PUBLICIDADE

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A Câmara pimentense está divida em dois grupos políticos que podem ter a mesma força sob vários aspectos

Teve gente em Pimenta Bueno que esteve em Porto Velho na mesma semana em que o PBURGENTE visitou a capital de Rondônia, e não gostou de nos ver no gabinete do deputado estadual Kaká Mendonça. Nunca disse que foi ‘o paraíso’ estar lá na companhia do deputado e dos vereadores Jean Mendonça e Ananias Pereira de Jesus, mas foi muito bom e produtivo.

Tem gente, e eu já disse isso centenas de vezes, tanto no blog quanto no site, que quer aparecer mas não pergunta quanto custa. “Quero que você dê um destaque para fulano aí nessa matéria”; “Você podia fazer uma matéria sobre esse assunto aqui do meu interesse”; “Eu estive em Porto Velho batalhando tal projeto e vai dar certo, faz uma matéria aí pra mim sobre esse assunto”, mas ninguém pergunta quando custa o meu precioso trabalho de divulgar interesses pessoais dos políticos da minha cidade.

Há tempos eu havia manifestado meu desejo de ir a Porto Velho conhecer a Assembléia Legislativa ao vereador Jean Mendonça. Durante a primeira sessão deste ano de 2009, no dia 16 de Fevereiro, ele me disse que estava indo a capital naquela tarde e perguntou se eu tinha disponibilidade para acompanhá-lo juntamente com o vereador Ananias Pereira de Jesus.

Disponibilidade eu não tinha, mas arrumei um jeito rapidinho e para lá seguimos os setecentos quilômetros de viagem.

Estar em Porto Velho dentro do ninho da política estadual foi muito bom; encontrar lá pessoas que já conhecia aqui na nossa Região foi melhor ainda; participar de uma reunião na casa do Governador Ivo Cassol e tirar fotos, foi o ápice.

Mas é como diz minha sábia esposa Rafaela Del Negri, “muita gente aqui em Pimenta Bueno, não sei porque, quer ver o seu oco; para muitos deles, quanto pior você estiver, melhor”. Não queria acreditar nessas palavras, mas é a mais pura verdade. Acho que o nosso trabalho, ao invés de ajudar, acaba atrapalhando os interesses de um e de outro. Contudo, o caso é simples e não é segredo para ninguém:

Depois das últimas eleições a Câmara de Vereadores pimentense ficou dividida em dois grupos: o ex-presidente Ananias Pereira de Jesus foi podado e ficou no grupo menor, ao lado do vereador Jean Mendonça. Esse seria o ‘grupo mais fraco’ se o olharmos sob a perspectiva da quantidade de vereadores componentes.

O outro grupo é o liderado pelo atual Presidente do Legislativo Municipal, vereador Rodnei Lopes Pedroso, que comanda os trabalhos ao lado dos vereadores Cleiton Roque, Celso Bueno, Adão Teixeira, Professor Régis, Marlene Parra e Vicente Pinheiro. Esse seria o ‘grupo mais forte’ sob a mesma perspectiva quantitativa.

Mas se levarmos em conta outras considerações, e mais importantes como são, veremos que os dois grupos, politicamente falando têm a mesma força, porque Jean Mendonça e Ananias Pereira de Jesus estão debaixo das asas protetoras do deputado estadual Kaká Mendonça, também de Pimenta Bueno. Sendo o vereador Jean irmão do deputado, todos os seus projetos terão tendência à aprovação de recursos através das emendas parlamentares do deputado que, pelos laços familiares e interesses políticos, fará de tudo para que o irmão tenha sucesso em sua nova empreitada no município.

Junto com Jean Mendonça vem e vereador Ananias Pereira de Jesus, defensor assíduo do deputado quando seu irmão ainda não era vereador. Ananias Pereira ‘comeu as broncas’ de kaká Mendonça por dois mandatos consecutivos, estando no segundo mandato diante dos vereadores como Presidente da Câmara por quatro anos. Por isso este grupo, apesar de formado por apenas dois dos nove vereadores pimentenses, tem grande representatividade política em Pimenta Bueno.

Querendo ou não, na semana que fiquei em Porto Velho com os três, vi que as coisas podem tramitar mais rapidamente em favor deles. Eles começaram uma articulação com a UNIRON, através do deputado Kaká Mendonça, para trazer ao nosso município uma extensão da UAB, que é a Universidade Aberta do Brasil, que ministra cursos de nível superior através de Vídeo Conferência, veículo altamente difundido e em plena expansão nos dias atuais. Eu que acompanhei a conversa, vi que a possibilidade de Pimenta Bueno ter uma faculdade federal é eminente.

Foto de Arnaldo B. T. Martins na casa do Governador Ivo Cassol em Porto Velho - RO

Também presenciei o Governador Ivo Cassol dando o seu ‘ok’ para a doação de um terreno no Centro da cidade onde a Defensoria Pública de Rondônia vai construir a sua sede pimentense. Os vereadores também receberam um ‘ok’ para a primeira ATI, que é uma Academia para a Terceira Idade, dentre outras conquistas.

Os outros vereadores também estiveram na capital nesta mesma semana, acompanhados do prefeito Augusto Plaça, e é claro que todos têm seus contatos no Legislativo Estadual, mas uma coisa é certa, nenhum deles terá a mesma mobilidade nos trâmites lá de cima como têm o irmão e o defensor do deputado Kaká Mendonça.

Rodnei Pedroso tem suas conquistas ao lado do deputado federal Eduardo Valverde; Celso Bueno deverá ter suas conquistas ao lado do deputado estadual Maurinho Silva; Cleiton Roque também colheu louros ao lado do deputado estadual Jesualdo Pires. Entretanto nenhum desses deputados, pela lógica, tem mais comprometimento com Pimenta Bueno quanto o deputado estadual Kaká Mendonça, ainda mais com o seu irmão dentro da Câmara de Vereadores.

E como dizem os invejosos ao meu respeito, não é uma questão de ‘trabalhar para o deputado’ ou ‘puxar o seu saco’ com as minhas matérias e conjecturas, são apenas fatos e realidade... Aqui estou tecendo o que minha mente pensa e nada mais. Só o tempo poderá dizer se estou certo ou errado.

Agora, uma coisa é muito certa: Há vereadores na minha cidade que poderiam me ajudar melhor comprando meus espaços e matérias, pagando preço digno para valorizar o árduo trabalho que emprego nesta terra, mas ao invés disso preferem ficar criando picuinhas à base de invejas e dissensões; tem deles que ainda se escondem debaixo do manto da santidade para camuflarem os dentes, as garras, os olhos de fogo e o ódio.

Esses dois grupos, ao bem da verdade, podem ter meus préstimos e serviços à sua disposição, cada um para divulgar suas boas ações, já que não pretendo me dar ao enfado de vasculhar lixeiras em busca de barulho. A cidade tem uma TV local e três rádios, com certeza esses veículos de comunicação com poder de divulgação em massa já devem ter seus contratos assegurados, a exemplo da Rádio Rondônia, sob os comandos do ex-vereador Moacir de Moura que já fechou contrato com a Câmara de Vereadores para transmitir ao vivo as sessões do Legislativo.

Nós ainda não temos contrato com ninguém, mas pretendemos. Nosso público é outro e apenas ocasionalmente assiste TV local ou ouve rádio. Nossos milhares de acessos diários asseguram uma boa divulgação para qualquer ação dos parlamentares pimentenses.

Nossa cidade tem um outro jornal eletrônico, mas como está diretamente ligado a um grupo político que elegeu a maioria dos vereadores na Câmara, tem suas matérias diretamente vinculadas a esse grupo, bem como aos seus representantes estaduais e federais, como o deputado federal Mauro Nazif e o deputado estadual Jesualdo Pires. Portanto, devido à imparcialidade nas informações que publica, o PBURGENTE, por enquanto, tem mais qualidade, credibilidade e acima de tudo, acessos. E estamos dispostos a dar notoriedade para cada personalidade da política pimentense, desde que essas personagens concordem que temos a capacidade de prestar um bom serviço e que merecemos nada mais que o preço justo pelo nosso trabalho, não é mesmo? Caso contrário você não teria lido essa grande análise até aqui...

2 comentários:

Anônimo disse...

ESSE DEPUNTADO NAO TEM VERGONHA NA CARA MESMO.ESSES DIAS ERA INIMIGO DO GOVERNADOR.AGORA DA UMA DE BONZINHO...MAS PROXIMAS ELEIÇOES ESTAM AI .O MUNICIPIO ESTA PRECISANDO DE TROCAR DE DEPUNTADO TER UMA CASA DE APOIO CONSTIADO COMO NOSSO DINHEIRO ISSO E FACIL..PRECISAMOS DE UM DEPUTADO CORREDO NAO CORRUPITO.FORA KAKA

Anônimo disse...

a pessoa que escreveu esse comentario ai nao entende nada mesmo. a matéria está correta, talvez aogra o deputado mostre serviço, ja que tem interesse no irmão dele que virou vereador.