PUBLICIDADE

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Projeto SipamCidades mapeia Pimenta Bueno e Costa Marques

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) está auxiliando as prefeituras através do projeto SipamCidades. O projeto consiste na disponibilização de várias informações sobre os municípios, aumentando o conhecimento que as prefeituras têm sobre seus territórios e ajudando no planejamento das cidades. Informações sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, mapa de precipitação (chuva) e outros dados são repassados às prefeituras em um CD-Rom de fácil manuseio e compreensão. Esta semana, mais duas prefeituras em Rondônia - Pimenta Bueno e Costa Marques – recebem o CD-Rom contendo o raio X de seus territórios.

O Centro Técnico e Operacional (CTO) de Porto Velho, unidade local do Sipam, foi o pioneiro na implantação do SipamCidades. A iniciativa fez sucesso e já está sendo desenvolvida também nos outros CTOs do Sipam, em Belém e Manaus.

A coordenadora de Operações Integradas do CTO Porto Velho, Amélia Afonso, explica que o SipamCidades utiliza três bases de dados – o Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico, a base de dados do IBGE e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O CD é feito sob medida para cada município, com informações úteis para seus gestores. “Além de entregar o CD para cada prefeitura, há uma capacitação oferecida pelo Sipam para os servidores municipais. Isto auxilia para que as informações tenham aplicabilidade no planejamento do município”, afirma Amélia.

Ela fala de vários usos efetivos para as informações. “Sabendo o tipo de solo, relevo e se há chuvas em quantidade, é possível fazer o planejamento das áreas agrícolas. A identificação dos tipos de minérios existentes no município também pode levar a uma exploração planejada e sustentável. Em áreas que precisam ser reflorestadas, o conhecimento sobre o tipo de vegetação primária pode ajudar no replantio das espécies originais”, exemplifica. Todas as informações são fornecidas através de mapas de fácil acesso.

O SipamCidades já foi desenvolvido para 14 municípios de Rondônia e três de Mato Grosso. As prefeituras que desejarem ter este raio X de seus territórios podem solicitar a confecção do CD SipamCidades de seu município para o CTO Porto Velho.

Nenhum comentário: