PUBLICIDADE

segunda-feira, 22 de março de 2010

À partir de hoje CERON não vai mais existir


Blog do Joaquim - A partir desta segunda-feira 22 de março, o principal símbolo do setor elétrico em Rondônia não mais existirá. A Eletrobrás Rondônia Distribuição assumirá o lugar da CERON pondo fim a um ciclo de 40 anos de vida e de história da Centrais Elétricas de Rondônia S/A.

Em maio de 2008 a Eletrobrás criou a Diretoria de Distribuição com missão de unificar a administração, reduzir custos operacionais e integrar o planejamento estratégico das empresas de distribuição do Sistema Eletrobrás, possibilitando ganhos de escala e otimização de esforços. Cepisa, Ceal, Amazonas Energia, Boa Vista Energia, Eletroacre e Ceron passaram a ter sua gestão feita diretamente pela Eletrobrás por meio da da Diretoria de Distribuição. O lançamento da nova marca da Eletrobrás dia 22 de março às 15h30min no Rio de Janeiro será a coroação desta missão.

À partir de hoje as atuais marcas e logotipos tanto da CERON quanto da Eletrobrás e empresas estaduais de distribuição ligadas a ela deixara de existir, o Sistema Eletrobrás terá uma nova marca e um novo símbolo. A transformação não será apenas visual, com substituição dos painéis e fachadas das lojas de serviços, crachás dos colaboradores e adesivos estampados em seus veículos, a transformação insere a Eletrobrás no mercado internacional de energia elétrica e com ela, todas as as suas filiadas.

A Eletrobrás está entre as 10 maiores empresas do mundo na área de energia elétrica e a terceira entre aquelas que trabalham, majoritariamente, com energia limpa (que não geram gases do efeito estufa). “Vamos investir, junto com os países vizinhos, em geração hidráulica, ajudando a ‘limpar’ a matriz energética da América Latina, já que muitos utilizam apenas a geração térmica, que é ‘suja’ e mais cara para os consumidores”, afirmou Sinval.

A transformação da Eletrobrás, permitirá sua inserção no mercado internacional de energia elétrica e com a incorporação da CERON aos ativos do sistema Eletrobrás, a empresa passou também a explorar o serviço de distribuição de energia, serviço este, até então, restrito àconcessionárias privadas e as federalizadas.

A Eletrobrás assinou, na ultima quinta feira, no Recife, protocolo de intenções para viabilizar a construção da Usina Hidrelétrica de Tumarín, na Nicarágua. A Eletrobrás Chesf será a empresa do Sistema que atuará na construção da usina de 220MW, cujo início das obras ocorrerá em 90 dias, com conclusão prevista para 2014. Esta será a primeira vez que a Eletrobras Chesf participará de um empreendimento no exterior. O investimento em Tumarín será de US$ 850 milhões, financiados por recursos próprios das empresas sócias, pelo BNDES e pelo Banco Centro Americano de Investimentos Econômicos. Além da Eletrobrás, a Construtora Queiroz Galvão participará das obras.

“A Eletrobrás está avaliando outros investimentos internacionais, porque tem como uma de suas metas expandir-se entre os países da América Latina. Há pelo menos 10 empreendimentos em fase de avaliação, como a construção de usinas hidrelétricas na Costa Rica, Honduras, El Salvador, Guiana, Peru, Colômbia e até mesmo uma usina binacional em parceria com a Argentina”, disse o superintendente de Operações no Exterior da Eletrobrás, Sinval Gama.

Com a incorporação da CERON e demais empresas federalizadas a Eletrobrás entra num mercado de distribuição de cerca de 9 milhões de consumidores e administrar um quadro com mais de 30 mil empregados. A saída do PND, processo nacional de desestatização, para entrada numa holding gigante do setor elétrico mundial, é um sonho que nem mesmo os mais otimistas dos eletricitário de Rondônia poderia imaginar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Evilázio Monteiro
Vamos lá Dado?! Veja como está a nossa greve em educação. O Governo não quer ceder de forma alguma, como se o dinheiro fosse dele dá para acreditar? Agora me responda governador? Como S. Excelência admitiu mais de dez mil funcionários no inicío do seu governo, coisa que Bianco havia dito que estavam ilegais e que não havia dinheiro para pagá-los? Façamos o seguinte governador: Dê-nos apenas 0,5% las licitações das obras que S.Exca. recebe e eu ficarei felicíssimo da vida e tomando água de coco em sombra fresca. Falar é ter fôlego e cagar é ter sustança Governador.