PUBLICIDADE

sábado, 28 de novembro de 2009

Como cidadão pimentense saí em defesa da revitalização do Horto Municipal

Sem noção
Pra começar a conversa a Audiência Pública realizada na noite de ontem (27), com fins de discutir o Horto Municipal de Pimenta Bueno, não tinha nem Regimento, quando mais organização.

Tentativa
O meu amigo Omégeni Ramos, incorrigível abnegado da informação através do Correio Pimentense, bem que tentou comandar o espetáculo atrás da Tribuna, mas quem pode com os vereadores de Pimenta Bueno?

A nominata
Falaram os vereadores Cleiton Roque, Professor Régis Diógenes, Ananias Pereira de Jesus, Jean Mendonça, Celso Bueno, Adão Teixeira, Rodnei Pedroso, e só faltaram os vereadores Vicente Pinheiro e Marlene Parra, por forças maiores, claro.

A mesma coisa
Falaram tudo o que queriam para dizer a mesma coisa: “O horto é um lixo; o horto não é horto; o horto está podre; o horto está cheio de mato; tem ossada humana enterrada no horto; o horto está cheio de bandido, prostituta e drogado”. Em suma foi mais ou menos isso que disseram por mais de uma hora. Incrível! Não largavam o microfone que ia passando de mão em mão, depois voltava, depois seguia e era um show.

Carlinha
Sou fã da vice-prefeita desde quando ela era vereadora. Foi a primeira a ser contra o loteamento do Horto Municipal. Aliás, foi a única da Mesa Composta pelos “nobres pares” e “vossas excelências”, cheia de autoridades, incluindo o deputado estadual Kaká Mendonça que deu uma passadinha rápida para falar de emendas parlamentares e dar a sua opinião favorável ao desmembramento do Horto.

Carlinha II
A vice-prefeita deixou claro que existem outros locais onde, não apenas a associação dos policiais civis de Pimenta Bueno podem construir sua sede, mas qualquer outra associação como a dos moto-taxistas e a das auto-escolas, numerosamente bem representadas na ocasião.

No caso dos policiais civis associados parece que o local apropriado para o que eles querem está mesmo no Horto Municipal, apesar de dizerem, sem o mesmo entusiasmo, que outro local também serve.

Carlinha III
Depois que a vice-prefeita falou da importância da preservação daquele espaço verde dentro do perímetro urbano pimentense, e do que representa essa preservação para as gerações futuras do nosso município, a mulher foi alvo de um turbilhão de perguntas feitas pelos vereadores, que a audiência até fez lembrar o sufoco que o Superintendente do DNIT, Dr. Oliveira, passou numa audiência sobre os viadutos no primeiro semestre deste ano.

Carlinha IV
Com febre e achando que está com dengue, a vice-prefeita respondeu calmamente a todos os questionamentos, falando de leis, projetos e todo o processo burocrático para se alterar o Plano Diretor do Município através de inúmeras reuniões e mais algumas audiências públicas. Mas apesar de suas explicações e ensinamentos, parece que ninguém da Mesa Composta estava muito preocupado com isto, queriam mesmo era falar que o Horto isso, o Horto aquilo e aquilo outro...

Até que enfim, eu
Depois de muito esperar e ouvir, já sem paciência, chegou a minha vez de falar. Então, como primeiro inscrito, eu pude somar ao discurso da vice-prefeita, por entender, também, que a associação dos policiais civis e demais associações de Pimenta Bueno podem construir suas sedes em outras localidades deixando o Horto Municipal em paz.




Merecimento e necessidade
A associação dos policiais civis, não só merece, como também necessita veementemente de um local para construir sua associação, até porque realiza, através da policial-civil-pastora, Lindinalva, um belo trabalho de recuperação de jovens e adolescentes drogados. “Nosso objetivo não é o de prender, mas é o de tirar o viciado da cadeia”, disse ela em seu emocionado discurso quase espiritual.

Então, que seja
Se o Horto Municipal tiver que ser desmembrado, que seja, desde que toda a sociedade seja ouvida, como disse a vice-prefeita Carla Perón, através de reuniões e audiências públicas. Segundo ela até mesmo os moradores dos arredores do Horto Municipal têm que ser ouvidos.

Contudo, mesmo diante disto, uma reunião foi sugerida e deverá acontecer na próxima segunda-feira (30), entre os vereadores e o prefeito Augusto Plaça em seu gabinete, sem a participação das associações que defendem a revitalização do Horto Municipal e o Meio Ambiente em Pimenta Bueno, como a APAMA e a APEPB; a Imprensa não foi convidada, até o momento, para participar dessa reunião que vai discutir o mesmo assunto, que é de interesse da sociedade em geral. NA MINHA CABEÇA fica uma pergunta: "O que será dito no gabinete do prefeito sobre o Horto Municipal que eu não possa ouvir?"

Até que todos sejam ouvidos, até que se tramite toda a burocracia nos departamentos para a efetiva alteração no Plano Diretor do Município, só Deus sabe quanto tempo levará. Eu que já concluí parte de um importante serviço para os interessados, sou obrigado a esperar a boa vontade de um monte de gente para fazer tramitar o meu processo por mais de uma dúzia de salas e algumas dezenas de mãos, quanto mais a liberação de um espaço em local privilegiado da cidade, abandonado, é verdade, mas mesmo assim valioso financeiramente falando e privilegiado pela excelente localização dentro de bairro nobre.

Nenhum comentário: