PUBLICIDADE

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Agentes ambientais voluntários recebem capacitação em Pimenta Bueno

Foto: Dado Martins



Pessoas ligadas ao meio ambiente em Pimenta Bueno, estão participando hoje e amanhã (18), de um curso para formação de Agente Ambiental Voluntário. O curso é uma realização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM e conta com a participação de instituições locais, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretários Municipais, associações ambientais como a Associação Pimentense dos Amigos do Meio Ambiente – APAMA, Professores, dentre outros. As palestras estão sendo ministradas no Centro de Capacitação Tecnológico – CCT (Antigo CTG).

Abordando os temas da Problemática Ambiental, Licenciamento Ambiental, Zoneamento, Cidadania e Meio Ambiente, Políticas do Estado Ambiental, Legislação Ambiental, Mata Ciliar e Lixo, os assistentes de projeto Antônio Azevedo, Semíramis Maciel Ribeiro, Ana Maria Carneiro e Juliana Freitas, chamam a atenção dos participantes para as questões ambientais do Estado de Rondônia e de Pimenta Bueno.

Fotos: Omégeni Ramos


A Coordenadora de Assistência de Projetos, Karla Regina e o Fiscal José Carlos Coutinho, também abordam temas importantes durante as palestras. “A capacitação desses agentes visa o trabalho com o município na região para o desenvolvimento de ações ambientais em prol do Meio Ambiente”, disse a coordenadora, ressaltando que no curso estão incluídas diversas atividades como o desenvolvimento de projetos e o planejamento ambiental para 2009.

Karla Regina fez questão de ressaltar que o planejamento ambiental prevê campanhas educativas realizadas no município, bem como palestras nas escolas e limpezas de rios e matas ciliares, como já acontece anualmente em Pimenta Bueno através das ações desenvolvidas pela APAMA e pela Associação dos Pescadores Esportistas de Pimenta Bueno – APEPIB. “Essas pessoas estarão preparadas para fiscalizar; não para autuarem ou prenderem, mas para conscientizar, principalmente os ribeirinhos, sobre a importância de se preservar as nascentes, igarapés e rios da região”, disse a coordenadora.



Ela concluiu dizendo que o curso está sendo ministrado pela SEDAM em 24 municípios de Rondônia, sem perder o foco de expandir ainda mais as ações de prevenção, fiscalização e conscientização desenvolvidas pela instituição através de suas divisões especializadas.

Nenhum comentário: