PUBLICIDADE

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Brito do Incra recebe apoio de produtores rurais pimentenses


“O Poder Legislativo deve ficar de olhos mais atentos às demandas do interior, das regiões periféricas e das zonas rurais. Ao promover o desenvolvimento dessas localidades, evita-se um cenário de pobreza, marginalização e desigualdades sociais”. Esta foi uma das avaliações do pré-candidato a deputado estadual, Brito do Incra (PDSC), durante encontro com representantes rurais promovido pela Associação dos Produtores Rurais do Setor Rosevelt (Aprovelt) neste final de semana. A intenção foi conhecer a demanda do segmento em Pimenta Bueno.

Cerca de 150 produtores e representantes de comunidades rurais manifestaram apoio integral ao postulante e apresentaram uma lista de prioridades e necessidades de quatro associações - Nova União, Rio de Ouro, Chacareiros e Aprovelt. Entre as reivindicações, estão a reativação e construção de escolas, melhorias no abastecimento de água e no fornecimento de energia elétrica, além da construção de pontes, estradas e terraplanagem de vias de acesso.

Brito explica que, em sua maioria, trata-se de produtores de alimentos como arroz, feijão e café, criadores de gado e agricultores da agricultura de sub-existência à procura de uma estrutura de desenvolvimento econômico e social nas suas regiões. “São trabalhadores que lutam dia a dia para o sustento da família e o crescimento do negócio e merecem uma atenção especial por parte da classe política”, defende.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Pimenta Bueno (Astrocap), Gelson Linhares, há déficit em quase todos os setores, além da falta de uma legislação eficiente que fortaleça o segmento. “Por isso, precisamos unir forças com um representante na política que vista a camisa, conheça a nossa realidade e tenha compromisso”, alerta. Linhares diz conhecer a trajetória política de Brito e manifestou apoio público da Astrocap ao pré-candidato.

A ex-prefeita de Pimenta Bueno, Inês Zanol (PSB), também enfatizou a importância do apoio político. “Fizemos o possível para melhorar as condições dessa população, mas agora é necessário ter um representante na assembléia que lute pela categoria. Acredito em Brito para isso”. Zanol lembrou que desde que o pré-candidato era técnico do Incra, há cerca de 20 anos, ele tem feito caminhadas pela região e visto de perto as dificuldades. Inclusive, conta ela, diversas famílias tiveram conquistas através de projetos implementados pelo pré-candidato.

CENÁRIO FAVORÁVEL – O ex-secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental defendeu que os deputados devem voltar-se não apenas para os centros urbanos, mas propor leis que criem um cenário favorável ao desenvolvimento social e econômico nas áreas periféricas do estado. “A pobreza no campo leva à pobreza na cidade. Milhares de pessoas são obrigados a procurar melhores oportunidades nos centros urbanos e, muitas vezes, não têm sucesso na empreitada”, analisa. Com isso, aumentam as estatísticas de famílias que vivem em condições sub-humanas nas cidades.

De fato. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um dos maiores geradores de pobreza das cidades é o êxodo rural – migração do campo para centros mais desenvolvidos. O postulante explica que os deputados devem ir à raiz do problema e garantir políticas que dêem acesso à educação, saúde, infraestrutura e à exploração econômica sustentável nas zonas rurais de Rondônia. “Enfim, todos os serviços e direitos que os moradores das cidades possuem devem estar acessíveis também aos moradores do campo”.

Um comentário:

Unknown disse...

Senhor Brito gostaríamos que nos mandasse o numero do telefone do seu comitê aqui em pimenta bueno, pois queremos colocar em frente a nossa casa um cartaz seu. aqui esta nosso endereço de e-mail onde o senhor poderá enviar o numero leticia-j-ferreira@hotmail.com

Atenciosamente
a Familia do Drº Marcio Welder Ferreira