PUBLICIDADE

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mesmo que a lentos passos vou caminhando essa íngreme subida

Pra você ver como é: tem gente postando comentários no PBURGENTE ‘tirando’ o deputado estadual Kaká Mendonça e o nosso trabalho pelo tanto de matérias que temos escrito sobre suas ações nestes dias que estamos na capital de Rondônia, acompanhando os vereadores Jean Mendonça e Ananias Pereira de Jesus em suas peregrinações pela Assembléia Legislativa e pela casa do Governador Ivo Cassol.

As matérias que temos escrito não representam a metade de tudo o que um deputado faz durante o dia na capital. Eu decidi não escrever uma matéria para cada assunto, porque senão ia encher o site de matérias do deputado e nossos leitores poderiam pensar que eu vendi o site.

Mesmo assim já comentaram, como disse, sobre o tanto de informações que escrevi. Acontece que um tanto de matérias terá que ser postado no decorrer de uns dez dias para não sobrecarregar o site com o nome do deputado e dos vereadores de Pimenta Bueno.

O deputado recebe dezenas de visitas em seu gabinete nos dias que está de serviço na ALE. Vereadores e Prefeitos vem de todas as localidades pedir ajuda para os seus projetos. Uma carreta de documentos e papéis circulam pelas pequenas salas de seu gabinete. Três secretárias exclusivas quase enlouquecem com tanto trabalho. Quando o deputado termina de atender uma turma, duas, três e tantas outras pessoas já estão esperando. O telefone nunca pára de tocar. O deputado, e a gente, nem almoça direito. Vai-se dormir tarde e levanta-se logo cedo. É uma loucura. Convites e mais convites para estar em vários lugares ao mesmo tempo. Não é fácil.

Portanto, aos que abrem a boca para pronunciar palavras de sarro, xingamentos, desprezos e outras anedotas, vale a pena tentar ver com os próprios olhos como funciona a máquina para se ter uma vaga idéia de como as coisas realmente acontecem.

Eu tirei a prova dos nove e confesso que não é fácil acompanhar o ritmo acelerado de um dia ao lado de um deputado. E não estou falando apenas do Kaká Mendonça. Uns trabalham mais e outros são mais folgados, mas todos têm uma vida muito agitada.

***

Hoje enquanto tirava fotos na sala da casa do governador Ivo Cassol um tipo de pensamento muito estranho tomou conta de minha mente. Sem querer eu pensei nos tempos que roçava mato no meio da juquira com foice em punho. Meu Deus que vida dura! Lembrei-me também de difíceis dias assentando tijolos em intermináveis paredes e muros debaixo do calor escaldante do sol, comento marmita esquentada no álcool na hora do almoço.

Verdade é que não transformei ainda esta façanha de minha vida em dinheiro propriamente dito, mas considero minha atual situação profissional uma tremenda evolução, se levado em consideração o fato de eu não ter concluído a oitava série.

Isto não é bonito, ou louvável e merecedor de algum mérito, mas no mínimo é interessante. Deus sabe o quanto batalhei para chegar até a sala do Governador Ivo Cassol para tirar meia dúzia de fotos do Governador, do deputado estadual Kaká Mendonça e dos vereadores Jean Mendonça e Ananias Pereira de Jesus.

Verdade é que o Governador, apesar de ter me visto em outras situações quando ainda trabalhava na Rádio Meridional e o entrevistava, no momento que entrei em sua sala sabia que ele nem imaginava que eu era. Mas não é isso que estava me importando. O que me importou e ainda importa é o simples fato de ter chegado lá, de ter entrado lá e de ter feito o meu trabalho como qualquer outro fotógrafo, diferenciando tão somente o fato de estar dentro de um espaço restrito a poucos.

Sim eu fiquei muito feliz. Não ganhei nem Um Real, mas tive a satisfação de olhar para trás e ver o quanto caminhei nessa árdua subida.

Passei a última segunda-feira na estrada de Pimenta Bueno para Porto Velho. Na terça-feira passei o dia na Assembléia Legislativa onde tive acesso ao restrito espaço da Imprensa para fotografar a primeira Sessão do ano. Hoje, quarta-feira, passei o dia na Assembléia novamente e estive na casa do Governador Ivo Cassol. Almocei em um restaurante de frente para o rio Madeira, com uma vista privilegiada, onde um mero prato de arroz, feijão e carne pode custar mais caro do que minha compra semanal.

Amanhã volto para Pimenta Bueno com a felicidade de ter realizado um grande trabalho que nunca terá a devida importância para o deputado Kaká Mendonça, para seu irmão o vereador Jean Mendonça, para o vereador Ananias Pereira de Jesus, para o Governador Ivo Cassol quanto tem pra mim.

Fato é que preciso transformar toda essa satisfação em grana, mas creio que tudo acontece ao seu tempo. Para quem era peão bóia fria há nove anos apenas, acho que galguei altos patamares se comparar minha atualidade com o que fui um dia.

Todas as profissões são válidas e todo homem deve estar feliz por ter a oportunidade de trabalhar, seja na profissão que for. Mas eu não queria ser pedreiro ou peão do mato, e estou a poucos passos de ser o que eu quero ser: Escritor e pronto!

Tenho esperanças de que este trabalho aqui em Porto Velho nesses três dias renda algum dinheiro, ou ficarei muito decepcionado. Mas isto também faz parte da vida. Não posso fazer mais nada a não ser dar o melhor que tenho para oferecer quando me dispensam sua atenção e me chamam para ser prestativo. Devo plantar minhas sementes cada vez em solo mais fértil. Acho que estou no caminho certo e é nele que pretendo continuar caminhando, mesmo que a lentos passos.

Nenhum comentário: