PUBLICIDADE

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O capeta queria arrumar o olho do filho e acabou furando! (Benê Barbosa para o Folha Pimentense)

(Fotos de Omégeni Ramos) - O Mundo pede socorro. Pimenta Bueno também! A frase, estampada com destaque sobre o palco montado na Praça dos Pioneiros, onde bandas se apresentam para animar o Carnaval popular, patrocinado pela Prefeitura Municipal, chamou a atenção. Afinal de contas, qual o perigo que assombra o município à ponto de se pedir socorro público?


Evidentemente que se tratou de um tremendo vacilo por parte da assessoria do prefeito Augusto Placa, mas serviu para mostrar que as coisas não vão bem e que, de um jeito ou de outro, a administração municipal acabou admitindo isso.

O tema adotado para o carnaval desse ano é ligado à questões ecológicas. O planeta, nesse caso, estaria pedindo socorro no sentido de preservação ambiental. O município também. Só que no texto colocado não se fazia alusão nenhuma a isso, de maneira que as interpretações poderiam ser diversas.

Motivos para pedir socorro a administração municipal, tanto a atual quanto as anteriores, sempre tiveram. A coisa nunca anda bem, porque administrar pobreza é coisa mais que difícil. A cidade atravessa fase complicada, com recursos seqüestrados pela Justiça do Trabalho, dengue atacando até poste, chuvas acabando com ruas, avenidas e estradas vicinais. Ainda assim, se vê ao menos boa vontade por parte dos vereadores e do prefeito. Mas socorro se pede sempre, em toda e qualquer viagem do Executivo à Porto Velho ou Brasília.

Entretanto, o que se pretende aqui é comentar a dita cuja da frase exibida no palco e não a situação administrativa da cidade. Lá ela ficou menos de vinte e quatro horas. Muita gente viu, reviu e comentou. E eis que resolveram retirar o desastrado amontoado de letras, substituindo-o por coisa que não deixasse margem para as maliciosas interpretações.

Providencia tardia, porque a emenda ficou pior que o soneto. E fez lembrar estória antiga, dando conta de que o capeta tinha um filho vesgo. Incomodado com aquilo, o tinhoso certo dia resolveu ajeitar o defeito. Tanto mexeu que acabou furando o olho do capetinha.



Tivessem deixado a desditosa frase, a administração municipal daria explicações, ou até poderia fazer nova composição, agregando mais texto. Ao trocar tudo, à toque de caixa, literalmente “furou o olho” do filho.

Chamou ainda mais a atenção pública, criou condições para que os comentários se multiplicassem. Na pior das hipóteses, fica claro que o prefeito Augusto Plaça tem uma assessoria que é, no mínimo, desatenta.

O fato, em si, não implica em prejuízo político nenhum para ninguém. Muito menos atrapalha o carnaval. Apenas entra para a história como uma das mais desastradas frases já expostas com a intenção de divulgar uma administração. E até seria engraçado, não fosse por uma única observação; Quem viu aquele “o planeta pede socorro, Pimenta Bueno também!” encontrou motivos para refletir. Será que a cidade não está mesmo precisando de socorro imediato? Depois da quarta-feira de cinzas e antes de chegarmos ao dia da eleição, todo cidadão pimentense vai ter tempo de sobra para pensar sobre o assunto...

Nenhum comentário: