PUBLICIDADE

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Instituições de segurança se organizam para coibir infrações e crimes eleitorais

A Reportagem do PBURGENTE conversou com o Capitão Iago, da Polícia Militar – PM, com o Juiz Eleitoral de Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia, Dr. Wilson Soares Gama e o Delegado da Polícia Federal, Base de Operações Roosevelt, Rodrigo de Souza Carvalho. Todas as instituições de segurança pimentenses estarão envolvidas, das mais diversas formas, com as eleições municipais que acontecem no próximo domingo (5).

Foto: Rafaela Del Negri

O Capitão Iago, que recebeu a Reportagem na última terça-feira (30), em seu gabinete no Quartel da Polícia Militar, disse que os policiais estarão divididos em vários setores e municípios. Em Pimenta Bueno estarão dando apoio à Polícia Federal. “Nosso objetivo não é a abordagem como a realizamos nem cotidiano. Estamos preparados para trabalhar nessas eleições de uma forma especial, pois o objetivo maior é cuidar para que o eleitor de bem não corra o risco de mudar seu voto original por decorrência de uma oferta indesejada”, disse ele.

Fotos: Omégeni Ramos

O Dr. Wilson Soares Gama recebeu a Reportagem do PBURGENTE na sede do Cartório Eleitoral na chuvosa manhã desta sexta-feira (3). Ele informou que as urnas eletrônicas que serão usadas em Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia estavam recebendo os últimos ajustes, depois de terem sido lacradas, uma a uma, pessoalmente por ele e pelos fiscais. “Essas urnas são programadas para iniciarem sua operação e encerrarem com data e hora marcada. Não há meios de burlar essa tecnologia que é totalmente segura. Prova disto é o fato dos Estados Unidos encomendarem do Brasil as urnas eletrônicas nacionais para serem usadas no processo eleitoral daquele país”, comentou.


Os 24.066 eleitores aptos a votar este ano, estão distribuídos em 89 Seções espalhadas em 18 locais de votação, no perímetro urbano e na zona rural. As escolas estaduais Marechal Cordeiro de Farias e Raimundo Euclides Barbosa somam 30 Seções, sendo 15 para cada uma onde votam 10.571 eleitores ao todo, quase a metade de todo eleitorado pimentense. O Juiz informou também que a apuração dos votos acontecerá no Cartório Eleitoral, situado entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, onde um telão de 3 X 4 metros mostrará, em tempo real, as parciais durante o processo.


O Delegado da Polícia Federal, Rodrigo de Souza Carvalho, recebeu a Reportagem do PBURGENTE na tarde desta sexta-feira. Ele disse que o efetivo em Pimenta Bueno é pequeno, mas trabalhará da melhor forma possível com duas equipes atuando simultaneamente, em contato direto, estando uma à paisana nas ruas da cidade atendendo ao que chamou de “ocorrências rápidas”, e outra na Base de Operação que receberá as ligações com denúncias, repassando os dados à equipe das ruas.

“Daremos prioridade às requisições da Justiça Eleitoral, e em segundo plano atenderemos as denúncias feitas pelo telefone”, disse o Delegado explicando que inicialmente estava atendendo, com sua pequena equipe, a todas as ligações que eram feitas com denúncias. Mas com o passar dos dias percebeu que a maioria das ocorrências atendidas não configurou em crime ou infração eleitoral, fazendo com que os agentes federais priorizassem os requerimentos da Justiça Eleitoral.


Quanto as ações desenvolvidas nos últimos dias, quando casas e pontos comercias foram ‘averiguados’ pela Polícia Federal, o Delegado Rodrigo de Souza Carvalho disse que as três coligações que disputam a prefeitura de Pimenta Bueno receberam as visitas dos agentes. Contudo ele observou que as coligações “Um Futuro Melhor para Pimenta Bueno”, de Inês Zanol e “O Progresso Continua”, de Augusto Plaça, foram as que mais receberam denúncias. “Certamente porque os correligionários de uma coligação ligavam denunciando o que acreditavam ser prática criminosa da outra coligação”, deduziu o Delegado.

A Reportagem do PBURGENTE estará durante todo o dia 5 em contato com as principais autoridades pimentenses na maior parte dos locais de votação. O site estará sendo atualizado todo o tempo, desde o início da votação às sete horas da manhã, até o término da apuração dos votos. Os principais fatos e acontecimentos estarão sendo levados ao conhecimento da população através de nossas matérias e notas com muitas fotos. A Direção do site, desde já, agradece a colaboração da Justiça Eleitoral em Pimenta Bueno, da Polícia Federal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e de todos que estarão colaborando, de uma forma e de outra, para que os fatos cheguem ao conhecimento de todos, em Pimenta Bueno, Região e Mundo.

Nenhum comentário: