PUBLICIDADE

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Pequenos produtores recebem sementes de milho em Pimenta Bueno e Região

Fotos: Omégeni Ramos



Produtores rurais de Colorado do Oeste e da região do Cone Sul receberam ontem (21), do Governo do Estado, sementes selecionadas de milho para o plantio da safra 2008/2009. O vice-governador João Cahulla presidiu a entrega, na sede local da Emater em Colorado, acompanhado do secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, do secretário regional de Governo no Cone Sul, Ilário Bodanese, o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, coronel Bomfim, o gerente local da Emater, Valter João, produtores e outras autoridades locais.

“Com as eleições, o Governo ficou impedido de distribuir as sementes, o que atrasou um pouco o plantio, por isso decidimos distribuir de forma regionalizada, para dar mais celeridade na entrega e no plantio. Estamos apoiando aos pequenos produtores e isso tem representado um aumento de cerca de 30% na nossa produção agrícola”, disse Cahulla.


O secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, destacou o compromisso do Governo com os pequenos produtores e reafirmou a prioridade em promover o desenvolvimento rural. “Importante é levar o apoio técnico e também o incentivo, para que os produtores possam continuar produzindo as riquezas para o Estado de Rondônia”, completou.

Em Colorado, foram entregues 4.170 quilos de sementes selecionadas de milho, do tipo Al Bandeirante, com alto índice de germinação. No Cone Sul, serão distribuídas mais de 25 mil quilos de sementes selecionadas, assim distribuídas: 3.120 em Cerejeiras, 5.200 em Cabixi, 4.170 em Vilhena, 4.170 em Corumbiara, 3.120 em Chupinguaia e 1.080 em Pimenteiras.


À tarde, o vice-governador se deslocou até Pimenta Bueno, onde fez a distribuição de sementes selecionadas de milho para o município e cidades vizinhas. A distribuição gratuita de sementes faz parte do Projeto Semear, em que o agricultor recebe sementes de qualidade para o plantio e ao final da colheita, retribui solidariamente, na mesma quantidade, parte da sua produção para fabricação de fubá, que posteriormente é distribuído a famílias carentes do estado.

Em 2008, o Governo do Estado adquiriu 240 toneladas de sementes de milho para contemplar os agricultores de todo o estado. Além das sementes de milho, também foram adquiridas 300 toneladas de sementes de arroz e feijão, que posteriormente também serão distribuídas pelo governo. (Com informações do DECOM)



Nenhum comentário: