população de Pimenta Bueno? Nada. Cerca de dez por cento pode ter sido beneficiada com tais obras, mas a vida da grande maioria da população continua na mesma. O cidadão continua trabalhando duro para defender o seu pão de cada dia; continua enfrentando problemas para realizar uma consulta no hospital; e uma série de coisas continua deixando a população insatisfeita todos os dias.

O apoio político, contudo, é fundamental para o desenvolvimento de qualquer município no Estado de Rondônia, e com Pimenta Bueno não seria diferente, mas deve ser usado para fomentar projetos reais que possam interferir diretamente na vida da população. Em que o cidadão comum de Pimenta Bueno vai se beneficiar com a conclusão dos viadutos? Em NADA!

Parabéns ao senador Valdir Raupp que tomou as rédeas da situação em 2009 quando a coisa estava ficando preta e a BR sendo fechada sob protestos. De lá para cá uma série de irregularidades foram corrigidas, como o próprio projeto da obra, que sob vários aspectos nunca devia ser sido iniciada pela sua inutilidade diante do dia a dia do cidadão comum. Além do mais esses viadutos inúteis fazem parte de um projeto maior, que é o da revitalização da BR 364, um anseio do Governo Federal que nada tem a ver com os moradores do Jardim das Oliveiras, ou do Bela Vista ou da Nova Pimenta, porque a vida deles, certamente continuará na mesma, sendo que, para ser mudada, depende somente de cada um deles, e não dos grupos políticos.

Esse pré-candidato vai encher o palanque de políticos estaduais e federais, mas eles conhecem de perto a vida do cidadão pimentense? Eles conhecem de perto o que necessita cerca de noventa por cento da população? Acorda Pimenta Bueno! Esse município precisa de um prefeito que tenha bons projetos, e que além de presença de autoridades sobre o palanque político, tenha capacidade de dialogar com todos os grupos políticos da Bancada Federal e do Estado, independentemente da sigla partidária.

Precisamos de um Prefeito que nunca tenha tido o seu nome envolvido em escândalos que envergonharam o cidadão pimentense em rede nacional; precisamos de um Prefeito que nunca tenha tido o seu nome, ou o nome da esposa, ou o nome de um filho, envolvido em nenhum processo na Justiça, ou na Delegacia de Polícia ou em maracutaias comentadas por toda a cidade.

Precisamos de um Prefeito que tenha uma boa articulação em Porto Velho e boa articulação em Brasília, independentemente das cores partidárias que defenda; precisamos de um Prefeito dinâmico, que lute pela valorização da classe dos servidores municipais; que tenha interesse real em fomentar o desenvolvimento do setor produtivo das indústrias; e que se preocupe, um pouco que seja, com os trabalhadores do campo, com o pequeno produtor rural, que neste momento está lutando sozinho sem representação que valha a pena.

Eles vão aparecer, mas já passou da hora dos pimentenses acordarem para a realidade. Apoio é fundamental sim, mas através de boa articulação e, sobretudo, com apresentação de projetos que possam beneficiar de forma direta o dia a dia do cidadão. Chega de asfaltos que ao invés de valorizar, causam alagamentos; chega de bueiros entupidos e fezes sobre as ruas quando chove; que de desvalorização do servidor público; enfim, chega de lorota e enganação
.

Comente esta matéria em nosso “Mural de Recados”

CLIQUE AQUI e acesse o Diário do Dado

CLIQUE AQUI e acesse o Blog do Rondônia em Geral

CLIQUE AQUI e acesse o nosso Blog de Áudios

CLIQUE AQUI e acesse nossa TV On-Line no YouTube

CLIQUE AQUI e acesse nossa Rede Social no Twitter

CLIQUE AQUI e acesse nossa Rede Social no Orkut

CLIQUE AQUI e acesse nossa Rede Social no Facebook

CLIQUE AQUI e acesse também o site Folha Pimentense

Nenhum comentário: