PUBLICIDADE

domingo, 31 de agosto de 2008

74 candidatos querem uma vaga no Poder Legislativo Municipal

Falar dos candidatos a vereador que já exercem mandato no Legislativo Municipal não é tarefa difícil, já que suas ações falam por si. Mas ‘um grupo’ de mais de seis dezenas de ‘novatos’ está pleiteando uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno. Fato sabido é que, por via de regras, apenas duas cadeiras estão à disposição. A primeira é a da vereadora Carla Perón, que abriu mão da reeleição para concorrer como vice-prefeita de Augusto Plaça, e a segunda do vereador recém-empossado, Miltor Fernandes, que ocupou a cadeira da ex-vereadora Maria Cleonice Dias, candidata novamente. Por mais simples e humilde que seja um candidato a vereador, não se pode afirmar que não tenha consigo algum predicativo para legislar, já que o quadro dos 74 candidatos conta com personalidades conhecidas de toda sociedade e, seja na política ou fora dela, têm algum tipo de serviço prestado em Pimenta Bueno, ao ponto de faze-los encarar esta dura empreitada de pedir votos no período de campanha eleitoral.

Ética – Todos, certamente, estão imbuídos dos mais nobres desejos de trabalhar em favor da população, conforme dizem, mas o que o eleitor tem que analisar, acima de tudo, é o conteúdo de ética de cada um para assumir um dos postos de maior importância de um município, que é o cargo de vereador, pois é através da ética que poderão ajudar a construir um município cada vez mais pujante.

Mulheres – O quadro das mulheres este ano em Pimenta Bueno está significantemente menor em relação às eleições municipais de 2004. Naquele ano mais de 20 mulheres disputaram o pleito, e duas se elegeram. Nestas eleições apenas 16 mulheres estão concorrendo como vereadoras. Rondônia tem, segundo Informações obtidas do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 167 candidatos a prefeito, 172 candidatos a vice-prefeito e 4.212 candidatos a vereadores, entre homens e mulheres nos 52 municípios.

Nenhum comentário: