PUBLICIDADE

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O fogo era pouco, mas a fumaça chamou a atenção de todo mundo


Fotos: Omégeni Ramos


O senhor Damião Pereira Barbosa jura que não foi ele quem colocou fogo no entulho, mas os vizinhos juram que foi. O pequeno incêndio que chamou a atenção de “metade da cidade”, aconteceu no “Ferro Velho do Damião”, na rua Raposo Tavares eqüina com a avenida Independência, no bairro Liberdade. Os bombeiros e a Polícia Militar foram acionados por volta das 17 horas desta quinta-feira.


O fogo queimou um monte de entulhos onde haviam produtos de alta combustão como pneus, sofás velhos e muitos plásticos. A fumaça espessa e negra que subiu aos céus chamou a atenção de todo o bairro. Teve curioso que veio do Centro da cidade, há cerca de 1.500 metros, para ver o que estava acontecendo. “Quando vi o ‘fumaceiro’ pensei que o mundo estava se acabando em fogo”, ironizou um dos muito curiosos que se juntaram ao local.


Mas o fogo não representou perigo para o senhor Damião. Ele contou à Reportagem do PBURGENTE que foi buscar uma criança na creche, e quando chegou o fogo estava tomando conta dos entulhos. Sua versão foi contradita pelos vizinhos que afirmaram que o dono do ferro velho ateou fogo ao lixo, o que a Reportagem comprovou ser possível, já que o entulho estava queimando em um local separado do ferro-velho.


Quem não gostou muito da ocorrência foram os bombeiros. Realmente o fogo não demandava a remoção do caminhão e do efetivo para apagar o fogo, que se podia apagar com baldes de água. “Às vezes pode ser que algo mais sério aconteça neste exato momento, colocando a vida de alguém em risco, e não poderemos atender porque estamos ‘empatados’ neste episódio”, lamentaram. Mesmo assim os bombeiros não perderam a viagem e com apenas uma esguichada de água resolveram a situação.

Os bombeiros observam que qualquer tipo de incêndio, sem autorização, é crime.


Empresas e autoridades muito já tem feito pelos bombeiros em Pimenta Bueno, por entenderem a importância da corporação e seus equipamentos no município. Pouco tem feito o Governo Estadual. As peças e orçamentos que chegam a Corporação pimentense não são suficientes para atender a demanda, e o que se vê são cenas como a da foto acima, ou seja, cai mais água no chão, embaixo do caminhão, do que sai na ponta da mangueira, isso quando o caminhão consegue sair do pátio do quartel dos bombeiros. Os bombeiros tem sido de fundamental importância no salvamento de vidas e bens na região, mas a necessidade de suporte é mais do que evidente. A cena acima, registrada no caso relatado, foi motivo de risadas e piadas sobre a lastimável situação dos bombeiros pimentenses.

Nenhum comentário: