PUBLICIDADE

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Campeonato Estadual de Velocross fica mais apertado em Vale do Paraíso

Fotos Arnaldo B. T. Martins

Foi um fim de semana ensolarado em Vale do Paraíso, onde a Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, em parceria com a Prefeitura Municipal realizou nos dias 15 e 16 a 3ª Etapa do Campeonato Estadual de Velocross, para um público de 4 pessoas. O evento contou com a participação dos melhores pilotos do cenário estadual, e do campeão brasileiro 2008 da MX2, Rodrigo Selhorst que competiu pela Categoria 230cc, especialmente criada no ano passado para possibilitar a participação de pilotos do Motocross no Velocross.

O evento também contou com a presença dos grandes apoiados do Motociclismo de Rondônia, como o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, além do prefeito Charles e toda sua equipe.

Como era de se esperar das categorias Intermediária, com motos de 150cc, Força Livre e 230cc, proporcionaram grandes pegas através dos pilotos que estão pontuando na temporada em busca do título anual. As categorias 150cc e Força Livre reuniram muitas motos, e os pegas foram inevitáveis, proporcionando emoção para o público.


Categoria Sênior
Depois de cravar o melhor tempo durante o Warm-up (treinos obrigatórios), no domingo pela manhã, fazendo a melhor volta com o tempo de 1min22seg848, Agnaldo Feliciano (#5) confirmou o favoritismo da prova e venceu a Bateria Única da Sênior, depois de 10 voltas completadas. Ele recebeu a bandeirada final seguido de Itamar Tadeu (#77), Marcio Brigido (#46 - Megabom), Caio Sales (#767 – Laboratório Exame e Farmavida) e Edenilson Passarelo (#10 – Nikima Motos e Piriquito Chapeação).


Categoria 100cc
A briga foi grande na Categoria 100cc, onde as pequenas motos POP, Biz e Dream mostraram ao público que cilindrada pouca é bobagem quando se trata do Campeonato Estadual de Velocross. Numa pista sem pontos de alta velocidade, muitos buracos e curvas, as pequenas motos exigiram o máximo dos pilotos que andaram emboladas várias voltas nas duas baterias.

Melhor para Flávio Pereira (#18 – Rodar Motos e Auto Posto 2000), que depois e fazer o melhor tempo no Warm-up sagrou-se campeão da etapa de Vale do Paraíso, apesar de não ter sonseguido superar Jonathan Pessoa (#11), na primeira bateria que recebeu a bandeirada final em primeiro lugar. Já na segunda bateria Flávio correu mais concentrado e sua grande determinação o fez cruzar a linha de chegada à frente dos demais. Jonathan Pessoa que vencera a primeira etapa da tarde, chegou em terceiro na segunda.


Destaque para o piloto Odair Meireles (#51 – Coiote Motos), de Pimenta Bueno, que está fazendo sua primeira temporada, junto com os amigos se esforçando para participar de todas as etapas. Ele defendeu o terceiro lugar no resultado geral, demonstrando que apesar das dificuldades, inclusive com o equipamento bastante improvisado, tem chances de brigar por melhores colocações se as empresas pimentenses derem créditos e incentivos ao seu potencial.


Categoria Força Livre
Na Categoria Força Livre a disputa entre os pilotos é grande. Felipe Carvalho (#112), revelação no Velocross em 2009, fez o melhor tempo no Warm-up mas não conseguiu fazer uma boa etapa nas duas baterias que se seguiram à tarde. Depois de uma bela largada na primeira bateria, ele perdeu várias posições já nas duas primeiras curvas, e recebeu a bandeira quadriculada em oitavo. Felipe Carvalho foi bem melhor na segunda bateria, defendendo a terceira colocação, garantindo assim o quarto lugar no pódio.

Quem esbanjou preparação física e competitividade foi o piloto de Cacoal, Victor Carlos, o Vitim (#4 – Megabom Sorvetes), que depois de fazer o segundo tempo no Warm-up venceu as duas baterias da tarde e foi o campeão absoluto da etapa de Vale do Paraíso. Vitim também correu as duas baterias da Categoria 230cc, onde a competitividade ainda é maior, onde conseguiu ainda defender um terceiro lugar no pódio.

Um dos grandes nomes desta categoria, Mateus Chagas (#40 – Chagas Madeiras e Aquilino Preparações), fez o terceiro tempo do Warm-up, sendo quarto e segundo nas duas baterias da tarde, respectivamente, garantindo assim o segundo lugar mais alto do pódio ao fim do dia. Mateus Chagas é o atual campeão da Categoria 150cc.


Categoria 150cc
Na categoria que reúne sempre o maior numero de motos do Velocross, a 150cc, o piloto de Santa Luzia do Oeste, Zé Pereira (#38 – Falcão Motos), é o atual líder. Mas a briga nesta categoria também está apertada. Depois de fazer o segundo melhor tempo do Warm-up, Zé Pereira venceu a primeira bateria, mas não conseguiu superar o sexto lugar na segunda etapa da tarde, ficando assim com o segundo lugar no final do dia.

O dono do melhor tempo no Warm-up foi também o campeão da etapa de Vale do Paraíso. Érico Flores (#706), não tomou conhecimento da liderança de Zé Pereira no campeonato e acelerou forte. Depois de cruzar a linha de chegada em segundo na primeira bateria, ele venceu a segunda bateria da tarde, e como seu maior “rival” marcasse apenas o sexto tempo nesta etapa, garantiu então o lugar mais alto do pódio ao final do dia.


Categoria 230cc
A Categoria 230cc, ao contrário das duas primeiras etapas em Rolim de Moura e Chupinguaia, não teve um grande número de motos no gate. Contudo, as emoções mais forte do domingo estavam reservadas para os pilotos de motocross que gostam de correr no velocross, já que são duas modalidades diferentes, onde na primeiras existem saltos, e na segunda os saltos não existem.

Esta categoria recebeu, mais uma vez, a exemplo da etapa de Chupinguaia, a participação do campeão brasileiro de MX2 2008, Rodrigo Selhorst (#8 – Decar Auto Peças), que para alguns é um nome forte demais para competir no estado, mas para outros e motivo de referência, disciplina e aprendizado.

Selhorst foi unânime no domingo, porque fez o melhor tempo durante o Warm-up, e venceu as duas baterias da tarde, embora não tenha conseguido segurar o ímpeto de Cândido Chagas (#93 – Canopus Motos Rolim de Moura, Farol Faculdade, Lind’água e Sicoob Credip), atual campeão desta categoria, que largou na frente conseguindo um Holeshot, que é quando o piloto faz a primeira curva na frente dos demais.

Cândido Chagas passou mais da metade da primeira bateria segurando a agressividade de Rodrigo Selhorst, se mantendo na frente. Entretanto, a vasta experiência do piloto que praticamente nasceu em cima de uma moto e se tornou campeão brasileiro falou mais alto, e o numeral 8 acabou por vencer com certa facilidade. Chagas cruzou as duas baterias da tarde em segundo, ficando da mesma maneira o pódio ao fim do dia.


Nesta categoria o grande destaque foi Vitim (#4 – Megabom Sorvetes), que mesmo participando de quatro baterias conseguiu ser campeão da etapa pela categoria Força Livre e levantou o troféu de terceiro lugar na 230cc, mesmo tendo caído um tombo cinematográfico a um metro da primeira curva, segundos depois da largada da primeira bateria da 230cc.


Motociclismo fortalecido
O Presidente da FMR, Reinaldo Selhorst, presente no evento, disse que o motociclismo de Rondônia tem-se fortalecido pelo notável aumento da qualidade das competições realizadas dentro das pistas, pelo prestígio das autoridades que incentivam o esporte com fomentos, recursos e parcerias e, acima de tudo, segundo ele, pelo público que participa cada vez mais, tornando os eventos em uma grande festa.

“A prefeitura de Vale do Paraíso, através das determinações do prefeito Charles, foi fundamental para que a terceira etapa do campeonato estadual de velocross fosse um sucesso”, disse Reinaldo Selhorst que também rendeu especiais agradecimentos ao senador Valdir Raupp, à deputada federal Marinha Raupp, ao deputado federal Natan Donadon, e ao Ministério do Esporte.

Também foram fundamentais para a etapa de velocross em Vale do Paraíso a Menzelub Librificantes – O óleo do urso, Água Mineral e Refrigerantes Lind’água, Megabom Sorvetes, Ciclo Cairu e Cairu Transportes, Castilho Estruturas e Honda.

Resultado Geral

Sênior

1 – Agnaldo Feliciano #5
2 – Itamar Tadeu #77
3 – Marcio Brigido #46
4 – Caio Sales #767
5 – Edenilson Passarelo #10

100cc

1 – Flávio Pereira #18
2 – Jonathan Pessoa #11
3 – Odair Meireles #51
4 – Cléber Junior #6
5 – Tarciso Poli #15

Força Livre

1 – Victor Carlos #4
2 – Mateus Chagas #40
3 – Valdinei Correia #99
4 – Felipe Carvalho #112
5 – Bruno Bonini #818

150cc

1 – Érico Flores #706
2 – Zé Pereira #38
3 – Genaldo Nogueira #27
4 – Marcelo Pablo #30
5 – Vanderlei Batista #6

230cc

1 – Rodrigo Selhorst #8
2 – Cândido Chagas #93
3 – Victor Carlos #4
4 – João Chagas #39
5 – Geraldo Maciel #25

Nenhum comentário: