PUBLICIDADE

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Começou o ano de 2012 e as discussões em torno das eleições ficaram mais sérias


Pimenta Bueno entra o ano de 2012 com, pelo menos três nomes sendo os mais cogitados para disputar a prefeitura. São os do vereador Cleiton Roque, do empresário Chico da Santa Maria e do Diretor do DER, Ademir Brasil. O primeiro é o presidente do diretório municipal do PSB e o segundo um dos mais novos filiados do PMDB, com a dura missão de dar sucessão aos trabalhos do prefeito Augusto Plaça (PMDB), assim como o terceiro.

Cleiton Roque

Antes de falar de mais nomes, é importante destacar algumas particularidades dos dois primeiros: Cleiton Roque expandiu enormemente seu veio político depois de disputar o cargo de vice-governador ao lado do saudoso ex-deputado federal Eduardo Valverde (PT) nas eleições de 2010. O vereador não desperdiçou a oportunidade de consolidar o seu nome dentro do partido em nível de Estado, onde é vice-presidente abaixo do deputado federal Mauro Nazif.

A projeção estadual de Cleiton Roque refletiu significantemente em Pimenta Bueno, onde o seu nome já vinha sendo consolidado na política por fazer de seus dois mandatos uma ferramenta de oposição, mas não oposição sensacionalista, e sim oposição para discutir idéias até chegar a um ponto de entendimento dentro das diferenças de opinião e ações, principalmente entre os poderes Legislativo e Executivo, onde Cleiton Roque desempenha um papel de fundamental importância na defesa dos direitos e interesses dos servidores públicos municipais, principalmente através do Sindicato dos Servidores, o SINDSEM.

Todo esse trabalho, tendo como base a postura do diálogo, despertou nos adversários políticos do vereador o respeito; tanto que em vários discursos na Tribuna da Câmara de Vereadores seus pares, representantes de outras agremiações políticas, não lhe pouparam elogios em 2011 por suas ações arrojadas e que causaram, ao longo do ano, muitas polêmicas, como no complicado caso da privatização da água no município.

Nas pesquisas realizadas em Pimenta Bueno até o momento o nome de Cleiton Roque esteve sempre em primeiro lugar. O fato é tão verídico que o parlamentar foi procurado por praticamente todas as frentes políticas locais para 'conversar'. E conversar é o que o Presidente do PSB municipal mais tem feito. Ele disse que sua projeção através das pesquisas é muito boa e que o fato lhe deixa mais confiante. Contudo, ele entende que tem de estar aberto às conversações principalmente para ouvir o que os outros partidos têm a dizer. Ele sabe que grandes manobras de campanha serão feitas para lhe combater nas eleições deste ano, principalmente através da máquina pública e do poder financeiro que a maioria de seus adversários políticos têm, mas reafirma sua confiança e, como evangélico, diz que as Eleições 2012, em Pimenta Bueno, serão "uma abriga de Davi contra Golias".

Chico da Santa Maria

Chico da Santa Maria pode não ser o nome que aparece em segundo lugar nas pesquisas realizadas em Pimenta Bueno, mas é um dos nomes do PMDB cogitados para disputar a prefeitura neste ano. E merece destaque pela importância que tem no município, já que o PMDB se encontra desprovido de 'nomes' influentes o bastante para concorrer.

Inicialmente foi cogitado o nome do vereador Rodnei Pedroso, mas o nome do Presidente da Câmara de Vereadores ficou bastante desgastado, principalmente depois que deixou claro o seu interesse pela privatização da água em Pimenta Bueno, defendendo com seus companheiros a vinda de empresas de outros estados para administrar a distribuição de água na cidade, indo assim contra a opinião de praticamente toda a população que, na ocasião das discussões em abril de 2011, não teve a oportunidade de se expressar. Portanto o mais provável é que Rodnei Pedroso vá garantir a sua reeleição para mais um mandato como vereador.

Outro nome cogitado para representar o PMDB nas eleições deste ano foi o do Diretor do DER em Pimenta Bueno, Ademir Brasil. Mas o diretor que já foi vereador morou muitos anos fora da cidade, para onde retornou apenas a fim de assumir o seu cargo estadual. Apesar do grande trabalho que tem feito com o respaldo do Governo de Rondônia e do prefeito Augusto Plaça, ambos peemedebistas, e apesar de encontrar favoritismo dentro do diretório municipal do PMDB, não se sabe ainda até que ponto Brasil tenha reais chances de representar o partido nas eleições deste ano.

Há quem diga que Chico da Santa Maria não passa nas convenções. Os desta opinião acreditam na indicação do nome de Ademir Brasil. Mas há também quem entenda que Chico da Santa Maria, aliado a um bom nome para concorrer como vice-prefeito, possa fazer bonito nas eleições.

Chico da Santa Maria que é proprietário do Grupo Santa Maria, tem realizado muitos trabalhos para a prefeitura. Grande parte da administração municipal vê este fato como um acontecimento favorável pelo fato das divisas ficarem no município, e os empregos e rendas serem gerados na cidade. O próprio prefeito Augusto Plaça já falou sobre a importância de uma empresa da cidade ter a oportunidade de executar os convênios locais, porque se algo der errado ele, o prefeito, já sabe quem procurar para reclamar, o que não ocorreria com tamanha funcionalidade se a empresa fosse de outra cidade ou de outro estado.

O próprio empresário Chico da Santa Maria, que também tem executado convênios com o Governo do Estado, diz estar preparado para administrar o município se esta for a vontade da população e da direção do PMDB. Ele observa que tem trafegabilidade tanto na política estadual quanto em Brasília, além de vasta experiência administrativa, depois de ter transformado a pequena Cerâmica Santa Maria iniciada na década de 70, em um forte e consolidado grupo empresarial que atua em diversos municípios de Rondônia, levando, por onde passa, o nome de Pimenta Bueno.

Segundo informações as grandes lideranças do PMDB em Rondônia, o casal Raupp, não abrem mão de uma candidatura majoritária em Pimenta Bueno, seja com quem for, e o que não se sabe é se as lideranças locais terão 'peito' para contradizer a vontade dos 'soberanos', se este for o caso, isto porque as lideranças locais podem entender que seja melhor para o município um determinado quadro político, mas as lideranças estaduais podem entender a mesma coisa de outra maneira.

Outros Nomes

Bem, ao falar do Chico da Santa Maria mencionei os nomes de Rodnei Pedroso e Brasil. Mas ainda restam alguns:

Kaká Mendonça - o nome do ex-deputado estadual é uma grande incógnita. Kaká Mendonça (PTB) já conversou com todas as frentes políticas que iniciaram o processo no ano passado, inclusive com Cleiton Roque e Chico da Santa Maria. O que se sabe é que sua preferência maior é por Porto Velho, na Assembléia Legislativa. Mas o que ninguém esperava é que o Presidente da ALE, Valter Araújo, seu maior mantenedor, fosse ser preso pela Polícia Federal. E isto mudou todo o quadro e, certamente, os pensamentos de Kaká. Portanto, para quem se arrisca a desenhar quadros políticos em ano de eleição, como eu, através destes textos, ficou muito difícil apontar algo de concreto sobre o ex-parlamentar, ainda mais levando em consideração que seu nome está envolvido com o pagamento de propinas. O que se sabe de fato é que continua sustentando a cogitação de seu nome para candidato a prefeito, e em todas as festas da cidade está presente cumprimentando o povo e dando o famoso tapinha nas costas de seus possíveis eleitores.

Jean Mendonça - Não que o nome do irmão do ex-deputado estadual Kaká Mendonça tenha sido grandemente cogitado para disputar as eleições deste ano como candidato a prefeito, mas esta possibilidade certamente não foi descartada. O cenário para Jean Mendonça (PTB) com certeza seria outro se Kaká Mendonça tivesse conseguido se reeleger, ou pelo menos não estivesse envolvido diretamente com as sujeiras de Valter Araújo, como se viu na mídia estadual desta terça-feira (03), podendo ter recebido R$ 800 mil em um único pagamento. Mas como isto não ocorreu, a família Mendonça deve estar buscando a melhor forma para dar continuidade à permanência de seu nome tanto na política estadual, quanto na local. Jean Mendonça também já foi cogitado para ser candidato a vice, tanto de Cleiton Roque quanto do candidato que deverá representar o PMDB.

Marlene Parra - O nome da vereadora Marlene Parra (PT) tem aparecido bem nas pesquisas ao lado de Cleiton Roque, sendo assim cogitado para disputar a prefeitura de Pimenta Bueno. Entretanto, a cogitação que tem ganhado mais força até o momento é para que componha, ao lado do vereador, a nominata composta por PSB e PT na disputa pela prefeitura pimentense. A vereadora ainda não falou nada sobre isto e, levando em consideração a forma com que historicamente o PT conduz suas discussões internas, deva aguardar o momento exato, depois de muito debater a situação, para se pronunciar oficialmente.

Zé Irineu - O Presidente do diretório municipal do PT em Pimenta Bueno, Zé Irineu, que já disputou a prefeitura local, disse que está disposto a contribuir da melhor forma possível em prol do município, seja através de uma composição majoritária, seja através de uma composição com outros partidos na condição de vice. Ele garante que as eleições deste ano serão discutidas amplamente, e que o melhor será decidido em conjunto.

Projeções do PT - É importante observar que o PT, de cima para baixo, tem projeções diferentes da cogitada em Pimenta Bueno, ou seja, no cenário nacional, PT e PMDB caminham juntos, até porque a Presidente do país é do PT, e o vice-presidente do PMDB. Em Rondônia, apesar do deputado federal Padre Ton ser uma das maiores expressões do Partido dos Trabalhadores, quem ganha força nas discussões e organização internas é o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, que já tratou de estreitar os seus laços de interesses políticos com o governador Confúcio Moura, do PMDB.

Em Pimenta Bueno, como disse, a cogitação maior é de uma formação do PT com o PSB, o que iria na contramão das outras projeções. Mas essa projeção em particular nasceu em 2010, durante a campanha eleitoral, onde o então candidato a vice-governador, Cleiton Roque, estreitou laços de amizade e compromissos políticos com petistas muito importantes do Estado de Rondônia. Verdade é que seu maior aliado faleceu em trágico acidente na BR 364 logo depois das eleições no início de 2011. O saudoso ex-deputado federal Eduardo Valverde seria neste ano o maior defensor de Cleiton Roque dentro do PT de Rondônia para uma composição forte e definitiva em Pimenta Bueno, mas muitos dos que ficaram também viram no vereador pimentense a figura de um homem capaz de cumprir com seus compromissos e, acima de tudo, capaz de administrar a cidade honrando o nome de seus parceiros.

Cenário - O cenário mais provável neste momento é o de três frentes em Pimenta Bueno. A primeira frente liderada pelo PMDB com Chico da Santa Maria ou Brasil; a segunda liderada pelo PP de Cassol com nome ainda a ser apontado, e que poderá ser o de Edimar do Hotel Nacional, e a terceira frente liderada pelo PSB numa provável composição com o PT, com Cleiton Roque e Marlene Parra ou Zé Irineu.

Se o PT, por determinações maiores, compor com o PMDB, o quadro poderá mudar drasticamente, porque várias frentes importantes, inclusive o PP, que não vão comungar com o PMDB tão cedo, tenderão compor com o PSB de Cleiton Roque.

Nenhum comentário: