PUBLICIDADE

sábado, 20 de setembro de 2008

Candidatos apresentam propostas em primeiro debate em Pimenta Bueno

Fotos: Dado Martins

Mais de mil pessoas compareceram ao templo da 1ª Igreja Batista de Pimenta Bueno na nite de ontem (19), para assistir ao primeiro debate entre os três candidatos a prefeito da cidade. O evento organizado e conduzido pela igreja transcorreu tranquilamente, e os candidatos puderam expor seus projetos e propostas para administrar o município pelos próximos quatro anos a partir do primeiro dia de 2009.


Zé Irineu (PT), foi sorteado para tomar posse da primeira mesa, seguido de Inês Zanol (PSB), e Augusto Plaça (PMDB). Os candidatos puderam contar com a assistência de seus assessores. As perguntas foram feitas através de uma escolha dos candidatos pelos assuntos Saúde, Infra-estrutura, Educação, Administração e Planejamento, temas que cada um trabalhou sobre as propostas que têm para o município.

Sobre Educação, o candidato Zé Irineu disse que Pimenta Bueno atravessou 12 anos de dificuldades em praticamente todos os setores da Administração Municipal. Disse que o ensino maternal e infantil é de extrema prioridade em seus projetos e anunciou o empenho de R$ 240 mil reais do deputado federal Eduardo Valverde para construção de uma creche no bairro Nova Pimenta. Zé Irineu citou o deputado como seu grande aliado para administrar o município, tendo o candidato prestado assessoria para Eduardo Valverde em Brasília por cinco anos até o momento. Zé Irineu destacou a boa administração do Presidente Lula à frente da nação brasileira, fato que entende como positivo para Pimenta Bueno se a cidade for administrada pelo PT. Ele também destacou os importantes trabalhos da Senadora Fátima Cleide e do deputado federal Anselmo de Jesus, ambos do Partido dos Trabalhadores.


O primeiro assunto abordado pela candidata Inês Zanol foi sobre Planejamento, onde ela falou sobre a regularização fundiária do perímetro urbano pimentense, especialmente sobre a situação irregular dos bairros Nova Pimenta, Pimentinha e Bela Vista, onde os proprietários de terrenos não têm como regularizar sua situação, por falta de documentação dos terrenos, o que se torna um transtorno para as famílias. Inês se comprometeu de formar uma equipe, nos seis primeiros meses de sua administração, para apresentar, neste prazo, as devidas soluções para a questão.


O primeiro assunto abordado pelo candidato Augusto Plaça foi Educação. Questionado sobre uma extensão da UNIR em Pimenta Bueno, o candidato a reeleição disse que quando foi deputado conseguiu a tão esperada extensão da Universidade para os estudantes da cidade com os cursos de Letra e Pedagogia, e que por dois anos os cursos funcionaram normalmente com o pagamento dos professores. Em 1997, quando a Adminsitração Municipal foi mudada, segundo Augusto Plaça, a então prefeita Inês Zanol, pautada na Lei, deixou de realizar o pagamento dos professores e a extensão da UNIR se extinguiu. Segundo ele correm processos na Justiça até hoje sobre os pagamentos desses professores.

No geral, esta foi a tônica deste primeiro debate. O público pôde avaliar diversas propostas apresentadas, e com certeza o evento serviu para trazer muitos esclarecimentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acreditamos que o Debate realizado na I Igreja Batista,contribuiu de maneira substancial no tocante ha apresentação das propostas de Governo elencadas pelos três candidatos. Contudo queremos salientar que o Candidato Irineu, foi dentre os três, o que teve como fundamentação o Plano de Governo elaborado, publicado e divulgado a populaçao pimentense.
Neste momento, queremos parabenlizar a postura, diplomática e ética, do candidato da Coligação Pimenta Bueno Para Todos. Irineu demonstrou, todo tempo, estar preparado para direcionar os rumos de nosso município e de seu povo.

Anônimo disse...

Acredita-se, de passagem, que os três candidatos agiram de forma cordial, um para com outro. Mas os ataques da candidata, e ex-prefeita, Inês Zanol à Saude de Pimenta Bueno foram de certa forma pouco convincente, é valido atentar ao fato de que no antigo mandato a Saúde era Estadual, e que na administração atual ela é municipal, e ainda, paga-se divida deste último mandato conseguindo superar, e atingir, as metas estabelecida pelo Ministério da Saúde, diminuindo as internações hospitalares, tendo medicamentos, para os Programas Federais, os quais alguns encontram-se com déficit com o municipio, com os próprios punhos.
Francamente os candidatos não podem levar para o lado pessoal, e se atacarem uns aos outros em forma de despeito, mas sim fazer propostas, e apresentar as soluções existentes, ou ja tomadas, para os problemas sociais vigentes.