PUBLICIDADE

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Autoridades se reúnem para discutir ações contra a Dengue em Pimenta Bueno

Foto: Amauri - Prefeitura PBU



Aconteceu durante esta semana na Secretaria Municipal de Saúde, com a participação do Conselho Municipal de Saúde e a equipe Anti-Dengue da AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) reunião para a consolidação de ações contingenciadas para o Estado, com reforço aos municípios prioritários, no qual se inclui Pimenta Bueno, face os dados técnicos e estatísticos repetidos nos últimos 3 anos.

A primeira operação do Programa Estadual de Controle da Dengue denominada “Operação Varredura” definiu ações contingenciais como a mobilização social, tendo como parceiros escolas, igrejas, organizações não governamentais e governamentais afins. O envolvimento maciço da imprensa, já iniciados com a veiculação de vinhetas, inserções e entrevistas nos meios de comunicações locais.

Parte das ações também, a educação continuada nas escolas, incluindo, nas disciplinas cabíveis, o tema Dengue. O reforço à Divisão de Endemias, no que se refere ao quadro de pessoal e ao Programa Nacional de Agentes Comunitários, que já iniciaram o denominado Arrastão, trabalho de casa em casa de conscientização.


De forma a compor uma frente de parceria para o controle e combate da doença, a convocação do Ministério Público para respaldar as modificações de execução nos locais criadores do transmissor, foi buscada em reunião que aconteceu na quarta-feira, reunindo o Prefeito Augusto Plaça, o Secretário de Saúde do Município, o Promotor Público e outras entidades estaduais e municipais.

Além dessas, compõe o elenco das ações pit-stops e outras atividades que despertem a atenção da população para o problema. E convém lembra, que conjuntamente com o contate à Dengue trabalha-se o controle do Caramujo Africano, que proliferam no período chuvoso.

Ainda com relação à Secretaria Municipal de Saúde de Pimenta Bueno cabe informar que esta acaba de informatizar a rede básica de saúde. Este foi o primeiro passo para regulação, que nada mais é que o indicador da pactuação que o Município fez, junto ao Ministério da Saúde, que prevê que, no próximo ano, toda a rede de saúde esteja interligada via intranet e por internet, mecanismo que permite velocidade no trânsito de informações. (Assessoria)

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus abençoa!!!! Pq o mosquito ja esta por todos os lados...
vc cuida do seu quintal, mas e o seu vizinho, cuida do dele?????
A mobilização é importantissima!