PUBLICIDADE

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Nenhum esforço é por nada

Que os vereadores de Pimenta Bueno estão se esforçando para conseguir recursos de deputados e senadores através de emendas parlamentares federais e estaduais, isto não se discute. Mas a que preço eles trabalham em favor da população?

Esta é uma pergunta interessante.

O meu colega Omégeni Ramos, proprietário do site Correio Pimentense, publicou uma matéria cogitando a projeção do vereador Celso Bueno para disputar as próximas eleições a deputado estadual. Bagagem ele tem: foi assessor na ALE em Porto Velho, candidatou-se a vereador “de repente” e se elegeu bem, além de fazer parte do maior grupo político da Câmara de Vereadores e da legenda com mais parlamentares municipais, o PSB de Cleiton Roque e Adão Teixeira.

Então, vamos cogitar.

A eterna musa do PSB, a ex-prefeita Inês Zanol, só não saiu candidata a deputada estadual nas eleições passadas (2006), devido a manobras políticas majoritárias. Saiu para vice-governadora e não se deu bem. Naquela ocasião o candidato do PSB em Pimenta Bueno foi o vereador Cleiton Roque que, diga-se de passagem, representou bem o seu papel.

Este poderá se manter firme em seu segundo mandato para projeções políticas em um futuro mais distante, talvez, em 2012. Mas e Inês Zanol que perdeu grande poder de fogo depois das últimas eleições estaduais? Ela reapareceu nas últimas eleições municipais (2008), mas seu ressurgimento foi conturbado e, até hoje não se sabe muito bem o que aconteceu com os votos dos mais de seis mil eleitores que confiaram em seu nome.

O que ninguém pode negar, e isto é um fato, é que o nome da ex-prefeita Inês Zanol tem grande potencial para uma projeção a deputada em Pimenta Bueno e região, afinal, como prefeita pimentense seu nome foi bastante repercutido positivamente em todo estado, de forma que se tiver um mínimo de apoio, pelo menos dentro do próprio partido, já seria uma grande coisa.

Zanol, sob a perspectiva desta mera cogitação, tem muito mais nome que Celso Bueno.

Mas até isto é relativo, porque um nome sem expressão política local como o de Celso Bueno, que veio de Porto Velho assim, de repente, chegou na “hora H” e sagrou-se vereador pela primeira vez com muito mais votos que o veterano Adão Teixeira, pode ser que surpreenda também numa projeção maior.

Logo, as “aparições”, principalmente dos vereadores do PSB, em assinaturas de convênios, reuniões em Brasília e Porto Velho e nas fotos ao lado de deputados assinando ordens de serviço e etc., não são à toa. Fato é que estão trabalhando em favor da população sim, mas de contrapartida, obviamente, estão “preparando a cama” para o ano que vem. E se depender de seus esforços, os forros serão de primeira, macios, sedosos e com cheiro de amaciante.

Bem que dizem que a política é uma formidável caixinha de surpresas – apesar de algumas ações serem previsíveis, onde absolutamente tudo pode acontecer. É esperar pra ver... eu só to indo no embalo... quem começou toda essa história foi o Marrom, viu gente... hehehe... até mais.

Nenhum comentário: