Arnaldo Martins - Depois de ver sua candidatura deferida com menção honrosa no Tribunal Regional Eleitoral – TRE, na sexta-feira (30), o candidato a governador de Rondônia pela coligação “Rondônia Melhor para Todos” – PT/PSB, Eduardo Valverde, prestigiou dois arraiais na noite deste sábado (31), sendo o Arraiá do Coroné e o Arraial do Sertão.
No primeiro evento Valverde assistiu uma bela apresentação de quadrilha, e no segundo, além encontrar eleitores que demonstraram verdadeira paixão por sua candidatura, deliciou-se com um saboroso vatapá em uma das tradicionais barracas.
Estimulador da Cultura no estado de Rondônia enquanto deputado federal, Eduardo Valverde calcula ter investido no setor em torno de R$ 5 milhões de reais através de emendas parlamentares de sua autoria, fomentando os mais variados segmentos culturais como arraiais (quadrilhas e bois bumbás), cinema (Cine Amazônia), teatro (Palco em Movimento) e festividades culturais como Jerusalém de Nazaré e Festa do Divino, dentre tantos outros.
Eduardo Valverde acredita que o Estado está apenas tendo a função paternalista de mero produtor de eventos, renegando o incentivo e reconhecimento a outros saberes e fazeres culturais, inibindo a inventividade, a fruição, a pesquisa e a possibilidade de formação e o que é pior, vedando a visualização e a prática da ação cultural enquanto mola propulsora e geradora de cidadania e riquezas.
“Por isso precisamos criar e desenvolver o Programa de política Cultural do Estado de Rondônia, acenando para os agentes e produtores culturais, para as cidadãs e cidadãos, como alvos prioritários da ação cultural descentralizada e transformadora por meio do acesso e da oportunidade”, diz Valverde.
Ele entende que a implantação do programa de incentivo tributário para as realizações artísticas é ponto vitalício para que centenas de artistas, especialmente jovens e adolescentes, tenham a oportunidade de integrar um grupo teatral ou de dança, ou ainda simplesmente assistir uma peça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário