PUBLICIDADE

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A mulher queria fumar de qualquer jeito...


O cara viu uma mulher pedindo para um rapaz ir comprar uma carteira de cigarro para ela. Como estavam no meio de uma conversa o cara disse: “Pôxa, como uma moça tão bonita como você pode fumar? ”. Mas o cara disse isso num tom distraído, tentando chamar a atenção da moça para o fato do cigarro.

Queria ele chamar sua atenção para o fato do cigarro matar milhares de fumantes todos os anos. Enquanto morrem da maneira mais sofrida os dependentes do tabaco, os senhores da indústria que embala em finas embalagens o produto, desfrutam sua riqueza em impérios banhados a ouro no exterior, juntamente com o dinheiro que o fumante gasta em uma carteira de cigarro.

São os fumantes que obrigam o Governo a gastar milhões com os tratamentos de Tuberculose e outros males derivados do cigarro nos Hospitais Públicos, como se não bastassem as centenas de outros meles para combater, dentre eles os naturais. Ele queria que ela soubesse, por exemplo, que dados científicos dizem que uma pessoa que fuma quinze cigarros por dia, tem sua vida reduzida, em media, em cinco anos; que uma pessoa que fuma um maço de cigarro por dia tem probabilidade vinte vezes maior de desenvolver câncer de pulmão em relação a uma pessoa que não fuma; que ela se conscientizasse que o fumo é responsável por trinta por cento das mortes por câncer, noventa por centos das mortes por câncer no pulmão, noventa e sete por cento do câncer na laringe, vinte e cinco por cento das mortes por doenças do coração, oitenta e cinco por cento das mortes por bronquite e enfisema, vinte e cinco por cento das mortes por derrame, e por cinqüenta por cento dos casos de câncer de pele. Ou seja, é um laço estreito e perigoso num relacionamento. Mas ela não estava interessada em saber que uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma.

Depois de dizer, com orgulho, que sustenta o vício a dez anos, ele foi obrigado a ouvir o seguinte: “Você mentiu duas vezes: uma que eu não sou moça, outra que eu não sou bonita”. Meu Deus do Céu, com tanto pessimismo, só mesmo saindo fora da conversa. O cara nem queria mais continuar o papo com a moça. Depois, em silêncio, reparando à distância, percebeu, verdadeiramente, o quanto ela era feia e desajeitada e pensou: “Pudera! Gorda, feia, arrombada, viciada e truculenta feito um gorila, só poderia mesmo estar aí sozinha, despeitada e fumando feito uma caipora!”

Na fumaça do cigarro já se isolaram 4.720 substâncias tóxicas, as quais atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos; Contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais: Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena; Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo; Nitrosaminas; Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14; Agrotóxicos - DDT; Solventes - benzeno; Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago); Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..; Cianeto Hidrogenado; Amônia - utilizado em limpadores de banheiro; Formol - componente de fluído conservante, muito usado na conservação de defumtos; Monóxido de Carbono - o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante, ativo ou passivo, totalmente intoxicado.

Nenhum comentário: