PUBLICIDADE

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Uma vitória para ser comemorada por quem tanto tempo esperou

Foto: RAFAELA DEL NEGRI


Arnaldo B. T. Martins

O jornalista, ou a pessoa que vive de produzir, manipular e publicar informações, durante 40 anos teve sua profissão regulamentada por lei, onde se exigia o diploma universitário para que o profissional desta área pudesse desenvolver seu ofício.

Mas devido ao fato de ser uma profissão ligada diretamente a moral, a ética e ao pensamento de seu trabalhador em particular, um turbilhão de jornalistas autodidatas e experientes na função não podiam, ou exerciam seu trabalho, sem o devido reconhecimento justamente pelo fato de não possuírem o diploma superior.

Para estes o calvário terminou ontem (17), quando o Supremo Tribunal Federal – STF, acabou com a obrigação da apresentação do diploma de jornalista para o exercício da profissão, que foi uma grandiosa vitória para jornalistas que, como eu, não podiam expressar integralmente seu pensamento profissional por uma condicionante não menos relevante, mas, não condizente com a realidade do mundo da informação.

Em Pimenta Bueno, por exemplo, como jornalista, sempre prezei pela verdade nas matérias que publiquei, pois o grande público que acessa diariamente o nosso site passou a nos dar créditos, não pelo diploma que ele não sabia se tínhamos ou não tínhamos, mas pelo que liam, onde identificaram, e identificam, o compromisso com a informação imaculada e objetiva, com o único intuito de levar ao nosso leitor os reais fatos e acontecimentos que permeiam nosso dia a dia nessas paragens de Rondônia.

Autoridades pimentenses como promotores, juízes, advogados, prefeitos, vereadores, deputados, empresários e uma série de pessoas importantes, a grande maioria com formação superior a exemplo do quadro de Diretores da Faculdade de Pimenta Bueno – FAP, empresa que nos honra com sua parceria, nos deram crédito não por uma placa pendurada na parede, mas, acreditamos, pelo compromisso sério com o nosso trabalho que é o de levar ao monitor de seus computadores, diariamente, a informação pura e verdadeira sobre os mais variados assuntos.

Pimenta Bueno enfrenta sua carreta de problemas principalmente na área da saúde, onde muitos acontecimentos tem contribuído para o crescente aborrecimento da população, que faz respingar na imagem da Administração Municipal e na Câmara de Vereadores uma certa incapacidade de gerir o setor.

Mas nós, do PBURGENTE que participamos efetivamente e ativamente das discussões, reuniões e conversações, sabemos e informamos a população pimentense sobre o que realmente está acontecendo, em várias matérias, até porque também acreditamos no que está acontecendo e esperamos, como cidadãos pimentenses, melhorias no quadro geral do município. Se o povo acredita ou não no que está escrito, é outra história.

Portanto, comemoro, mesmo que sozinho, aqui em Londrina no distante estado do Paraná onde me encontro ao lado de minha esposa, esta importante conquista de uma classe de profissionais não menos importantes, porque ao lado dos diplomados desempenha, da mesma forma, o seu papel, literalmente bem escrito.

Verdade é que meia dúzia de descompromissados, aqueles do tipo que preferem agredir com palavras os algozes de seus contratos, são os que emporcalham a boa imagem da informação. Mas o que nos conforta é saber que, para estes os limiares da Justiça estão a disposição através de advogados, promotores e juízes.

Nenhum comentário: