PUBLICIDADE

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Projeto educacional contempla crianças em Pimenta Bueno

Nos tempos em que o hábito da leitura e do estudo tornou-se tarefa árdua para muitas crianças e adultos, um projeto inovador elaborado por duas professoras da Escola Municipal Maria da Conceição Ramos do Amaral Crivelli, está dando grande exemplo de como se pode resgatar o interesse pela leitura através de novas formas metodológicas.

Trata-se do Projeto “Vida Animal - Ame, cuide e respeite os animais”, desenvolvido com 72 crianças da zona urbana e rural de faixa etária entre 6 e 7 anos do 1º Ano do Ensino Fundamental, no Bairro Jardim das Oliveiras, na cidade de Pimenta Bueno.

A necessidade de se formar leitores e escritores competentes de acordo com as exigências do mundo atual foram à temática central. O projeto teve como finalidade formar, desde alfabetização inicial, leitores e escritores competentes, apoiado no trabalho interdisciplinar, mediado pelas Inovações Pedagógicas necessárias.

Metodologia
As professoras Cybelle Vieira da Silva e Ilza Maria Teixeira Bastos Venturim, autoras do projeto, destacam que vários aspectos teóricos e metodológicos foram aplicados para a obtenção dos resultados positivos. O projeto Vida Animal teve várias etapas, entre os quais, palestras com especialistas em animais, feira animal, visitas ao aviário, pet shop, ranário (criação de rãs), pesquisa de campo no centro de zoonose, produção de folheto explicativo sobre animais de estimação, cuidados e proteção, com a finalidade de distribuir no pit stop, para conscientização da população.

Metas
Espera-se que ao encerrar o projeto, 90% dos alunos avancem no processo de leitura e nas hipóteses de escrita, garantindo o desenvolvimento das habilidades cognitivas tidas como metas para esta faixa etária, ampliando competências e formando leitores e escritores competentes dentro de um processo de alfabetização e letramento.

Encerramento
A produção de textos informativos, de forma coletiva, tendo as professoras como colaboradas na elaboração de uma revista, sobre as experiências das crianças no decorrer do projeto marcará o encerramento do projeto. O dinheiro obtido com a venda dos exemplares será revertido em outros projetos da escola. As crianças darão autógrafos nos exemplares da revistas apresentados e vendidos à comunidade, no dia 24 de setembro de 2008, as 19h, no pátio da Escola Municipal Maria Crivelli.

Concurso
Vale ressaltar que o Projeto Vida Animal está concorrendo ao Concurso Municipal das escolas, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação de Pimenta Bueno. A premiação consiste numa motocicleta para escola vencedora e um notebook aos idealizadores do projeto vencedor.

Motivação
Seguindo o pensamento de Magda Soares, as professoras envolvidas no projeto, Cybelle e Ilza afirmam que “Alfabetizar Letrando tornou-se uma necessidade, pois, a escola deve favorecer aos alunos oportunidades de desenvolver habilidades de conhecimento de uso social cultural e econômico”.

A escolha do tema do projeto não se deu por acaso. Foi levado em consideração o projeto anterior, realizado neste ano letivo (2008), onde se teve como eixo gerador à temática meio ambiente. Na época, a palestra apresentada proporcionou aos alunos várias discussões e indagações. Percebeu se então o interesse dos alunos para com os animais e a natureza.

Diante desta realidade e com uma preocupação de não só formar alunos decodificadores, mas sim, de torná-los leitores e escritores competentes, capazes de saber utilizar-se destes atos para se tornar cidadãos críticos eautônomos no contexto social é que o projeto recebeu apoio de empresários, pais de alunos e da administração municipal.

Apoio
O projeto conta com o apoio da secretária municipal de educação, Roseli Maria Dias, da diretora da escola Maria Crivelli, Rosângela Ermita Silva, dos orientadores escolares, coordenação pedagógica, os pais dos alunos, peça fundamental no projeto, as crianças da turma C, D e E (Matutino e Vespertino), os empresários e os sitiantes que colaboraram com o desenvolvimento do projeto vida animal. Informações pelo telefone (69) 3431-4138.

Fonte: Paulo Henrique Silva
www.rondoniaovivo.com.br

Nenhum comentário: