PUBLICIDADE

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Diga-me com quem andas, e eu te direi quem és...


Como diz outro ditado, “até que se prove o contrário...”, Confúcio Moura (na Foto com Natan Donadon) é Ficha Limpa. Embora tenham tentado ventilar suas fazendas e ricas posses recentemente na campanha eleitoral, o candidato do PMDB assim como Eduardo Valverde do PT, João Cahúlla do PPS e Sussuarana do PSOL, não tem seu nome envolvido na lama da política como Expedito Júnior do PSDB.

Mas “assim como um tomate podre apodrece toda a caixa”, ter ao lado candidatos fichas-suja não é nada bom para a imagem dos concorrentes. O candidato a reeleição para deputado federal Natan Donadon (PMDB) acaba de dar entrada no STF, tentando desesperadamente permanecer no páreo. Ele ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (28) pedindo liminar para suspender a decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) que o condenou a uma pena de cinco anos e seis meses de reclusão, além de multa, por peculato e formação de quadrilha.

Esta delicada situação não se vê em Eduardo Valverde e Sussuarana, por exemplo. Mesmo com dois mandatos de deputado federal, ao lado dos correligionários e coligados Anselmo de Jesus (PT) e Mauro Nazif (PSB), Eduardo Valverde conseguiu manter-se sem manchas na política, provando que é possível exercer mandatos sem se deixar levar pela bandalheira que tem emporcalhado a ficha dos mais fracos de espírito, como se vê.

O candidato João Cahúlla apesar de ficha-limpa, é outro que tem em sua coligação nomes ficha-suja, como o do próprio ex-governador Ivo Cassol, e tantos outros envolvidos em escândalos locais e nacionais.

O cenário dos candidatos em Rondônia, principalmente para o cargo de governador, não apresenta novos nomes, por assim dizer. Todos, com exceção Sussuarana, têm no currículo mandatos atuais e passados, no Estado e em Brasília. Mas, apesar do eleitor não ter tantas opções para escolher entre nomes novos, tem opções de nomes antigos e ficha-limpa, que além de manterem maculados os nomes, coligaram com candidatos na mesma situação, evitando assim a contaminação nefasta da corrupção.

Telepatia não é um telegrama para a tia

Foto: Rafaela Del Negri

Ontem (27), quando eu escrevi o texto logo abaixo, criticando o casal Raupp por ter silenciado quanto aos viadutos de Pimenta Bueno, eu nem sonhava que a deputada federal Marinha Raupp estava de visita marcada à casa do Prefeito Augusto Plaça para falar sobre o assunto, e para dizer que o PAC 2 está garantindo R$ 10 milhões para a conclusão das obras.

Tanto que eu escrevi o texto em Porto Velho. Algumas horas depois minha correspondente e digníssima esposa, Rafaela Del Negri, me liga e diz: “A deputada Marinha vai estar na casa do prefeito e eu vou lá fazer umas fotos e saber o que está acontecendo”. Pumba!!! As informações da mais que eficiente correspondente, bem como suas fotos enviadas por e-mail, davam conta de uma reunião onde foi falado (mais uma vez) da conclusão dos viadutos pimentenses.

Na verdade o casal Raupp “assumiu” essa bronca em maio do ano passado quando aconteceu aquele Audiência Pública na Câmara de Vereadores, da qual a vereadora Marlene Parra se gaba até hoje de ter sido a autora do pedido. Contudo, de lá para cá nada aconteceu. Está tudo do mesmo jeito, ou seja, quando está seco, como agora, dê-lhe poeira; quando chove, dê-lhe lama no comércio. E quem paga a conta? Adivinha: os comerciantes de Pimenta Bueno.

Diz a deputada que usou uma foto do viaduto com uma faixa de vende-se (e não mencionou que a foto era do PBURGENTE), para mostrar à Dilma Rousseff a gravidade do problema. Segundo o seu papo de campanha e aquele xaveco eleitoral que todos já conhecemos, a “próxima Presidenta se ‘sensibilizou’ com a situação e inseriu os recursos para a conclusão dos viadutos pimentenses no PAC 2”.

Aleluia!!! Isso é muito bom... estou sendo sincero: isso é muito bom mesmo minha cara deputada (que muito provavelmente será reeleita como a parlamentar mais votada de Rondônia – e não é sarcasmo), mas eu só acredito... vendo...

E não estou sozinho nesta incredulidade quando o assunto são os viadutos pimentenses. Tenho colegas dentro do próprio PMDB de Pimenta Bueno que não acreditam nas palavras da deputada e que preferem contemplar essa “conclusão” de perto, para depois render os merecidos elogios ao mais famoso casal da política de Rondônia, o Raupp.

Então caros leitores (não devem passar de meia dúzia), ao lerem o texto que escrevi anteriormente sobre este assunto, e que está logo abaixo deste aí no blog, saibam que não acredito em telepatia, e que não mandei nenhum telegrama para nenhuma tia minha. Foi coincidência o fato de eu ter escrito sobre um assunto que, horas mais tarde, a deputada foi tratar na casa do ilustríssimo Prefeito de Pimenta Bueno.

Como diz o meu amigo do PMDB pimentense: “essa eu quero ver!”

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

E como vão ficar nossos viadutos? Por que ninguém fala mais neles?

Em uma audiência que aconteceu em Pimenta Bueno no ano passado, o senador Valdir Raupp assumiu para si a responsabilidade de interceder pelo povo pimentense com relação a conclusão dos viadutos. Nem preciso dizer que isso não aconteceu, e que inúmeras desculpas esfarrapadas foram dadas depois disto, tanto pelo senador, quanto por todo mundo que se envolveu nesse caso sem explicação.

Senador Raupp reforça seu compromisso com viadutos de Pimenta Bueno

Viadutos de Pimenta Bueno são postos à venda

Empresários e população ‘celebram’ um ano de paralisação das obras dos viadutos

Leia tudo o que há sobre os viadutos de Pimenta Bueno no PBURGENTE


Cleiton Roque critica ex-chefe do DNIT em 2009



Mas o que ME intriga é que ninguém sabe explicar, de forma convincente, o que realmente aconteceu. E a primeira pergunta que me vem à cabeça não poderia ser outra? O que foi feito com o dinheiro dos viadutos? Depois outra: Quanto foi gasto com esses viadutos em Pimenta Bueno até agora? E depois mais outra? Onde está, neste momento, o dinheiro que veio do governo federal para a construção dos viadutos pimentenses? E para finalizar, mais uma: "E agora José?"

Só enrolação e enganação até agora. As obras iniciadas pelos Raupp em Pimenta Bueno não deram em nada, apesar deste fato não tirar deles a reeleição mais do que garantida. A feira coberta está inacabada até hoje, servindo de garagem para a Secretaria Municipal de Obras. Aliás, quero fazer outra pergunta: De quem foi a brilhante idéia de construir uma feira coberta dentro do terreno da SEMOSP? O teatro até hoje não foi inaugurado, não foi usado e está com rachaduras. Que cultura é essa? Cultura de quê? Tirando o meu colega Valdiná que é um incorrigível mantenedor e sonhador do teatro, mais nada existe... nada mesmo. Porque até o pessoal do barro, como a Elenilda Gomes e o Ramos, desenvolvem por si mesmos suas ações, com apoio de uma casa construída na Praça do Pioneiros.

Onde está o incentivo da dança, do teatro, da poesia, da cantoria, dos concursos de redação, da cultura local, e tudo mais? Ah, esqueci: cultura em Pimenta Bueno é carnaval de rua e fogos de artifício na virada do ano. Pra isso se tem dinheiro. Então o seguinte: Já que o casal Raupp, especialmente a deputada Marinha Raupp, tanto se preocupa com a arte pimentense, vamos pular carnaval dentro do teatro para que não fique totalmente inutilizado como está nesse momento. Só não vai dar para estourar fogos de artifícios lá dentro, o que não impede que uma banda de forró toque na virada deste ano.

Isso tudo respinga, querendo ou não, no grupo (fechado?) do PMDB que disputa o governo de Rondônia com Confúcio Moura. O postulante majoritário do PMDB para o governo estadual é um letrado, doutor dos enfermos, literato autor de livros. Mas até que ponto terá LIBERDADE para corrigir tão grotescas falhas, se for eleito? Ou seja, com o casal Raupp mandando e desmandando no partido, como Confúcio faria para governar Rondônia da forma que acredita?

Não resta dúvidas que o casal Raupp tem nome consolidado na política de Rondônia, mas é verdade também que a maior parte das obras iniciadas com recursos de emendas parlamentares de sua autoria, está pela metade, com as portas fechadas; as que foram concluídas, como asfaltos em Pimenta Bueno, ainda novas e com menos de um ano de uso já precisam de tapa-buracos; derretem com as chuvas; somem; evaporam... um caos!

E se o casal Raupp não deu jeito nem em Rolim de Moura, sua cidade, o que poderiam fazer de melhor pelos viadutos de Pimenta Bueno. Nem nesses tempos de eleição alguém puxou para si esse pepino, que às custas do bolso do comércio pimentense, e às custas da cara de bobo que fica no povo, vai sendo alvo para piadas e as mais vergonhosas piadinhas: "Ah, você é de Pimenta Bueno, a cidade que por falta de uma pista de nave espacial para pousos e decolagens de extra-terrestres, tem duas... ha ha ha!".

Assista no Vídeo abaixo a vereadora Marlene Parra pedindo audiência pública no primeiro trimestre de 2009



Vereador Professor Régis critica ex-chefe do DNIT em Rondônia



Vereador Rodnei Pedroso critica ex-chefe do DNIT

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Valverde apresenta propostas e diz que vai acabar com a corrupção no governo


"Eu acredito que Rondônia pode ser melhor para todos". Com essa afirmação o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, iniciou a sua participação no debate promovido pela TV Candelária/Record, na noite de ontem (20/09). O candidato disse que “Rondônia mudará para melhor através de bons projetos e boas parcerias com o governo federal e com os prefeitos.

Ao falar da questão da transposição dos servidores públicos estaduais para o quadro da União, Eduardo Valverde observou que a bancada federal fez a sua parte até aprovar o projeto que é de autoria da senadora Fátima Cleide, candidata a reeleição, e agilizar a aprovação da Lei regulamentadora da Emenda Constitucional. Ele explicou a um dos candidatos presentes que agora a transferência dos servidores só depende da ação do governo do Estado em disponibilizar as informações necessárias e do diálogo do governador com o governo federal.

Valverde destacou que a melhoria salarial dos servidores estaduais não depende só da transposição, embora os recursos que vão sobrar na folha de pagamento sejam utilizados para valorizar o funcionalismo. “Eu não vou depender da transposição para melhorar o salário dos servidores, por entender que esta é uma questão que já deveria ter sido resolvida em Rondônia, onde servidor é tratado como se houvesse um capataz de fazenda”, disse.

O candidato também se mostrou preparado para governar em todos os setores ao falar de políticas públicas para a juventude. Segundo ele o Estado perde quando os jovens são aliciados pelo narcotráfico. A criação da Secretaria da Juventude é apenas uma das ações, não para que seja mais um cabide de empregos, e sim para que realmente faça políticas públicas que atendam as reivindicações juvenis.

Em apoio aos micro e pequenos empresários Eduardo Valverde disse que acabará com a cobrança antecipada de tributos que é praticada em Vilhena. Também destacou a criação da Fundação da Ciência e Tecnologia, além de buscar mecanismos e parcerias, principalmente com o governo federal, para implementar a exportação da produção local.

O candidato também disse que um governo precisa ser transparente, principalmente na área das licitações. “Não tenho empresas construtoras e nem tenho parentes neste setor. Em meu governo promoveremos licitações transparentes com a participação dos pequenos e médios empresários, para não favorecer apenas um pequeno grupo. Vamos garantir um governo transparente e participativo para que o empresariado não tenha medo de ser perseguido. Isso também vai atrair novas empresas que queiram se instalar em Rondônia”, disse o postulante.

Sobre as três primeiras ações que desenvolverá como governador, Eduardo Valverde disse que a primeira será sentar-se com a próxima Presidenta Dilma Rousseff para discutir o futuro de Rondônia, a quem apresentará suas propostas de parcerias nos mais variados setores. O segundo passo será a criação do PAC Estadual para realizar várias obras de infraestrutura, como a revitalização de estradas vicinais e a recuperação e construção de aeroportos em pontos estratégicos de Rondônia, para fomentar o desenvolvimento e o turismo.

Finalmente, a terceira ação imediata de Eduardo Valverde será a composição do governo através do que chamou de “pacote de moralidade”. “Volto a afirmar que o próximo governo precisará de transparência, principalmente nas licitações. Me sinto preparado para implantar a moralidade no governo e para desenvolver o estado, pois fui deputado federal por dois mandatos e nesse período conheci as dificuldades dos Municípios. Apresentei inúmeras emendas parlamentares para ajudar às Prefeituras e nunca pedi propina a quem quer que seja. Ajudei aos prefeitos sem olhar a qual partido pertence. É desta forma transparente que o governo de Eduardo Valverde e Cleiton Roque promoverá uma Rondônia melhor para todos”, concluiu.

sábado, 18 de setembro de 2010

Eduardo Valverde garante políticas públicas voltadas para as mulheres de Rondônia

Assessoria

Cerca de 400 mulheres se reuniram nesta semana no auditório da CDL, em Ji-Paraná, para ouvir as propostas do candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde.

Ao lado do candidato a vice-governador, Cleiton Roque, da senadora Fátima Cleide, das candidatas a deputada estadual Claudir do Sintero e Márcia Regina, do candidato a deputado estadual Benildo Lima e da coordenadora local da campanha, Angélica Coleto, Valverde garantiu que priorizará a implantação de políticas públicas voltadas para as questões femininas, principalmente na área da saúde.

Eduardo Valverde fez uma homenagem especial à jornalista Fátima Alves (Fatinha), falecida nesta semana, afirmando que Rondônia está longe de ter preparo para atender a mulher em suas diferenças biológicas, que requerem maior cuidado e preparo estrutural desde os postos de saúde até aos hospitais de alta complexidade.

“A mulher é forte, mas precisa de cuidados especiais, e entendemos que esses cuidados podem ser facilmente implementados pelo Estado, se políticas sérias forem feitas neste sentido. Precisamos descentralizar a saúde, ter profissionais altamente capacitados e melhor remunerados; precisamos fomentar o setor da saúde em Rondônia através de parcerias com os municípios, para que as mulheres não morram dentro de ambulâncias a caminho de Porto Velho, por falta de atendimento que lhe seja de acordo com suas reais necessidades”, disse Eduardo Valverde.

Valverde foi bastante aplaudido quando disse que “lugar de mulher é na política”, enaltecendo a participação da senadora Fátima Cleide por oito anos defendendo o Estado de Rondônia. “A senadora é mãe e avó. Além dos grandes compromissos parlamentares, também se dedica aos compromissos do lar, provando que é uma grande mulher, e como tal merece ser tratada”, disse Valverde.

Ele também enalteceu a determinação das mulheres que compõem a coligação “Rondônia Melhor para Todos” e disse que as mulheres deveriam se organizar para ter mais representantes femininas no poder, nas esferas municipal, estadual e federa. “Pela primeira vez vamos eleger uma mulher para a Presidência da República, mesmo tendo que lutar contra o preconceito da oposição”, destacou.

“Nossa coligação conta com mulheres guerreiras que certamente atuarão de modo ilibado tanto na Assembléia Legislativa, quanto na Câmara dos Deputados e no Senado, e é para elas que peço voto nesta noite”, concluiu Eduardo Valverde.

domingo, 12 de setembro de 2010

O que leva um “ser” a ler e comentar um jornaleco?

Foto: RAfaela Del Negri

Ao longo dos últimos quatro anos, como já disse dezenas de vezes, não tem sido fácil manter o PBURGENTE no ar, e acredito que os nossos leitores mais fiéis já estão cansados de ler este tipo de texto que às vezes escrevo, e é em respeito às centenas diárias deles que hoje não vou entrar nos detalhes sórdidos dessa história.

Mas o que eu não posso admitir é que um “ser” sem identificação entre no nosso site e poste um comentário numa matéria que nos cobrou trabalho e dedicação pra chamar o nosso veículo de comunicação de “jornaleco”. O nosso site está longe de ser o melhor de Pimenta Bueno, de Rondônia, do Brasil e do Mundo, mas é o fruto do nosso suor, da nossa dedicação, dos nossos conhecimentos, do nosso amor e sobretudo do nosso trabalho, que realizamos com todo carinho, logo, não será chamado de jornaleco por um “ser” sem identificação, sem a devida resposta de minha.

O(a) infeliz escreveu um comentário na matéria que fiz com o vereador Jean Mendonça e com o Secretário Municipal de Obras Josias Muniz, onde criticamos as pessoas que jogam lixo na rua. O(a) miserável disse que eu estava sendo tendencioso com relação ao vereador e ao secretário, o que é mentira, até porque tenho acentuadas diferenças com o vereador (como é do conhecimento de quem realmente acompanha o nosso trabalho), como não morro de amores pelos secretário.

Mas o FATO é que, independentemente de ter diferenças com um e não morrer de amores pelo outro, já que ambos também não sabem o quanto custa a produção simples de uma matéria daquelas (se soubessem colaborariam com o nosso trabalho), nossa Reportagem já havia acompanhado em outras oportunidades o trabalho da prefeitura municipal no local desentupindo bueiros e trocando a rede.

O “ser” que não se identificou disse que o nosso site era o único que ele conhecia aonde a censura era executada, pelo fato de liberarmos ou não os comentários. Mas nós VETAMOS sem misericórdia comentários que chamam autoridades de “ladrão” sem as devidas provas e sem identificações e informações que nos permitam entrar em contato com os “comentaristas” de plantão para apurarmos a veracidade de suas afirmações. E também VETAMOS comentários inúteis de internautas que não sabem o que estão falando, principalmente a respeito do nosso trabalho. O pensamento é livre, assim como a crítica, desde que ambos estejam embasados em informações condizentes com a realidade do que se afirma. Esse internauta ao dizer que o nosso site é um jornaleco, se mostrou um verdadeiro imbecil, já que se deu ao trabalho de ler a matéria deste jornaleco, e ainda depois postar um comentário dizendo o que pensava a respeito das personagens envolvidas na matéria, e a respeito de quem produziu a matéria.

Eu tenho conhecimento de alguns sites que considero jornalecos, e confesso, não os acesso (senão a primeira vez), e não me dou ao trabalho de ler suas matérias e, principalmente, de postar minhas preciosas palavras em comentários que jamais surtirão efeito sobre os FATOS do que está escrito nas INFORMAÇÕES.

Temos recebido criticas que temos liberado nas matérias – basta um procura e elas serão encontradas. Entretanto, como disse, aceitamos críticas embasadas de pessoas que, pelo menos, se dão ao trabalho de entender o que estão lendo, para depois tecerem seus comentários.

E falo por mim: não jogo lixo na rua; carrego papel de picolé e de bala no bolso até encontrar uma lixeira; não atiro sacolas ou latas pela janela do carro, e procuro fazer a minha parte de cidadão. Mas na rua Ricardo Franco, no local da reportagem, em um trecho de dois quarteirões que vai do Mercado Central até o posto de saúde, a culpa maior é de alguns cidadãos sem educação que jogam grande quantidade de lixo na rua, e nem se a prefeitura tivesse dez vezes a estrutura que tem na SEMOSP, daria jeito no tanto de porcaria que o povo joga na rua, num sinal claro de desrespeito consigo mesmos e de total falta de cidadania.

Como disse Josias Muniz, jogar lixo na rua é sinal de extrema falta de educação”, e ele está certo, ou então, eis a oportunidade: me provem o contrário!

***

Ah, e já ia me esquecendo: é claro que VETEI o comentário do(a) infeliz...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Assim como Jesus é o Caminho que conduz à salvação, há só um Caminho que conduz a Jesus: a Verdade!

Não existe esse indivíduo capaz de passar um dia sequer sem exclamar frases de efeito como “Meu Deus do céu!”, ou “Meu Jesus Cristo!”, ou ainda “Misericórdia!”, ou quem sabe “Pelo Amor de Deus!”. Essas são algumas expressões que comprovam a nossa ligação com o sobrenatural independentemente da condição religiosa: se católico; se evangélico; se espírita ou qualquer outro segmento espiritualista. Comprova que temos uma alma que, na condição sobrenatural de existência, busca este mundo a todo instante através da nossa boca, não apenas como forma de expressão sobrenatural, mas como forma de ligação a esta condição existencial.

Como cristão acredito que Jesus Cristo é o único e suficiente Caminho que nos conduz à salvação eterna... salvação eterna de nossa alma. Sendo esta salvação individual, cabe a mim como pessoa buscá-la, da forma que entender como melhor e mais conveniente. Partindo deste prisma, uns são Espíritas Kardecistas, outros católicos e outros evangélicos. Eu sou evangélico e nesta condição de Fé busco, incessantemente, a salvação de minha alma.

Tudo isto para dizer que, assim como Jesus é o Caminho que nos conduz à salvação, apenas um Caminho nos conduz a Jesus, que é a Verdade. Apesar da Verdade ser apenas uma, isto é, que Jesus Cristo é Deus e Salvador, colocando-se sob as condições humanas para dar o exemplo de que a santidade é perfeitamente possível aos que a querem e a buscam, por muitas formas a buscamos.

Eu quero apresentar um desses caminhos que conduz a Jesus, além é claro, da Bíblia Sagrada - o Caminho mais fácil, que é o blog Conhecimento de Vida. Através desse blog que contém materiais de diversas fontes da Internet, e meus, também pode-se chegar à Jesus com outras alternativas. Comecei a postar uma série de vídeos que se chama “O Evangelho em 3 Minutos”. Postei o primeiro vídeo (assista abaixo), mas a série já tem mais de 200. O importante é começarmos pelo começo. Jesus está lá a sua espera em textos e vídeos. Acesse, leia, assista, se converta e se salve... a ti e a tua casa. Amém!


Na Rede TV!, Valverde diz que a saúde de Rondônia tem jeito

Durante entrevista ao programa “Rede de Opiniões” da Rede TV!, apresentado pela jornalista Alisângela Lima, na noite de terça-feira (07/09), o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, disse que os principais problemas da saúde no Estado serão resolvidos com projetos, gestão transparente e parecerias com o governo federal e com as Prefeituras.

Valverde foi entrevistado ao vivo em rede estadual, oportunidade em que, além de atender aos questionamentos formulados pela emissora, respondeu a perguntas feitas pelos telespectadores através do telefone e da internet.

Inicialmente o candidato fez uma explanação sobre os três pilares do Plano de Governo Participativo, que são o desenvolvimento, a cidadania e a transparência. No entanto, ficou patente que os maiores problemas enfrentados pela população são a falta de atendimento na saúde e a falta de política de segurança pública.

Sobre a saúde, Valverde disse que a prioridade será a descentralização, organização e gestão de qualidade. Pelo atual sistema, segundo o candidato, os procedimentos de alta complexidade são todos realizados na Capital, o que congestiona o Hospital de Base e o João Paulo II, além de obrigar os pacientes do interior a viajarem pela BR 364, o que, muitas vezes, resulta em mortes pré-maturas.

“Vamos buscar mecanismos para concluir o hospital regional de Cacoal, equipá-lo, inclusive de pessoal qualificado, e colocá-lo para funcionar o quanto antes. Também vamos criar outros pólos regionais de atendimento, evitando o tráfego de ambulâncias na BR e com isso salvando muitas vidas”, disse.

Valverde disse também que a solução para a saúde em Rondônia passa pela parceria entre o Estado, o governo federal e as Prefeituras. “O governo de Rondônia precisa realizar parcerias com os Municípios. O prefeito de Rio Crespo, por exemplo, não consegue realizar nem os procedimentos básicos, e precisa da ajuda do Estado que poderia pagar-lhe dois médicos para esses procedimentos”, explicou Valverde, destacando que muitas Prefeituras de pequenos municípios economizariam dinheiro com ajuda do governo estadual, para aplicar em aquisição de medicamentos.

Além da saúde, Eduardo Valverde falou sobre os vários aspectos do desenvolvimento em Rondônia, e afirmou que a solução para manter o nível de emprego depois da conclusão das obras das usinas hidrelétricas do rio Madeira é a criação do PAC Estadual, responsável pela realização de obras estruturantes em todo Estado. “Temos aeroportos para construir, bem como estradas vicinais e outras obras de infraestrutura que serão desenvolvidas através do nosso Programa de Aceleração do Crescimento, que a exemplo do programa federal, terá como principal objetivo a consolidação interna de nossa estrutura física”, disse Valverde.

O candidato reforçou com ênfase a instalação da Universidade do Estado de Rondônia e da Escola Técnica no Ensino Médio como forma de qualificar trabalhadores, sobretudo os jovens. Também falou de segurança pública com aumento de contingente em todo Estado, de parceria com o governo federal para a segurança nas regiões de fronteira, como forma de combater o narcotráfico, dentre vários outros assuntos.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pimenta Bueno poderia ser melhor reconhecida por seus talentos positivos

Pimenta Bueno tem muitos talentos nas mais diversas áreas. Sejam autodidatas como eu, sejam profissionais qualificados, muitos são os que desempenham com galhardia o seu papel. Eugênio e Euflávio, por exemplo, são grandes empreendedores que geram cerca de mil empregos diretos na cidade. Começaram do zero, com uma bicicletariazinha, que ainda me lembro, destacava-se pela cor escura de graxa e óleo nas paredes. Hoje, consome um investimento de mais de R$ 5 milhões de reais na primeira montadora de bicicletas do Norte do Brasil.

E por aí vai. Pioneiros como o Valdir da Metalúrgica São Roque, primeira ferramentaria do Norte do Brasil que fabrica pás, enxadas, foices, facões e outros. A Água Mineral Lind’Água não é exclusiva, mas está entre as melhores de Rondônia, e circula pelos quatro cantos do Estado. As cerâmicas Santa Maria, Romana e União também exportam seus produtos de qualidade para outros estados da Federação. As empresas de confecção então! Nem se fala! Essas também geram centenas de empregos e colocam suas peças em muitos estados brasileiros.

Como enumerar as qualidades de Pimenta Bueno sem cometer injustiças? Os Drs. Noel Nunes de Andrade e Éder Ferreira Bastos, através do Escritória da Andrade & Bastos Advogados Associados, realizam cobranças para a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil em 16 Estados, gerando mais de 200 empregos diretos. O Português, que atua no ramo de floricultura, já realizou duas feiras com a participação de expositores de São Paulo. Enfim, são muitas as qualidades da nossa cidade; dos trabalhadores da nossa cidade.

Estou falando tudo isso para mostrar que, no meio desse bojo, mas longe de figurar entre os “cabeceiras”, tento realizar um serviço na prestação de informações. Lembro-me que quando coloquei no ar o primeiro jornal eletrônico de Pimenta Bueno, o PBURGENTE, em 26 de novembro de 2006, queria fazer isto porque na cidade não havia como conseguir informações diárias sobre os principais fatos e acontecimentos locais.

No ano de 2000 tive o meu primeiro contato com o mundo jornalístico através do extinto jornal “Gazeta Rondoniense”, de Rui Barbosa. Era um semanário que, depois passou a circular “quando dava”. Também trabalhei no “Correio do Interior”, de Rubens Silveira e no “Folha Pimentense”, jornais que até hoje circulam com extrema dificuldade periódica, principalmente o “Correio do Interior”, que depois de praticamente um ano sem dar o “ar da graça”, voltou às ruas neste período eleitoral sob presidência do filho de seu fundador.

Como “prata da casa não tem valor” e “santo de casa não faz milagre”, tenho mantido o PBURGENTE no ar com muito esforço, principalmente porque não encontro respaldo comercial para ganhar dinheiro em Pimenta Bueno. Tenho esperanças de que este triste quadro mude, para não ter que trabalhar em outras localidades, como Porto Velho, onde novas portas estão se abrindo com boas propostas. Dêem uma conferida no nosso trabalho, independentemente de cor partidária. É por Pimenta Bueno que me manifesto. É pela lembrança que tenho da falta de informação na cidade. É por ainda acreditar que a “Princisinha da BR” um dia será coroada “Rainha”, tanto na área da informação, quanto na área da indústria. Nos dêem um voto de confiança e condições de permanecer na cidade.

sábado, 4 de setembro de 2010

Pimenta Bueno aparece na mídia nacional com problemas de licitação na prefeitura

No último dia 28 o jornal “O Estado de São Paulo” publicou matéria sobre um recente relatório de fiscalização de prefeitura feito pela Controladoria-Geral da União (CGU), que mostrou que 57 das 60 cidades investigadas (95%), na 30.ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteio, registraram irregularidades em licitações, seja por dolo ou por ignorância, ajudando a ampliar “o bilionário ralo do custo gestor”.

O caso de Pimenta Bueno foi chamado pelo jornal de “impressionante”. Ele diz que “verbas do Ministério da Educação foram repassadas para a prefeitura local comprar merenda escolar. A prefeitura adquiriu 6 mil quilos de frango. O problema é que a compra previa aquisição de alimentos para um período de apenas três semanas de aula. Segundo a CGU, a quantidade comprada era suficiente para todo o ano letivo. Mais: como as escolas de Pimenta Bueno não tinham freezer, seria impossível preservar os frangos”.


Mas o que me impressiona mesmo é saber, até que se prove o contrário, que o prefeito Augusto Plaça é um sujeito preocupado com a boa administração. Quantas vezes ele esteve nas rádios da cidade chorando suas mágoas pressionado por questões da saúde, dizendo que não podia desviar dinheiro daqui e dali para solucionar os sérios problemas da pasta, por causa da Lei?

Vereadores quase sempre têm discursos inflamados na Tribuna da Câmara sobre a equipe técnica do prefeito Augusto Plaça. Alguns vereadores já cobraram na Tribuna mais energia do prefeito para com sua equipe, já que alguns se acham no direito, segundo alguns vereadores, de fazerem o que bem entendem, sem atinar para o fato de que o prefeito é a autoridade máxima da cidade.

Talvez não seja exatamente o prefeito a “chave” dessa questão, até porque tem bastante gente que nos parece “esperta” em algumas pastas da prefeitura municipal, a saber em pastas que são vistas como “sub-prefeituras”, como a saúde e a educação, onde o prefeito praticamente deixa todo investimento à mercê do secretariado, como diz a matéria de São Paulo, ou por dolo, ou por ignorância.

***

Mas não exatamente isto que eu queria dizer neste texto. Contudo, tenho que mencionar essa imagem negativa que mais uma vez recai sobre a nossa cidade, para justificar as matérias que escrevo tentando mostrar o que temos de mais interessante, muitas vezes sendo mal interpretado por aventureiros que chegam a nos denunciar no ministério público.

Todos já sabem que o maior intuito do PBURGENTE é mostrar o lado bom de Pimenta Bueno. Não deixamos, claro, de falar coisas ruins que acontecem, até porque estamos do lado da veracidade dos fatos, mas não temos o costume de “sapatear em cima de carniça”, nos aproveitando do momento ruim de autoridades para extorqui-las.

Todos sabem também que o PBURGENTE é carregado nas minhas costas, à duras penas, porque o nosso comércio não tem visão de mídia e não investe no departamento comercial do site, apesar de alguns deles já terem se surpreendido com o retorno que tiveram; porque muitos dos nossos empresários são mãos-de-vaca ao ponto de se informarem todos os dias através de nossas páginas eletrônicas, sem ao menos se perguntarem se esse trabalho tem algum custo.


Tudo isto acontece, e quando abraçamos uma bandeira que notabiliza Pimenta Bueno para o Estado de Rondônia, ainda somos criticados, como é o caso da cobertura que estamos dando ao vereador Cleiton Roque que disputa o governo como vice ao lado de Eduardo Valverde.

Entendemos que isto é bom para Pimenta Bueno, porque o vereador já falou bem do nosso município pelos quatro cantos de Rondônia onde esteve trabalhando na campanha eleitoral. Cleiton Roque nunca pegou o microfone para falar mal de Pimenta Bueno. e isto é bom para nós.

Alguns invejosos me denunciaram no ministério público por isto. Mas o que tenho para dizer neste sentido é que, se o candidato a vice-governador de Rondônia fosse qualquer outra pessoa de Pimenta Bueno, teria o mesmo destaque. Se fosse o Presidente da Câmara de Vereadores, Rodnei Lopes Pedroso, teria o mesmo destaque; se fosse a vice-prefeita Carla Perón, teria o mesmo destaque; e até se fosse o Macarrão, mesmo não querendo, teria dado o mesmo destaque, porque tenho certeza que ambos, dentre muitos outros, levariam apenas as boas imagens da nossa terra por onde passassem.

Então é isso seus filhos da mãe. Antes de me criticarem pelo trabalho que tenho feito em prol da boa imagem de Pimenta Bueno, não se esqueçam que um jornal como “O Estado de São Paulo”, está pouco se lixando para o que acontece em nossa cidade, principalmente para o que acontece de bom, porque o que eles querem é ganhar dinheiro, enquanto esse “trouxa” aqui, como disse, TRABALHA de graça pra vocês, e trabalha muito, porque as matérias que levam o meu nome foi eu quem escreveu pessoalmente, e são a maioria no meu site, contrariando muitos sites por aí, adeptos ao mal do Ctrl C + Ctrl V, ou seja, vivem de cópias.

O que eu puder fazer por Pimenta Bueno de bom, eu faço. Os únicos sites que eu não ligo de receberem e repercutirem minhas matérias, são os sites de Pimenta Bueno, embora alguns colegas também não entendam isto e ignorem os textos e fotos que insistentemente mando às suas caixas de entrada.

Espero que todos possam refletir melhor daqui para adiante e, principalmente, espero que cada um faça a sua parte em prol do nosso município, sem criticar o prefeito ou os vereadores, porque fomos nós mesmos que os elegemos, dando-lhes total autonomia para escolherem seu secretariado. Se quisermos mudar isto, eis aí uma oportunidade no próximo dia 3 de outubro. Vamos ver o que é melhor para a nossa cidade, imparcialmente, e apertar o “verde” na urna eletrônica, porque esta é a única maneira de fazermos valer a nossa vontade.