PUBLICIDADE

terça-feira, 16 de março de 2010

Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno apóia greve de professores estaduais

Foto: Rafaela Del Negri (Arquivo 2010)

Rafaela Del Negri - Na última segunda–feira (15), o Vereador Profº. Regis (Foto), dedicou seu discurso na Tribuna aos professores. Não por ser o dia dos Professores, mas por ser uma classe, segundo ele, muito prejudicada ao logo dos tempos. Em greve, os trabalhadores em educação reivindicam a reposição de perdas salariais, que já passam de 20%, aumento do valor do auxílio saúde para R$ 160 reais, retorno do beneficio aos aposentados, elaboração e implantação de um Plano Estadual de Educação e o cumprimento da Lei do Plano de Carreira da Educação.

Demonstrando disposição para a negociação, a direção do Sindicato dos Trabalhadores (SINTERO), já esteve com a secretária Estadual da Educação Marli Cahulla por duas ocasiões. Porem não houve resposta concreta para as reivindicações da categoria. A direção do SINTERO encaminhou ofício em que relata as dificuldades de negociação com o governo a todos os Deputados Estaduais e cobra nesse documento o posicionamento dos Parlamentares.

Em um Boletim do SINTERO sobre a paralisarão dos servidores, ficou clara a falta de compromisso do governo Cassol com a classe de trabalhadores em educação. Embora o Governador diga em suas entrevistas que o Estado não tem recursos para valorizar os servidores, o pedido de autorização para abrir crédito suplementar por excesso de arrecadação é uma prova que as receitas do Estado crescem além das expectativas. Foi aprovado Projeto de Lei para Suplementação Orçamental de autoria do Executivo em mais de R$ 4,5 milhões.

Com uma parte dos Professores em greve em Pimenta Bueno, é grande o prejuízo das crianças que já estão a dois dias sem aula e sem previsão de quando retornar, passando de 5 mil o número de alunos prejudicados. Os professores entendem que esse é o único jeito de reivindicar os seus direitos, mesmo tendo um desgastante processo de reposição de aulas tanto para os alunos, quanto para professores.

A Câmara Municipal de Pimenta Bueno se posicionou do lado dos professores sendo a favor da busca por melhorias. Emocionado o vereador Regis Diógenes, que também é professor, disse em seu discurso, que o governador Ivo Cassol tem avançado em várias áreas, mas não tem compromisso com os professores. “Enquanto a Educação não foi prioridade a situação não vai mudar”, concluiu o Parlamentar.

O Presidente da Câmara, vereador Rodnei Pedroso, que também é professor, pediu à secretária da Casa de Leis que fizesse um documento firmando compromisso e disponibilidade aos os servidores; os demais Vereadores se propuseram assinar o documento. O Vereador Rodnei Pedroso encerrou o seu discurso pedindo que os professores façam uma greve justa e com responsabilidade. “Jamais poderia deixar de manifestar que sou a favor da categoria tão sofrida”, concluiu.

Nenhum comentário: