PUBLICIDADE

sábado, 27 de setembro de 2008

Como se desenrola esse emaranhado?


Foto: Rafaela Del Negri
Quando começou o período de Campanha Eleitoral em Pimenta Bueno, o nome do candidato a vereador Jean Mendonça era o que estava mais destacado para ocupar uma das duas cadeiras certas para ‘novatos’ da Câmara de vereadores (a cadeira da vereadora Carla Perón, que agora é candidata a vice-prefeita de Augusto Plaça, e a cadeira do vereador Miltor Fernandes, que não concorre à reeleição). Inclusive o nome do irmão do deputado estadual Kaká Mendonça ainda está cotado para uma das vagas, já que o jovem Advogado vem trabalhando bem sua relação com os eleitores.

Mas, durante algum tempo a ‘outra cadeira’ ficou sem dono, porque os vários candidatos que a disputavam estavam equilibrados na campanha. Mais recentemente um nome vem despontando: Celso Bueno, assessor do deputado estadual Maurinho Silva. Celso Bueno chegou para o período eleitoral com ares de candidato que nem queria se eleger. Mas veio trabalhando sério e, no momento, é um nome que aparece em relação a muitos outros, e conta com uma assessoria experiente, estrategista e influente nos ‘bastidores’ das eleições municipais, que é o principal fator para que o candidato consiga converter em seu favor os votos dos eleitores indecisos, e até mesmo de eleitores que já tinham certo seu candidato.

Mas o fato de Jean Mendonça ‘reinar’ desde o começo da campanha, e Celso Bueno ‘chegar agora’ para ocupar a segunda cadeira disponível para o próximo mandato no Legislativo Municipal, realmente não quer dizer nada. Nomes bons de voto estão na disputa, não apenas destas duas vagas, mas de outras duas ou três que poderão surgir com a derrota, nas urnas, de dois ou três candidatos a reeleição.

Professor Éber (que já foi vereador), Reginaldo do Sindicato, Professor Régis, Carlão da C&R Estampa, Cabo Silva (que já foi vereador) e Amarildo do Sorvetinho Italiano, são nomes, dentre tantos que, por um motivo ou outro podem surpreender e ocupar uma das duas vagas em questão, e porque não, até tomar a cadeira de alguém.

Barulho mesmo poucos estão fazendo. De um modo geral a campanha de Augusto Plaça, bem como dos candidatos a vereador que compõem sua trupe, está sendo feita no silêncio. Comenta-se um ou dois comícios ainda antes do próximo dia 5. Carros de som na rua nem são muitos. É uma campanha feita no silêncio mesmo.

Isto já não acontece com os candidatos Zé Irineu e Inês Zanol. Os dois, acompanhados dos respectivos candidatos a vereadores caminham por todas as ruas e bairros da cidade arregimentando votos, através de arrastões, reuniões, apresentação de propostas e tudo mais. Dois ou três comícios são realizados semanalmente e vários carros de som nas ruas entoam os vários nomes em repertórios ecléticos e bem humorados.

Mas o que os eleitores mais querem ver, é como se desenrola esse emaranhado...

Nenhum comentário: