PUBLICIDADE

sábado, 18 de outubro de 2008

Dema preserva em perfeitas condições mais de mil discos de vinil usados no extinto “Flash”

Fotos: Omégeni Ramos

Dema do Flash e o acervo com mais de mil discos de vinil usados na danceteria


As décadas de 80 e 90 foram assinaladas por ritmos marcantes com a chegada das músicas eletrônicas e os clubes (danceterias), repletos de globos cintilantes e centenas de pequenos espelhos que refletiam o colorido das luzes piscantes. As mulheres usavam calças jeans de cós alto, cabelos armados (estilo Menudos), blusas coloridas amarradas no meio da barriga e batons ultra-vermelhos. Os homens usavam calças jeans apertadas, camisas de botão, cabelo parecido com o do Michael Jackson e faziam passes de dança em grupos que disputavam os arranjos mais difíceis e seqüências mais longas no meio das pistas.

Silvester Stallone dominava a tela das TV’s interpretando Roque, o Lutador e Rambo; as crianças assistiam Changeman, Thunder Cats e He-Man no Programa da Xuxa, e o Flash Disco Club era o point da juventude ao lado do Banco Bradesco. Dema comandava a casa com seus DJ’s convidados, dentre eles o DJ Marrom, hoje free-lance de jornais impressos e sites, tirando fotos e apurando informações.



O Flash funcionou do ano de 1988 a 2000. Centenas de desfiles foram realizados em passarelas montadas no meio da pista, geralmente aos sábados e nas noites de domingo a música contagiava os jovens que, conforme relembra Dema, hoje fora do ramo de danceterias, “na época ainda saiam para se divertir de verdade”.

Valdemio, o Dema do Flash, preserva em perfeitas condições mais de mil discos de vinil usados na danceteria, que conforme informou o DJ Marron, apareceu nas revistas nacionais “DJ Sound” e “DJ World” como a melhor danceteria do Estado de Rondônia.


Dado Martins não resistiu e teve que posar com o disco do Esquadrão Relâmpago Changemans, na TV brasileira à partir de 1987, pela extinta Rede Manchete

Desde de “Nelson Gonçalves – A Volta do Boêmio”, original de 1969, passando pelos principais hits das décadas de 80 e 90, Dema tem ‘peças raras’ como o primeiro disco da Madonna, coleções inteiras de bandas e cantores que muita gente nunca ouviu falar; os discos com temas de novela, das duas décadas em questão, tem praticamente todos. Ele conta a história de um disco do Michael Jackson que seu pai, sr. Valdir (Tio do Flash), trouxe de Minas Gerais para animar as noites dançantes de Pimenta Bueno.


O disco do Michael Jackson veio de Minas Gerais com o "Tio do Flash", pai de Dema

Quem passou pelo Flash em Pimenta Bueno se lembra de “Modern Talking” e “Tecnotronic”, sons que marcaram época na cidade. “Nesse tempo os jovens gostavam mais de dançar”, disse ele salientando que, dificilmente, em toda região, alguém tenha um acervo tão vasto e marcante para uma época, quanto o seu. Indagado por nossa Reportagem se o acervo tem preço, Dema foi enfático ao afirmar que o valor é incalculável, embora tenha pensado em vender os discos algumas vezes. “Hoje acho que não vendo mais”, diz ele enquanto puxa os discos da prateleira.

(Arquivo DJ Marrom)

Há exatos 20 anos, em 1988, DJ Marrom comandava as pick-ups do Flash com apenas 13 anos de idade

Além dos discos, o ex-empresário do ramo de danceterias em Pimenta Bueno tem vasto arquivo em fitas de vídeo (quem não se lembra delas), com os principais desfiles e apresentações de artistas no local, como o DJ Maluco. Centenas de fotos mostram beldades pimentenses vestidas em maiôs, biquínis, roupas íntimas e de cow-boy, desse tempo, que hoje são mães e até avós conhecidas na cidade. Também conserva um grande acervo de fitas K7 originais, muito usadas na época.



O grande acervo de Dema, com certeza, faz parte da cultura de um tempo em Pimenta Bueno. Nossa Reportagem conversou com uma empresária pimentense, que prefere manter-se sob o anonimato, e descobriu que ela freqüentava o Flash em seu tempo de solteira. “Lá era um lugar muito bacana onde a gente se reunia nas noites de domingo pra se divertir”, comentou lembrando que toda a quadra em frente ao Bradesco ficava cheia de carros estacionados.


O disco do filme Top Gun (1986, com Tom Cruise e Kelly MacGillis) tem imagem ipressa no próprio vinil. O sucesso do disco estava na música "Take my breath away" do grupo Berlin

Um comentário:

Anônimo disse...

Descanse em Paz Dado...vc fez ótimas matérias..agora vc esta ao lado de sua filha... :)