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terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Exame médico para motoristas fica mais rígido

O exame médico para quem vai tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou mais rígido. A Resolução 267 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), publicada na segunda-feira (25) no Diário Oficial, que revisa determinações feitas há dez anos (mas que nunca foram discriminadas em detalhes como agora), determina que os condutores ou candidatos a tirar a CNH de todas as categorias terão de passar por avaliações cardiológicas, auditivas, neurológicas e oftalmológicas.

Além disso, estabelece o exame para detectar distúrbios de sono para motoristas profissionais, registrados com as categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (reboque). Também é obrigatório preencher um questionário com dez perguntas - incluindo se a pessoa faz uso excessivo de álcool, drogas, se já sofreu acidentes, se tem diabetes, toma remédios ou faz tratamento de saúde. Respostas falsas, se comprovadas pelo envolvimento posterior do motorista em um acidente por uso de drogas, por exemplo, implicarão responsabilidade criminal, conforme prevê o Código Penal.

Dependendo da avaliação, um condutor pode ser considerado apto, apto com restrições (nesse caso, pode ser obrigado a passar até por avaliações anuais para renovação da CNH), inapto temporário (por causa de pressão alta, por exemplo) ou inapto.

Uma das inovações que será posta em prática, segundo o presidente da Abramet, Flávio Emir Adura, é uma prova de capacidade auditiva. O examinador deverá pronunciar palavras a dois metros de distância, sem que o candidato o veja, e este deve repeti-las. “Se houver dificuldade, o motorista terá de fazer um teste audiométrico”, disse o especialista.

Segundo Adura, a avaliação cardiorrespiratória vai envolver a medição da pressão arterial e análise do coração e pulmões para a detecção de risco de enfarte, arritmia e insuficiência cardíacas. Diante de qualquer suspeita, o perito poderá solicitar exames do candidato ou então conceder a CNH com um prazo de validade menor - por exemplo, um ou dois anos. “Outra novidade foi o estabelecimento dos níveis de pressão arterial máximos para a habilitação”, afirmou Adura. “Motoristas com pressão acima de 18 por 11 serão considerados temporariamente inaptos.”

Mudaram também os índices mínimos de acuidade visual e campo de visão necessários - nesse caso, para menos. Para a categoria B (carro), por exemplo, anteriormente era exigida acuidade mínima de 66% em cada olho. Esse índice baixou para 50%. Na parte dos exames neurológicos - já existentes -, que avaliam mobilidade, coordenação motora, força e sensibilidade, há também uma inovação: epiléticos poderão tirar a carteira. Para isso será feita uma avaliação específica.

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