PUBLICIDADE

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Temas importantes estão sendo pautados no momento, mas o desenvolvimento de Rondônia é pauta permanente


Foto: Rafaela Del Negri
Segurança pública é “o tema número um” para a garantia dos direitos humanos no Brasil, de acordo com o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vannuchi. Ao comentar a violação dos direitos humanos registrada em diversos presídios de todo o país, o ministro avaliou que o quadro ainda é “extremamente preocupante” e destacou o caso do Presídio Urso Branco, em Rondônia. Segundo ele, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, encaminhou na noite de ontem (8) ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedido de intervenção federal na tentativa de resolver a situação no local.

Enquanto isso é para Porto Velho que continuam seguindo as grandes máquinas que serão responsáveis pela construção das usinas de Santo Antônio e Jirau. Apesar de temas importantes como a segurança pública de Rondônia estar em pauta neste momento, o assunto da geração de energia nunca saiu de pauta desde que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), priorizou a construção das duas usinas em Rondônia.

Fotos: Dado Martins

Em Pimenta Bueno, na manhã desta quinta-feira (9), duas carretas “Pranchão” pararam em frente ao Bradesco, transportando, cada uma, um caminhão articulado, da Volvo, modelo A30E. Deste tipo mais de 10 já cruzaram a cidade rumo a Porto Velho. Sinal que as usinas são realidade, e não mais apenas projetos no papel. O comércio da capital do estado há muito tempo está aquecido. O comércio dos municípios vizinhos a Porto Velho, estão se aquecendo, e muita gente de fora, a maioria trabalhadores, está vindo para Rondônia em busca da oportunidade de uma vida melhor, fato que aconteceu nas décadas de 70 e 80 quando a Floresta Amazônica estava sendo povoada com apoio do Governo Federal através do Incra. Hoje, acontece mais ou menos a mesma coisa, mas de forma diferente.

Quem comemora toda essa agitação é o Governo do Estado, que apesar de poder enfrentar problemas nas áreas, principalmente da Saúde e da Educação, com a chegada de milhares de famílias ao mesmo tempo, tem motivos de sobra para se animar com a sensação positiva que toma conta de todas as classes sociais, trabalhistas e políticas locais.

A alegria é tanta, que até prêmio para a detenta mais bonita do estado foi entregue. Poliana Rocha de Paula, 21 anos, foi eleita Miss Penitenciária de Rondônia, na noite de ontem (8), na primeira edição do concurso no Estado. Com 1,67m de altura, Poliana concorreu com outras nove reeducandas da Penitenciária Feminina de Porto Velho. O evento, realizado no Sest-Senat, foi promovido pelo governo do Estado em parceria com a Vara de Execuções Penais da Comarca da Capital e com o Conselho da Comunidade. A primeira Miss Penitenciária de Rondônia ganhou uma TV 14 polegadas.

Não é crítica irônica. A citação acima serve apenas para demonstrar o quanto os ânimos estão “up” em Rondônia. Tudo isto, direta ou indiretamente, está ligado ao bom momento que o estado atravessa, como um dos mais ricos do Norte do país, com grande produção de carne, com vários tipos de exportações (que na verdade é o tipo de venda que mais gera divisas nas empresas), com incentivos aos produtores rurais, e etc.


E tudo isto, por sua vez, está ligado, direta ou indiretamente, ao Governo Federal que, sem querer puxar a sardinha para o prato do Lula, tem se mostrado um dos melhores desde quando JK caminhou sobre a última árvore que derrubou pessoalmente, sobre um Caterpillar D8, nos idos de 1961, para inaugurar a BR 364 em Vilhena. Daí pra cá Rondônia nunca mais foi a mesma, especialmente agora com a volta das grandes obras no estado.

Nenhum comentário: