PUBLICIDADE

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A "tsunami" passou... só ficou a Dengue e seus números alarmantes


Os últimos dias 09 e 10 foram "um Deus nos acuda" em Pimenta Bueno. Tinha genro de sogra pimentense espalhado pelo Brasil e pelo mundo dando salto de alegria pensando que a "onda gigante" havia levado todo mundo embora. Mas a "onda" de tsunami já passou e voltou à tona o assunto Dengue. Nesta sexta-feira (11) o Secretário Municipal de Saúde, Elisiário Pedro Benevenutti, reuniu as principais lideranças administrativas e sociais para apresentar números sobre o assunto.

Basta dizer que do ano de 2003 a 2006, foram registrados 967 casos de Dengue em Pimenta Bueno, com uma média anual de 241,75 casos. Só em 2007 foram 1770 casos confirmados, um aumento em torno de 734% em relação à média dos anos anteriores. Os números são alarmantes e preocupam todas as camadas sociais. Contudo o secretário garante que a situação está sendo remediada, mas voltou a enfatizar que a participação da comunidade é fundamental para o combate à doença.

Estima-se que mais de 6 mil pessoas tenham tido Dengue no ano de 2007 em Pimenta Bueno. 1770 procuraram os postos de saúde e o Hospital Municipal Ana Neta. O secretário diz que este número representa 1/3 de todos os casos, o que daria quase 6 mil "dengosos". Remédio, segundo ele, tem no hospital que até criou um local especial para atender os febris. Ele disse também que um paciente em observação, por 12 horas, custa R$ 51,00 e já foram gastos mais de R$ 240 mil reais com a doença no município.

Nenhum comentário: